QUADRINHOS

Conheça a história em que Kitty Pryde arranca o coração de Emma Frost

Com quase 60 anos de quadrinhos dos X-Men, é natural que existam as mais variadas e mirabolantes histórias. Das mais fantasiosas, as mais realistas, acontecendo na linha do tempo principal ou em linhas do tempo alternativas, no universo 616 ou em universos paralelos. Tudo isso ocorre para que escritores possam exercitar sua criatividade da melhor forma possível, trazendo entretenimento ao leitor. A série “What If?” ou “O que aconteceria se…”, que conta histórias sobre o que teria acontecido se algum evento importante dos quadrinhos tivesse ocorrido de maneira diferente é um exemplo disso. Em uma das edições dessa série, tivemos um momento muito marcante entre Kate “Kitty” Pryde e Emma Frost.


Em “What If? Astonishing”, temos algumas das histórias de Joss Whedon na fase “Surpreendentes X-Men” contadas de forma alternativa. Uma dessas histórias conta o que aconteceria se Ord do Grimamundo tivesse revivido Jean Grey ao invés de Colossus. Essa alteração resulta em nada menos do que a morte de Emma Frost, que é brutalmente assassinada por Kate Pryde. Abaixo você pode conferir como tudo isso aconteceu.

⊗ A história original

A história original se passa, como já dito, em “Surpreendentes X-Men”. Essa fase é separada em quatro enredos: Superdotados, Perigoso, Destroçados e Incontrolável. Cada um dos arcos tem sua própria história, mas são interligados por uma história principal que se trata do conflito com o Grimamundo. Esse conflito se inicia quando um alienígena chamado Ord vem para a Terra e ajuda uma cientista a criar uma cura mutante. Isso porque uma profecia de sua terra natal aponta que o mutante Colossus está destinado a destruir o o planeta, e por isso, eles querem destruir a Terra antes que Piotr cumpra a profecia.

Uma das coisas que Ord faz para tentar entender como Colossus cumprirá a profecia é utilizar a tecnologia de seu planeta para reviver o mutante, que naquela fase dos quadrinhos estava morto. Posteriormente, é revelado que a profecia era falsa e sua criadora era Aghanne, uma grimamundense que fazia oposição ao lorde do planeta, Kruun. O objetivo de Aghanne era que Colossus utilizasse seus poderes para destruir o núcleo do Grimamundo, já que ela acreditava que um povo criado para praticar violência não tinha mais salvação.

Ao final da história, Colossus se recusa a fazer o que Aghanne quer, ao mesmo tempo que derrota Kruun e se torna o novo lorde do local. Os X-Men retornam para a Terra e deixam os grimamundenses para cuidarem se si mesmos, sem nomearem um novo líder.


⊗ O Que aconteceria se Ord ressuscitasse Jean Grey ao invés de Colossus

A história começa com os X-Men resgatando Jean e trazendo ela para casa. É importante ressaltar foi a partir de Surpreendentes X-men que a amizade entre Kitty Pryde e Emma Frost se desenvolveu, no início da saga elas não se gostavam. Portanto, já nas primeiras páginas as duas começam trocando farpas e Kitty odiando Frost. Principalmente por causa do tom irônico com a qual a Rainha Branca está tratando a situação. Isso pois ao ler a mente de Ord junto com Jean, Emma descobriu que o alienígena acredita que é a Força Fênix que destruirá o Grimamundo. Contudo, as pesquisas de Fera indicam que a Fênix não está no corpo de Jean e que não retornou após a morte dela.

Também nessa fase, Cassandra Nova conseguiu esconder sua psique dentro da mente de Emma Frost, manipulando a Rainha Branca. Na história original, ela busca usar os poderes de Kitty para resgatar seu corpo que está aprisionado em uma espécie de casulo dentro do Instituto. Na história alternativa, é a vilã que descobre que a Fênix alojou fragmentos do seu ser no corpo das Irmãs Stepford, as Cuckoos e quer que a entidade liberte seu corpo.


⊗ Emma Frost, a hospedeira da Fênix

Cassandra então convence Emma que ela deve deixar que a Fênix a possua e Frost aceita. No processo de absorver a entidade cósmica, as 3 irmãs Cuckoos acabam morrendo.

Emma então vai até Ord, descobre sobre o Retalhador, a bala gigante que os grimamundensses lançariam para destruir a Terra, mata o alienígena e em seguida parte para o espaço. Ao encontrar a bala gigante, a nova Fênix não hesita em destruir não apenas o projétil, como também o Grimamundo inteiro. Seduzida pelos poderes da entidade, Emma acaba transformando uma profecia falsa em realidade.

Jean que estava dormindo, através de sua ligação com a Fênix acaba escutando mentalmente os gritos de desespero dos alienígenas mortos. Enquanto isso, Kitty que escutou o barulho de Emma partindo durante a madrugada, sai para descobrir o que está acontecendo e acaba encontrando o túmulo das Cuckos. Quando ela vai tentar reportar as mortes, é nocauteada por Emma que também mata Lockheed.


⊗ A batalha contra os X-Men

Logo em seguida, Emma parte em direção aos X-Men. Jean dá ordens para que Fera tire todos os alunos do Instituto, mas Hank argumenta que Emma é uma aliada e que ela já se provou confiável. Nesse momento, a nova Fênix simplesmente quebra o pescoço de Hank McCoy matando-o.

Jean então inicia uma breve batalha com Emma e por um segundo consegue entrar na mente dela, mas é é atacada por trás. O ataque é feito pelos soldados da S.W.O.R.D, que estavam monitorando as ações da Fênix e acreditaram que Jean era a responsável.

Assim que Abigail Brand e Nick Fury miram seu ataque para Emma, Ciclope intervem, impedindo eles de atirarem e destruindo suas armas.


⊗ A morte de Emma Frost

Assim que Ciclope destrói as armas dos soldados, ele inicia uma conversa com Emma. Suas palavras a atingem o suficiente para que a mente da Rainha Branca fique vulnerável, Jean usa sua telepatia e consegue segurar Cassandra Nova no plano astral enquanto Wolverine pega o corpo de Emma. Assim os X-Men percebem que as ações de Emma estão sendo controladas pela vilã

Contudo, Cassandra retorna para a psique de Frost e tenta convencê-la de que deve ceder aos poderes da Fênix, pois Scott sempre preferiu Jean e nunca iria escolhê-la. Scott por outro lado contra-argumenta dizendo que ele a ama, Emma responde dizendo saber disso e que é por isso que ele precisa fazer o que é necessário. Emma Frost explica que não conseguiria segurar a Fênix por muito tempo, e então pede para que Scott a mate e é nessa hora que Kitty faz algo brutal.


⊗ Consequências

Kitty ao arrancar o coração de Emma, conseguiu fazer com que a Fênix saísse do corpo da mutante. O que Lince Negra não sabia no entanto, é que a partida da entidade ao sair de um corpo causasse uma explosão impactante que a afetaria. Muito perto do corpo de Emma no momento, Kitty é pega na explosão causada pela Fênix e também morre na hora.

A página final da HQ é bastante triste, vemos os túmulos das irmãs Cuckoos, de Emma Frost, de Kitty Pryde, Hank McCoy e Lockheed. Além disso, descobrimos que embora Emma esteja morta, Cassandra Nova conseguiu se alojar dentro do sistema da Sala de Perigo.


Afinal, você conhecia essa história? acredita que é uma boa história alternativa? Diga o que pensa nos comentários.