FILMES

Os 10 melhores momentos de Magneto nos filmes

Magneto é um dos pilares das histórias dos X-Men e teve uma presença bem marcante nos filmes. O Mestre do Magnetismo contou com inúmeros momentos icônicos durante a sua passagem pelo cinema, seja em seus discursos ideológicos, a sua relação com o Professor X ou nas cenas de ação. Que tal relembrar da sua jornada? Nós listamos os 10 melhores momentos de Magneto nos filmes.


⊗ ENCURRALAR POLICIAIS

Vampira é uma peça fundamental para o plano de Magneto no primeiro filme. Mística faz com que ela não se sinta aceita na Escola Xavier e fuja, abrindo espaço para que o vilão encontre a jovem. Ele só não contava que Charles Xavier e seus X-Men também iriam atrás dela. Isso dá início a um conflito entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes em uma estação de trem, que culmina em um confronto com policiais.

O vilão e os seus aliados são cercados por uma tropa policial. Ele facilmente detém o grupo, manipulando suas armas e as virando contra eles. Professor X intervém telepaticamente, controlando Dentes de Sabre para enforcar Erik e inicia uma negociação, para que ele deixe os policiais e Vampira irem embora. Magneto então argumenta que Charles deveria deixá-lo ir embora ou então o matar para descobrir o que o governo faria com os mutantes depois disso. Erik dispara contra um policial, mas segura a bala no ar, em seguida engatilha as demais e ameaça atirar nos outros policiais se Charles não o soltá-lo. O Professor X acaba cedendo e ele vai embora com Vampira.


⊗ ESTÁTUA DA LIBERDADE
10 momentos Magneto X-Men Ian McKellen Ciclope Jean Grey Estatua da liberdade

Os X-Men vão até a Estátua da Liberdade para libertar Vampira. O grupo tem um confronto com a Irmandade de Mutantes e conseguem vencer. No entanto, eles são encurralados pelo Mestre do Magnetismo, que os prende com hastes de metal no interior da estátua. O vilão é extremamente perspicaz. Ele deixa Ciclope e Jean Grey presos um de frente para o outro e tira o visor de Scott. Wolverine tem os seus braços apontados para o seu coração, para que seja impedido de usar suas garras.Tempestade não pode usar raios para atacar diretamente Magneto sem que mate a todos no processo.


⊗ FUGA DA PRISÃO

Magneto acaba preso no final do primeiro filme. O vilão é colocado em uma cela feita totalmente de plástico e protegida por policiais que também utilizam armas feitas de plástico, para que ele seja impedido de utilizar seus poderes. No segundo filme, Mística seduz um dos policiais e injeta metal no seu corpo. O próximo encontro do policial com o Mestre do Magnetismo e fatal. Magneto percebe o metal no seu corpo e o expele, matando o agente no processo. Ele então cria esferas e as usa para quebrar a cela, atacar os demais policiais e criar um suporte de metal para pisar em cima.

⊗ CONTROLANDO O CÉREBRO

Magneto e Mística se unem aos X-Men para impedir William Stryker no segundo filme. O militar recria o Cérebro e sequestra Charles Xavier e controla o telepata para que ele utilize o aparelho e mate todos os mutantes. O grupo se separa ao chegar na base do vilão. Magneto encontra o Professor X primeiro e, ao invés de libertá-lo, decide mudar a configuração da máquina, alterando as placas de lugar, para que ela rastreie os humanos e Charles os elimine. Em seguida, Magneto vai embora e deixa os X-Men sozinhos.


⊗ DISCURSO CONTRA A CURA

Magneto é um militante da causa mutante e X-Men: O Confronto Final é um dos filmes que melhor aborda isso. O governo criou uma injeção que inibe os poderes de mutantes e isso provoca um pânico social, já que a medida é vista como um meio de eliminar os mutantes. Isso provoca tensão entre os próprios mutantes. Em uma reunião realizada em uma igreja, alguém argumenta que a medida é opcional e que as pessoas devem ter o direito de tomar a injeção se quiserem. Magneto aparece no lugar e inicia um dos seus melhores discursos:

“Ninguém fala sobre isso, simplesmente exterminam. E vocês continuam com suas vidinhas, ignorando os sinais à sua volta, e então em um belo dia, quando tudo estiver tranquilo e a noite chegar, vem buscar vocês. Só então descobrem que enquanto falavam de organização de comitês, o extermínio já havia começado. Mas não se enganem irmãos, eles nos atacarão primeiro. Eles irão impor a cura para nós. A única pergunta que fica é: vocês entrarão na minha irmandade e lutarão ou esperarão o genocídio inevitável? De que lado ficarão: dos humanos ou do nosso?”

