FILMES

8 erros que a Fox cometeu com Gambit que a Marvel jamais pode repetir

Conhecido por ser um ladrão profissional, Remy Etienne LeBeau nem sempre teve a confiança dos X-Men. Sua complexidade enquanto alguém de moral duvidosa o trouxe muitos problemas. Não apenas por ser um ex-membro da liga dos ladrões, mas também por se associar ao vilão Sr. Sinistro, sendo indiretamente responsável pelo Massacre de Mutantes. Felizmente, o mutante hoje em dia é mais conhecido por ter se redimido, por sua participação na X-Factor e nos X-Men. Infelizmente, nada dessa complexidade foi colocada nos filmes, afinal, Gambit é um dos mutantes famosos mais negligenciados. Assim, apresentando nosso nono texto da série, hoje temos 8 erros que a Fox cometeu com Gambit que a Marvel jamais pode deixar se repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Nunca sair do quase

É verdade que Gambit atualmente não é um personagem tão popular quanto antes. Contudo, devido ao sucesso de X-Men: A Série Animada, o mutante cajun era um dos favoritos do público. Assim, era natural esperar que ele aparecesse em alguns filmes, principalmente os primeiros. Infelizmente não foi o que aconteceu.

Inicialmente, Gambit apareceria em X-Men: O Filme, como um estudante explodindo bolas de basquete. Contudo, o diretor Bryan Singer acreditou que o público não conseguiria reconhecê-lo por essa cena e a removeu do script. Em X-Men 2, o nome de Gambit aparece no computador de Stryker, mas ele quase teve um papel na tela neste filme também. Originalmente, Gambit foi considerado como um novo personagem para o segundo filme, mas ele perdeu o lugar para Noturno. Então, novamente, em X-Men: O Confronto Final, Gambit deveria aparecer como um membro da equipe quando Singer ainda era diretor da franquia, mas foi cortado depois que Singer saiu. Segundo os próprios roteiristas da versão de Singer, o diretor queria Keanu Reeves no papel.

Gambit é um dos poucos personagens relacionados aos X-Men que funciona igualmente bem tanto em filmes de equipe, quanto em filmes solos. É importante que a produção reconheça o potencial do personagem para que ele seja bem adaptado. Como pudemos ver, demorou 9 anos para ele ganhar sua adaptação, esperamos que a Marvel não faça o mesmo.


⊗ 2. Ridicularizado por Wolverine

Normalmente o que apontamos aqui é que a maioria esmagadora dos mutantes que aparecem durante toda a franquia dos X-Men acabam ofuscados por Wolverine. Contudo, visto que o único filme onde Gambit (Taylor Kitsch) aparece é em X-Men Origens: Wolverine, é natural que o protagonista ofusque personagens. Mas ridicularizar um personagem conhecido por ser um malandro não é tão interessante.

Gambit é utilizado em parte do filme apenas como alívio cômico. Wolverine inclusive consegue derrubá-lo com uma cotovelada, de costas, sem sequer olhar para o mutante, que estava falando. Dentro dos quadrinhos e até mesmo em X-Men: A Série Animada, Gambit é normalmente aquele que sai por cima nessas situações. Ele é inteligente, sagaz e possui um raciocínio rápido, além de sua excelente habilidade de combate. Não havia necessidade de gastar o pouco tempo de tela que ele tem em uma cena que dá a entender que o que o personagem tem a dizer não é importante.


⊗ 3. Roteiro ruim

Como já citado anteriormente, Gambit aparece em um filme solo do Wolverine. Por ser um coadjuvante, não se espera que ele tenha um excelente roteiro, cheio de frases de efeito e diálogos impactantes. Ainda assim, um personagem cuja principal característica é sua personalidade cativante, deveria ganhar um pouco mais do que ganhou enquanto roteiro individual.

