FILMES

As 10 decisões mais irresponsáveis que Magneto tomou nos filmes

Magneto é um dos personagens que melhores foram explorados na franquia dos mutantes no cinema. Aparecendo em 8 filmes, Erik Lehnsherr é basicamente o principal antagonista dos X-Men. Acontece que ele também é um personagem que toma várias atitudes questionáveis e em alguns momentos, bastante impensadas. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com as 10 coisas mais irresponsáveis que o Magneto dos filmes fez.


Vale lembrar que essa é uma lista opinativa, portanto, há a possibilidade de que você discorde do que foi dito. Nessas situações, incentivamos o debate na área de comentários. Também é importante ressaltar que este não é um ranking, os itens dessa lista serão colocados de forma aleatória.

⊗ 1. Os Mísseis

X-Men: Primeira Classe foi o filme que revitalizou a franquia dos mutantes no cinema. Foi através do longa dirigido por Mathew Vaughn que os X-Men se recuperaram do fracasso após X-Men Origens: Wolverine. Foi com ele também, que tivemos a introdução do novo elenco e a adição de Michael Fassbender como Magneto. O personagem é incrível, mas no mínimo imprudente.

No final do filme, os planos do Clube do Inferno de criar uma guerra são interrompidos. Contudo, os humanos miram seu ataque para ilha onde estão os mutantes. Acontece, que apesar de tudo eles estão ali apenas recebendo ordens, pais de família com cônjuges e filhos. Erik no entanto, decide que isso não importa e vira todos os mísseis lançados para matar as dezenas de soldados sem a menor cerimônia. A imprudência dele inclusive, acaba culminando no acidente que afeta a medula do Professor X, deixando-o paraplégico.


⊗ 2. Sequestro da Vampira

Erik Lehnsherr é sem dúvidas um homem que acredita que os fins justificam os meios. Com o decorrer da franquia vimos isso acontecer diversas vezes. A primeira vez que tivemos a oportunidade de ver isso foi em X-Men: O Filme, quando vimos o plano de Magneto de Ian Mckellen para sequestrar a personagem Vampira e quase matá-la.

Durante o filme, o roteiro faz o espectador pensar que a busca de Magneto é por Wolverine. Isso no entanto se prova completamente errado, visto que a pessoa a qual ele buscava era Vampira. O mutante e a irmandade causam enormes destruições para atingir esse objetivo. Groxo faz Ciclope destruir o teto de uma estação de trem lotada e Magneto destrói um trem inteiro cheio de pessoas para capturá-la.

Magnus precisava da mutante para que ela roubasse os poderes dele e fizesse uma máquina funcionar. O mutante sabia que colocar a jovem de apenas 17 anos naquela situação a mataria, ainda assim, não hesitou. É possível perceber desde o primeiro filme que embora Erik lute pela causa mutante, ele não tem escrúpulos na hora de sacrificá-los. Felizmente os X-Men conseguem salvar a garota. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido Magneto se redime salvando Vampira das mãos das Sentinelas.


⊗ 3. O plano de transformar líderes em mutantes

A máquina na qual Magneto coloca Vampira, utiliza algum tipo de tecnologia, somada aos poderes de magnetismo de Erik para transformar humanos comuns em mutantes. Lehnsherr queria transformar os líderes mundiais e dezenas de pessoas da cidade de Nova York em mutantes ao mesmo tempo utilizando essa máquina, um plano ambicioso e maldoso.

Pouco tempo antes no filme, é revelado que Erik testou a máquina transformando o Senador Kelly em mutante. Acontece, que embora Kelly realmente tenha se tornado um homo-superior, isso aconteceu por pouco tempo. O político pediu ajuda dos X-Men para tentar saber o que estava acontecendo, mas acabou morrendo pouco tempo depois, isso porque seu corpo não aguentou a transformação. Assim, é possível dizer que muitas das pessoas que seriam transformadas após o ato na Estátua da Liberdade poderiam morrer, mas Magneto não se importou em saber mais sobre isso.


⊗ 4. Tentativa de genocídio

Em X-Men 2, Magneto combateu o infame William Stryker, que tentava nada menos do que exterminar toda a população de mutantes da face da Terra. Junto de Mística, os vilões se juntaram aos X-Men para montar um plano, invadir a base de Stryker no lago Alkali e resgatar o Professor X que havia sido sequestrado. Acontece, que após encontrar Charles, Erik faz algo completamente diferente de resgatá-lo.

Sabendo como a máquina de amplificação de telepatia, o Cérebro funcionava, Magneto modificiou o dispositivo. Essa alteração foi feita para que quando Charles procurasse por todos os mutantes, ele visualizasse na verdade os humanos e assim os matasse. Nesse momento vemos que Magneto não se opõe ao genocídio, ainda que tenha sido um sobrevivente do holocausto.


⊗ 5. Se unir ao Apocalipse e entregar Xavier

Em X-Men: Apocalipse vemos mais uma página da dramática e triste história de Erik Lehnsherr. O mutante buscava uma vida pacífica e comum vivendo com sua esposa e filha, mas se vê encurralado. Algumas das autoridades da Polônia descobrem que ele é um mutante e o atacam, contudo, acabam matando a filha e a mulher de Erik. É nesse momento que amargurado, o mutante volta a ser Magneto, matando todos os homens próximos. Contudo, nem mesmo seu passado triste deveria justificar o que ele fez.

