QUADRINHOS

Editor dos X-Men revela o motivo de Jean Grey não ter mudado de uniforme

Em entrevista ao AIPT, Jordan D. White — editor chefe dos mutantes — comentou sobre o codinome e a respeito do uniforme da Garota Marvel.


Mensalmente Jordan D. White costuma ir ao AIPT responder algumas perguntas que os fãs dos mutantes têm conforme o andamento das histórias. E certamente uma das mais questionadas é sobre quando Jean abandonará o título e o seu uniforme de Garota Marvel.

Como os roteiristas e desenhistas gostam de evidenciar, em Krakoa os mutantes vestem qualquer uniforme que eles já usaram algum dia. No entanto, desde o início de DINASTIA X e POTÊNCIAS DE X de Jonathan Hickman, Jean Grey foi uma das poucas mutantes que mudou de uniforme; naturalmente irritando seus fãs.

Questionado sobre essa decisão criativa de manter Jean com seu velho uniforme de Garota Marvel (e também título), Jordan foi bem honesto em sua resposta. Confira:



⊗ O X-OFFICE E O DILEMA GAROTA MARVEL

AIPT: Então, o X-Fã Kat perguntou, “agora que Jean é a co-líder dos X-Men, seu codinome mudará de Garota Marvel para Mulher Marvel?” Isso, junto com seu uniforme de Garota Marvel, é algo que os X-Fãs questionam muito, e você sabe. E o retorno do codinome Garota Marvel é uma escolha interessante, porque eu me lembro de quando eu era pequeno, e li sobre como a Garota Invisível acabou se tornando a Mulher Invisível — provavelmente na Wizard Magazine — e isso fez sentido para mim. Então, nesse contexto, é um pouco estranho que Jean seja a Garota Marvel. Você poderia falar sobre a ideia de manter essa decisão criativa?

Jordan: Oh, claro. Sim, bem, em primeiro lugar, não acho que a Mulher Marvel soe bem.

AIPT: Eu li a edição comercial de Guerra do Infinito um ou dois anos atrás e, nessa série, Jim Starlin se refere a Jean como Mulher Marvel. Acho que foi a única vez que vi esse codinome ser usado.


Jordan: Sim. Eu entendo, mas não acho que soe bem. Quero dizer, o motivo pelo qual ela se chama Garota Marvel é porque Jean não tem muitos codinomes. Ela tem, tanto quanto eu sei, três que eu consigo pensar rapidamente. O terceiro era apenas Jean Grey. Agora, provavelmente esse é o mais fácil de voltar, em sua mudança novamente. Existe a Garota Marvel, obviamente, o que ela foi por muitos anos, e então temos a Fênix — e ela não é a Entidade agora. Então essa foi a escolha deliberada que fizemos. Não estamos em sua fase de Fênix, é por isso que ela não está vestida com sua fantasia de Fênix (verde e dourada), obviamente.

E um segredo nosso: é por isso que ela está vestida com esse vestido de Garota Marvel. Este é o traje que ela vestiu quando rejeitou a Fênix.

AIPT:
Certo.


Jordan: Então foi por isso que voltamos a utilizá-lo. Agora, você está certo. O fato de ela se chamar Garota Marvel é interessante. Quero dizer, Rachel foi a Garota Marvel em um ponto, vestindo um uniforme até semelhante. Quando começamos os títulos da AURORA DE X, estávamos realmente fazendo um esforço deliberado para tentar criar codinomes para os personagens que não os tinham. Realmente não funcionou. Não vou entrar em detalhes, mas houve esforços para dizer: “Vamos chamar esse personagem assim e aquele personagem assim”, e o que pegou mais foi Jean como Garota Marvel, porque, bem, eu acho que por ela ter sido a Garota Marvel por tantos anos, as pessoas, em algum nível, aceitam isso como seu nome mutante.

Mas você está certo. É estranho uma adulta se autoproclamar garota.

Estávamos conversando sobre o Weezer [antes da entrevista]. E isso só me faz pensar em Weezer porque Rivers Cuomo é um homem de 51 anos, que ainda canta músicas sobre “garotas” o tempo todo. E é um pouco estranho, tipo “hum?” Quer dizer, seu público é só de senhoras, mas… acho que chamá-la de Mulher Marvel parece algo mal pensado. Acho que se fossemos mudá-lo de fato, provavelmente mudaria para um novo codinome ou para apenas Jean Grey, porque Mulher Marvel simplesmente não soa nada interessante para mim.

Editor dos X-Men revela o motivo de Jean Grey não ter mudado de uniforme

AIPT: Bem, agradeço o esclarecimento dessas decisões. Hickman abordou sobre esse mesmo assunto há alguns meses, mas, assim como os mutantes, certos debates e objeções dos X-Fãs não podem morrer.


⊗ GAROTA MARVEL E O SEU UNIFORME

As respostas do Jordan parecem de certa forma ignorar os eventos de X-MEN: EQUIPE VERMELHA, de Tom Taylor, já que nessa mesma história Jean Grey muda de vestimenta — e de cores — a fim de assumir uma nova identidade longe da Fênix. E pelo nível de qualidade da história, certamente ela conseguiu.

Editor dos X-Men revela o motivo de Jean Grey não ter mudado de uniforme 2

Recentemente tivemos também em nosso site a matéria do Gerry Duggan (roteirista de X-MEN, CARRASCOS e CABLE) defendendo o uso do uniforme da Garota Marvel em uma discussão com diversos fãs da personagem no Twitter a respeito do seu mais novo run dos mutantes.

A depender de quem seja, roteirista (Gerry), curador (Hickman) ou editor-chefe (Jordan), parece que é unanime no X-OFFICE o uso do uniforme e codinome da Garota Marvel.



Mas e vocês, caros leitores, o que acharam das respostas do Jordan sobre o uniforme da Jean. Convincente o suficiente ou apenas conversa? Comente abaixo o que você da decisão de inserir outro codinome para Jean Grey.

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!