SÉRIES

Final de Loki pode ter aberto as portas para a introdução dos X-Men no MCU

Loki, o terceiro projeto televisivo da Marvel Studios no Disney+, começou dando foco a uma variante do Deus da Trapaça que escapou dos Vingadores nos eventos de Endgame, e acabou preso pela Autoridade de Variação Temporal (AVT), que o acusou de bagunçar a sagrada linha temporal, ou seja, a linha temporal do MCU que todos conhecemos. Porém, depois de muitas revelações, o final da série deixa uma abertura para inclusão de muitos personagens da Marvel Comics, inclusive dos X-Men. Confira:


⊗ Spoilers do 6° Episódio de Loki
Final de Loki pode ter aberto as portas para a introdução dos X-Men no MCU

Depois de descobrir que a AVT era uma farsa criada para tirar o livre-arbítrio das pessoas e enfrentarem um monstro que se alimentava de matéria, Loki e Sylvie(uma variante feminina de Loki) conseguem chegar a Cidadela do Fim dos Tempos, onde se encontra o grande responsável pelo controle e criação da AVT. Eles acabam encontrando uma variante do vilão Kang, interpretado pelo ator Jonathan Majors, que explica que a AVT é uma farsa necessária e que, se ele for morto, haverá uma Guerra Multiversal com inúmeras variantes dele, ou seja de Kang, que são bem mais cruéis. Porém, Sylvie acha que Kang está mentindo.

Loki tenta impedir Sylvie de executar a variante de Kang, mas acaba fracassando e Kang é morto. Em seguida, é possível ver a linha temporal do MCU se dividindo em várias ramificações, ou seja, universos alternativos.

Linha do Tempo do MCU se dividindo em ramificações

Se considerarmos os projetos futuros do MCU como Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, onde provavelmente teremos outras versões do Amigão da Vizinhança ou Doutor Estranho no Multiverso da Loucura(o nome já é bem alto-explicativo), já é perceptível que o Multiverso será o centro de tudo, ou seja, já quase que obvio como será a introdução dos X-Men na Marvel Studios.

Muitos fãs se preocupavam em como o estúdio iria encaixar os X-Men nesse universo, já que diferente do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico, os Filhos do Átomo são de uma espécie proeminente na Marvel Comics. Como o MCU foi construído dando foco aos Vingadores e sem nenhuma menção os mutantes ou ao Gene X(por conta de diretos autorais), seria meio estranho se eles simplesmente aparecessem naquele universo. Felizmente, o final de Loki muda toda a estrutura do MCU, o que permite que os X-Men e a raça mutante simplesmente venham de outra linha temporal alternativa.


Aliás, é bem interessante notar que a atual fase de Jonathan Hickman com os X-Men nas HQs explora muito bem o conceito de realidades paralelas e pode ser a base para adaptação dos X-Men no MCU.

Até agora, nada está confirmado, mas parece que a série do Loki nos deu uma pista das grandes.