5 motivos que tornam a saga de jogos X-Men: Legends icônica
Atualmente há uma gama mais vasta de jogos de videogame populares relacionados a super heróis. Os jogos do Batman, dos Homens Aranha, dos Vingadores e Injustice da Liga da Justiça estão aí para provar isso. Contudo, nos anos 2000 isso não era uma realidade. Quando se tratava de jogos de super heróis relevantes, a maioria eram jogos de luta, como Marvel vs Capcom. Isso, até X-Men: Legends surgir e revitalizar o gênero. Hoje o Universo X-Men relembra porque os jogos da saga Legends se tornaram e seguem sendo incríveis.
⊗ Revitalização do gênero
Todos os jogos de super heróis existentes até então utilizavam sistemas de gameplay bastante clássicos. O comum era vermos jogos de luta como X-Men Vs Street Fighter, de ação em 2D como os jogos beat’em up do fliperama e mega drive/super nintendo, ou os de ação em 3D como os do Batman, Homem Aranha e Homem de Ferro. Se os filmes dos X-Men da Fox trouxeram o gênero dos super heróis de volta para seu status enquanto produções lucrativas, dá para se dizer que o primeiro X-Men: Legends fez algo parecido.
Ao invés de seguir os sistemas de jogabilidade que já davam certo para o gênero de super heróis, a Raven Software, desenvolvedora do jogo, apostou em algo “novo”. X-Men Legends é um RPG de ação que se enquadra na mesma categoria de jogos como Baldur’s Gate: Dark Alliance e Champions of Norrath. Gênero bastante comum para jogos de RPG mais clássicos, mas que para os super heróis soou completamente novo.
⊗ Jogabilidade diferenciada
O que X-Men: Legends e X-Men Legends 2: Rise of the Apocalypse trouxeram enquanto novidade de jogabilidade para os fãs foi algo incrível. Isso porque pela primeira vez, os jogadores poderiam utilizar uma vastidão de mutantes, pois, entre 15 personagens, o jogador poderia montar uma equipe com 4 diferentes de sua escolha.
Além disso, além de poder jogar completamente sozinho, os jogos permitiam que jogadores jogassem em modo cooperativo. Assim, Nas versões de console, era possível trazer outros três amigos para sua casa para jogar. Até quatro jogadores podem entrar e jogar nas campanhas cooperativas, com a capacidade de adicionar ou remover jogadores a qualquer momento.
Utilizando um sistema de RPG, os personagens vão evoluindo de acordo com a experiência que ganham. Conforme os personagens sobem de nível, é possível atualizar suas habilidades tornando-os mais fortes. Os jogos também fornecem itens para aprimorar as habilidades dos personagens.
⊗ Enredos cativantes
X-Men: Legends se passa na perspectiva de Alison Crestmere, a Magma, uma jovem mutante que tem a habilidade de invocar e controlar a atividade vulcânica. Enquanto Alison aprende a controlar seus poderes na Mansão X, os X-Men vão para várias missões. Concluímos tarefas desde libertar outros mutantes, até lutar contra a irmandade. Eventualmente, os X-Men descobrem o plano de Magneto de cobrir a Terra na escuridão usando sua base, o Asteroide M, para colidir com o planeta.
Rise of the Apocalypse é ambientado após os eventos de X-Men Legends e apresenta o vilão Apocalipse como o principal antagonista. A ilha de Genosha é devastada pelas forças do Apocalipse, e os X-Men e a Irmandade se unem para descobrir o que o vilão estava procurando. Com o decorrer do game, descobrimos que o plano do mutante ancestral é usar Polaris, Mercúrio, Emma Frost e Dentes de Sabre, como parte de uma máquina para aumentar seus poderes. Segue-se então uma grande batalha contra o tempo para impedir Apocalipse.
Ainda que as enredos principais foquem na ação, a história de ambos os games têm contrapontos interessantes. Isso porque são incrivelmente profundos, trazendo tudo o que um fã dos X-Men espera ver em um jogo, incluindo muitos comentários sociais sobre a natureza da intolerância e da discriminação. Além disso, a história do jogo é apresentada em cenas cinemáticas que eram incríveis para a época.
⊗ A importância ao material fonte
Parece estranho dizer que em um jogo de ação dos X-Men, uma das coisas mais interessantes é ficar em casa, mas é uma realidade. Explorar a Mansão X é uma ótima forma de aprofundar a experiência do jogador e um dos pontos altos tanto de X-Men: Legends quanto X-Men: Legends 2.
Conversar com os X-Men ocasionalmente concederá a você acesso a missões de flashback, e estas permitem que você leve alguns X-Men em seus trajes clássicos. Você também pode ir para a Sala de Perigo para praticar suas habilidades, o que certamente pode ser uma boa maneira de ganhar pontos de experiência.
Além disso, a vasta gama de personagens que aparecem, agregam muito a experiência de jogo. No primeiro jogo os personagens jogáveis são: Ciclope, Colossus, Emma Frost, Fera, Gambit, Homem de Gelo, Jean Grey, Jubileu, Magma, Noturno, Professor X, Psylocke, Tempestade, Vampira e Wolverine. Há no entanto, a aparição de muitos vilões e personagens não jogáveis que acrescentam profundidade na história. No segundo jogo, os personagens jogáveis são: Bishop, Ciclope, Colossus, Fanático, Feiticeira Escarlate, Gambit, Groxo, Homem de Gelo, Jean Grey, Magneto, Noturno, Solaris, Tempestade, Colossus, Vampira e Wolverine.
⊗ Inspirou Marvel: Ultimate Alliance
Os X-Men passaram muito tempo sofrendo boicote por causa dos direitos cinematográficos pertencentes a 20th Century Fox. Assim, os fãs passaram vários e vários anos sem animações, sem itens colecionáveis e até mesmo sem aparecer em alguns jogos. Contudo, a influência dos heróis em outras mídias permaneceram intactas. Se os filmes mostraram que filmes de super heróis em equipe podiam funcionar, as animações seguiram sendo aclamadas, X-Men: Legends gerou um fruto tão grandioso quanto.
Com o sucesso de X-Men: Legends, surgiu a franquia Marvel Ultimate Alliance, lançada em 2006, também desenvolvida pela Raven Software e distribuída pela Activision. Marvel: Ultimate Alliance se passa no universo fictício da Marvel e apresenta muitos dos super-heróis, supervilões e personagens secundários que aparecem nas publicações da Marvel Comics. A maioria dos recursos do jogo foram apresentados na saga Legends.
No primeiro jogo, dentre os personagens relacionados aos X-Men utilizáveis estão: Colossus, Ciclope, Deadpool, Homem de Gelo, Magneto, Noturno, Dentes de Sabre, Tempestade e Wolverine. No segundo jogo os personagens utilizáveis são: Deadpool, Gambit, Homem de Gelo, Jean Grey, Tempestade e Wolverine. Cable, Ciclope, Fanático, Magneto e Psylocke são personagem utilizáveis em algumas versões do game. No terceiro jogo da franquia lançado em 2019 temos: Cable, Colossus, Ciclope, Deadpool, Fênix, Gambit, Homem de Gelo, Magneto, Noturno, Psylocke, Tempestade e Wolverine.
X-Men: Legends 1 e 2 são jogos com mais de 15 anos de existência e ainda assim permeiam entre os melhores jogos de super heróis já lançados. Esses pontos só mostram que já está mais do que na hora de surgir um terceiro jogo da franquia. Você gostaria de ver um X-Men: Legends 3? Ou prefere que a Marvel faça um novo jogo?