Remy possui pouco tempo de destaque durante o longa, sua participação é basicamente resumida em duas únicas cenas. Sua introdução onde Wolverine pergunta para ele onde está a Ilha de Striker, com os dois entrando em conflito e depois, no final, quando ele reaparece para salvar Wolverine. Poucas linhas de diálogo e nenhum propósito, essa é a forma que o diretor e o roteirista do filme decidiram apresentar Gambit.


⊗ 4. Ser estúpido

Abandonado ainda muito jovem devido a sua mutação, Remy aos 10 anos de idade tentou roubar a carteira de Jean-Luc LeBeau, na época patriarca da Guilda dos Ladrões. Jean-Luc tirou o menino das ruas e o adotou como seu próprio filho. Assim, o jovem foi criado para se tornar o melhor dentre os ladrões e foi o que aconteceu. Remy utiliza sua inteligência grandiosa, sua percepção aguçada, seu charme irresistível e sua experiência em truques para fazer tudo a que se propõe. Em algumas batalhas contra Wolverine, Gambit chegou a vencer Logan justamente por conseguir enganar o companheiro de equipe. Infelizmente essa parte do personagem o filme simplesmente esqueceu.

Durante a introdução do personagem em X-Men Origens: Wolverine, Gambit batalha com Logan em uma cena que embora visualmente bonita, não faz o menor sentido. Wolverine vai até ele para tentar descobrir onde está a Ilha de Stryker, Remy pensa que Logan está lá para levá-lo e então o ataca. Isso pois Remy odeia Stryker e todos os seus capangas, por terem o sequestrado. Nesse meio tempo, Logan vê Dentes de Sabre e inicia uma batalha com o vilão e chega bem perto de matá-lo. Gambit no entanto, de forma completamente estúpida, simplesmente ataca Logan permitindo que Dentes de Sabre fuja. Posteriormente, ele simplesmente leva Wolverine até a Ilha para concluir o trabalho, que ele mesmo impediu Logan de fazer. Não era mais fácil não ter interrompido?

Isso sem contar, que para interromper a luta, ele subiu o telhado de um prédio distante do confronto entre os 2 irmãos, se intrometeu na luta e depois tentou fugir de novo. Por que é que ele simplesmente não fugiu sem interferir? Inteligência não parece ser o forte dessa versão do personagem, esperamos que na Marvel isso mude.


⊗ 5. Destaque em cenas irrelevantes

Ao todo, Gambit tem pouco mais do que quatro minutos durante todo o filme. É uma realidade que um personagem como ele merecia muito mais tempo de tela, ainda assim, levando em conta que essa era uma participação especial, esse tempo deveria ser suficiente para algo muito melhor. Se compararmos com os personagens Blink, Bishop, Tempestade e Homem de Gelo por exemplo, nenhum deles possui mais do que 3 minutos de tela em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Ainda assim, todos eles possuem participações muito mais marcantes.

Além da já citada cena de luta onde o tempo de tela de Gambit foi gasto, há outras duas cenas dele. Sendo que em uma delas, ele mal aparece. O mutante vai com Wolverine em um avião voando para a Ilha Three Mile. A partir daí, o mutante cajun desaparece, pois ele vai salvar crianças mutantes invisíveis de perigos invisíveis. O resgate dele não é mostrado, os perigos da qual ele ajudou as crianças não é mostrado, Gambit serviu como chofer de Logan e nada mais. Ao final do filme, ele aparece dá um salto gigantesco para explodir uma pedra e é isso.

Com um personagem tão legal que terá tão pouco tempo de tela, espera-se que suas cenas sejam grandiosas, como Bryan Singer fez com Mercúrio. Infelizmente, o que os fãs ganharam é uma luta bonita, mas sem sentido e uma missão que ninguém vê.


⊗ 6. Adaptação ruim

Remy Lebeau é um X-Man com um visual bastante distinto mesmo dentre os X-men. Ele porta um cajado, utiliza uma armadura protetora cor de rosa para seu corpo, ao mesmo tempo que mantém seu sobretudo que remete ao seu tempo na Guilda dos ladrões. Seus olhos negros com a íris avermelhada também são uma marca do personagem, que contribuem pro aspecto charmoso do mutante. Outro aspecto importante dele que não é visual, é o sotaque francês cajun, que é de um dialeto do idioma francês falado em Luisiana, no sul dos Estados Unidos.