⊗ CAÇAR NAZISTAS

X-Men: Primeira Classe apresenta a origem de Magneto e do Professor X. Erik é um sobrevivente do holocausto que teve a sua mãe morta na sua frente ao chamar a atenção pelos seus poderes. Sebastian Shaw trabalhava no Partido Nazista e ficou interessado em ver mais dos poderes do jovem. Ele pede para que Erik faça uma demonstração dos seus poderes e ameaça a mãe dele como incentivo, ele não consegue usar suas habilidades e ela acaba morta.

Ele passou anos em busca das pessoas que os torturaram para se vingar, investigando os seus passos. Magneto encontra alguns dos nazistas na Argentina, em um bar, e depois de se apresentar, utiliza uma faca para matá-los, a partir de uma ótima cena de luta.


⊗ CONTROLAR MÍSSEIS

O filme apresenta o primeiro contato da humanidade com mutantes. O conflito principal acontecesse em Cuba. Sebastian Shaw pretende iniciar uma guerra nuclear entre as superpotências. Ele acredita que apenas os mutantes irão sobreviver à radiação, tornando eles a espécie dominante do planeta. União Soviética e Estados Unidos descobrem a presença de mutantes na ilha e enviam suas tropas para lá. Os dois grupos atiram mísseis em direção a ilha e Magneto consegue pará-los com seus poderes.

Porém, Erik decide contra atacar, os lançando em direção aos navios. Charles Xavier tenta impedir e os dois partem pra briga. Magneto perde e recupera o controle dos mísseis várias vezes, até que eles explodem no ar.


⊗ DERROTAR SEBASTIAN SHAW

Sebastian Shaw e Erik Lensherr compartilham ideais quando o assunto é a supremacia mutante. Porém, os dois nunca poderiam se unir, já que Shaw é o responsável pela sua maior tragédia. Erik passou anos da sua vida em busca das pessoas responsáveis pela morte da sua mãe e Shaw é o último nome da lista. Os dois se confrontam no final de Primeira Classe e Sebastian convida Erik a se juntar a ele. O mutante afirma que concorda com tudo o que ele fala, mas não pode perdoá-lo pelo o que fez com sua mãe.

O mutante então atira uma moeda em direção a cabeça de Sebastian Shaw, que, naquele momento, está com a sua mente sendo controlada por Charles Xavier. A morte de Shaw marca a transformação de Erik em Magneto.


⊗ DISCURSO NA TELEVISÃO

Em Dias de um Futuro Esquecido, Magneto realiza um ataque à Casa Branca para impedir o Projeto Sentinela de continuar. O governo realizou um governo televisionado para tratar sobre mutantes e sobre a necessidade dos Estados Unidos estarem protegidos contra essa ameaça. Magneto vira as câmeras em sua direção, após render os militares e os presidentes, e fala para os mutantes pararem de se esconder e se unirem a ele em uma irmandade.

Todo o discurso ocorre em 1973, com cenas intercaladas de 2023, onde vemos os mutantes sendo mortos pela nova versão das sentinelas.

⊗ LUTA CORPORAL

Fênix Negra, último filme da Franquia X, apresenta um lado de Magneto pouco explorado. Durante uma sequência de ação contra alienígenas em um trem, o Mestre do Magnetismo utiliza seus poderes em uma série de luta corporais, utilizando peças de metal para ajudar nos ataques, enquanto faz uma série de acrobacias. É uma cena bastante criativa e que tira o fôlego.


E você, caro leitor, concorda com a lista? O seu momento favorito está aqui ou ficou de fora? Diga nos comentários!