QUADRINHOS

Marvel divulga capas em celebração ao Mês do Orgulho LGBTIA+

Em junho é celebrado o Mês do Orgulho. Essa data referencia a Revolta de Stonewall, de junho de 1969, onde frequentadores de um bar de Nova York se rebelaram contra a repreensão policial aos estabelecimentos destinados ao público não-héteronormativo. Na época, era considerado crime nos Estados Unidos não ser heterossexual e/ou cisgênero. Esse confronto é considerado um marco histórico da luta dos direitos LGBTIA+ e por isso são feitas paradas e protestos nessa data.


Em comemoração a essa data, a Marvel Comics encomendou do artista Phil Jimenez uma série de capas alternativas que destacam os personagens LGBTIA+ mais populares da editora. Elas irão compor edições do mês de junho. Entre os personagens estão Estrela Polar, Mística, Daken, Homem de Gelo, Wiccano e Hulking, America Chavez, Gata Negra, Valquiria e Serpente da Lua. Confira:


Também será publicada em junho a HQ Marvel Voices: Pride, uma edição especial com personagens e criadores LGBTIA+ da editora. Nela teremos a introdução de um novo personagem, Somnus, um mutante com a habilidade de controlar sonhos.


Entretanto, é bom lembrar que apesar do movimento de celebrar diferentes orientações sexuais e explorar mais a diversidade nos quadrinhos, a Marvel decidiu trazer fim a X-Factor justamente no Mês do Orgulho. O grupo de investigação de mortes é composto por vários personagens homossexuais e bissexuais do núcleo dos mutantes, sendo a equipe com maior diversidade em orientação sexual. Embora o motivo do cancelamento não seja esse, é meio irônico. Para entender melhor, clique aqui.

E você, caro leitor, o que achou das capas? Qual é seu personagem favorito? Diga nos comentários!