Infelizmente, de 5 aspectos importantes que compõem Gambit, o único que se manteve em X-Men Origens: Wolverine foi o cajado. Ainda que seja compreensível ele não utilizar a armadura, Taylor Kitsch não fala com o sotaque Cajun, a produção não utilizou lentes no ator e colocou um sobretudo para remeter ao original, mas que não chega nem de perto. Na verdade a ambientação geral do filme não é muito boa, o visual do Gambit não está de acordo nem mesmo com a época em que o filme se passa.


⊗ 7. Má utilização dos poderes

Remy tem o poder de pegar a energia potencial armazenada em um objeto e convertê-la em energia cinética. Com isso, ele pode explodir ou dissolver objetos e criar energia estática, emitindo ondas de “choque” no chão. Sua habilidade também permite que ele aprimore habilidades físicas, aumentando sua agilidade e até mesmo estimular a atividade de suas células para se curar mais rapidamente. Além disso, Remy tem um talento psiônico subliminar canalizado através de sua voz, que permite uma influência sutil sobre qualquer mente senciente (que não seja imune). Dessa forma ele pode causar uma espécie de hipnose nas pessoas, fazendo-as acreditar em suas palavras.

Não é nem preciso dizer que com apenas duas cenas em que mostra seus poderes no filme, o Gambit de Taylor Kitsch jamais conseguiria mostrar todas as habilidades do mutante. Ainda assim, na luta com Wolverine o personagem utiliza muito mal os poderes. Não há muitas razões para ele saltar de um telhado e explodir o chão, quando ele possui a capacidade de canalizar sua energia cinética em objetos e arremessá-los de longe. Do momento em que percebeu que perderia a luta física, deveria ter utilizado novamente suas cartas, o que não aconteceu. Basicamente o personagem perdeu a luta por incompetência.

É importante que em uma próxima adaptação, a produção e a direção conheça não apenas o personagem, mas a forma mais inteligente que ele os utilizaria para batalhar.


⊗ 8. Não dar importância suficiente para um filme solo

Em 2014, o ator Channing Tatum assinou contrato para interpretar Gambit em seu primeiro filme solo, contudo, a produção passou por inúmeros problemas. Rupert Wyatt, Doug Liman e Gore Verbinski foram contratados como diretores do filme em diferentes momentos, mas todos abandonaram o projeto. Ao longo dos anos, a Fox alterou a data de estreia do filme inúmeras vezes, sendo a última delas em maio de 2020. O desenvolvimento do filme, no entanto, foi suspenso devido à aquisição da 21st Century Fox pela Disney. Depois de assumir a Fox, a Disney o cancelou o projeto oficialmente em maio de 2019.

Alguns fãs argumentarão que a Fox não conseguir fazer esse filme é algo positivo, mas é assustador o quanto a produção deixou a desejar e se importou pouco com o personagem. De 2014 até o cancelamento oficial em 2019, foram 5 anos onde o filme poderia ter sido roteirizado, produzido, filmado e lançado. Durante quase o mesmo período, com apenas um mês a mais, a Marvel lançou nada menos do que 12 filmes, enquanto a Fox lançou 4. Sendo um deles o terceiro do Wolverine e outros dois do Deadpool, o que nos faz pensar que foi muito mais má vontade do que imprevisto. Vale citar que a Fox cortou o orçamento do filme pela metade, mas não permitiu que o diretor Rupert Wyatt reescrevesse o roteiro para que se encaixasse no novo orçamento.

Há males que vem para o bem, assim, o personagem terá a chance de surgir novamente em boas mãos no MCU.


Chegamos ao fim da nossa lista, afinal, você concorda com ela? Você gostou da participação de Gambit em X-Men Origens: Wolverine? Diga o que pensa nos comentários.