Emocionalmente quebrado, o mutante é seduzido pelas palavras do vilão Apocalipse, se tornando um de seus 4 Cavaleiros. Acontece que se juntar a um vilão que quer destruir o mundo e recriá-lo não é a única coisa que ele fez. Ele trai Charles Xavier, sequestrando o melhor amigo e o entrega para que o vilão tome posse do corpo do telepata. No final Charles ainda o perdoa, as definições de amizade tóxica foram atualizadas.


⊗ 6. Tentando destruir o mundo

Os 4 Cavaleiros do Apocalipse possuem funções bem definidas, proteger seu mestre. No caso de Arcanjo, Psylocke e Tempestade, é realmente isso o que acontece, pois eles passam todo o tempo lutando contra os X-Men e tentando impedir que eles resgatem o Professor X. Magneto por outro lado, recebe uma função muito maior do que a de proteger Apocalipse.

A função de Magneto não é nada menos do que destruir o planeta Terra. Ele tenta utilizar seus poderes de Magnetismo para alterar todas as construções de metal do planeta, para que assim todas elas desabem, causando uma destruição em escala planetária. No final das contas, ele acaba se arrependendo e muda de lado, mas ainda assim, a destruição que ele causou deve ter demorado bons anos para ser reparada.

Wolverine que havia acabado de receber o adamantium em seu corpo não deve ter entendido muito bem o porque de estar voando.


⊗ 7. Tentar matar Mística

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é um dos filmes mais rentáveis e bem avaliados da franquia. É também considerado por muitos dos fãs o melhor longa metragem dos mutantes. Nele, vimos os X-Men lutando desesperadamente para alterar o passado e impedir a extinção dos mutantes que era iminente. Vimos também que Magneto mais atrapalhou do que ajudou.

Wolverine volta no passado e explica a Charles Xavier o que aconteceu no futuro. Contudo, orientado pelo Professor X e o Magneto do futuro, Logan aponta que é necessário salvar a versão jovem de Magneto da prisão, um tremendo engano. Ao descobrir que o DNA de Mística foi utilizado para criar as Sentinelas do futuro, o mutante simplesmente se volta contra sua ex-companheira e tenta mata-la na base de tiros. A ação de Erik foi tão irresponsável, que o ferimento que ele causa em Mística acaba contribuindo para as pesquisas de Bolivar Trask, que consegue gotas de sangue da mutante.


⊗ 8. Tentar matar o Presidente dos Estados Unidos

Não contente em tentar matar Mística e contribuir para o futuro onde os mutantes são exterminados, Magneto seguiu tomando decisões erradas. Isso porque em Dias de um Futuro Esquecido, ele simplesmente rouba um estádio de futebol inteiro para isolar o presidente dos Estados Unidos. Assim, após um discurso (incrível por sinal), ele toma mais uma decisão irresponsável.

Erik deliberadamente, na frente de milhões de espectadores, simplesmente iria matar o presidente dos Estados Unidos. Como isso estava sendo televisionado, ele transformaria os mutantes em alvos muito maiores do que já são, assim, a vida dos homo-superior que já era difícil, seria ainda pior. Essa ação felizmente foi impedida por Mística, mas quer algo mais irresponsável do que tornar a Mística de Jennifer Lawrence numa heroína para o mundo?


⊗ 9. Contribuir para a morte do Professor X

Em X-Men: O Confronto Final temos o retorno de Jean Grey após o sacrifício no Lago Alkali. A mutante retorna diferente, pois as barreiras mentais impostas por Charles Xavier foram destruídas, assim Jean não consegue controlar os próprios poderes. Após ela matar Ciclope, os X-Men vão até a casa da mutante para tentar resgatá-la e impedir que ela machuque mais alguém. Acontece que Magneto também esta lá para mais uma vez causar problemas.

A telepata está completamente confusa e a possibilidade de ter sua mente controlada por alguém é algo bastante revoltante para ela. Desse modo, tudo o que o Professor X diz parece uma ameaça. Magneto se aproveitando da situação, envenena Jean contra Charles, dizendo que Xavier não quer ajudá-la e sim controlá-la. Essa informação é um gatilho para Jean, que acaba perdendo o controle de sua mente, a personalidade da Fênix emerge e simplesmente mata o Professor X. Sim, outro sinal de amizade tóxica.


⊗ 10. Os peões e mais um genocídio

Além do enredo da Fênix Negra, o terceiro filme dos X-Men introduz a história da cura, uma adaptação da saga Superdotados de Joss Whedon. Magneto fica ultrajado com a possibilidade de humanos administrarem a cura do gene x em mutantes. Assim ele cria seu próprio exército e marcha para destruir tudo relacionado ao soro. No entanto, mais uma vez Erik simplesmente ignora os limites do bom senso para atingir seu objetivo.

As ações do mutante já começam escusas quando vemos que ele não se importa nem um pouco com os mutantes que compõem seu exército. Dizendo que “os peões vão primeiro”, ele simplesmente deixa que os mutantes lutem contra os soldados dos Estados Unidos e contra os X-Men, com vários deles podendo morrer no processo. Depois disso, ele mais uma vez manipula a Fênix para que ela perca o controle e ataque e mate os soldados. No entanto, o tiro sai pela culatra e a poderosa mutante começa a causar um genocídio, matando humanos comuns e mutantes sem fazer distinção. Nesse caso, as coisas saíram de controle a ponto do mutante se arrepender após ver a destruição que Jean causou. Aparentemente os X-Men passam metade dos filmes limpando a bagunça que Erik faz.


Bom, chegamos ao fim dessa lista. Afinal, você concorda com tudo o que apontamos, ou não acha que Magneto foi irresponsável fazendo todas essas coisas? Diga o que pensa nos comentários.

Texto baseado na ideia do ScreenRant.