QUADRINHOS

CARRASCOS: HQ revela que alguns mutantes NÃO PODEM ser ressuscitados

Leitores de quadrinhos já sabem: se algum personagem morrer, é só uma questão de tempo até que retorne ao mundo dos vivos. Por conta disso, as mortes perderam peso nos quadrinhos nas últimas décadas. É até uma brincadeira entre os fãs contar quantas vezes alguns heróis morreram, como é o caso de Jean Grey. Tendo isso em vista, Jonathan Hickman foi bastante inteligente em Dinastia X e Potências de X, os pilares de fundação dessa nova era. Quem morrer irá retornar, só que isso agora é um elemento importante nas histórias e os personagens têm consciência disso.


Em 2019 os mutantes se reuniram em Krakoa e fundaram a seu próprio país, sistema político, cultura e religião. Eles também descobriram que a partir da junção de seus poderes são capaz de trazer aqueles que se foram de volta. Esse processo recebeu o nome de Protocolos de Ressurreição e é realizado por um grupo de mutantes nomeado como Os Cinco. Juntos eles criam um novo corpo para o falecido habitar, mas a etapa final é feita pelo Professor X, que transfere as memórias do mutante para sua nova casca.

Os Cinco

Isso é possível por meio do Cérebro. Por anos, Charles Xavier utilizou o aparelho para amplificar seus poderes telepáticos e localizar mutantes ao redor do mundo. Porém, ele passou por uma mudança, ou melhor, nós descobrimos que ele também possuía outra função. Ele é um backup de memórias. Semanalmente, o Professor X cria cópias das lembranças dos mutantes, mantendo os dados sempre atualizados, para serem transferidos para os que voltarem. Ele tem feito isso há anos, desde que conheceu Moira McTaggert e descobriu sobre suas várias vidas.


Professor X e a nova versão do Cérebro

Porém, nem todos podem desfrutar dessa dádiva. Sabemos que Moira não quer mutantes com habilidades de prever o futuro na ilha, por isso Charles Xavier e Magneto negam o desejo de Mística de ressuscitar Sina. Mas não é só ela quem não pode ter sua amada de volta.

Em Carrascos #20, nós descobrimos que Sebastian Shaw não pode ressuscitar sua ex-esposa, Lourdes Chantel, uma mutante teleportadora, pois ela morreu antes do Cérebro ser ativado. Então o único jeito de trazê-la de volta é através de outros métodos. E é isso o que ele pretende fazer, com a ajuda de Emma Frost para apoiá-lo quando apresentar a ideia para o Conselho Silencioso. Não sabemos ainda qual é o seu plano e muito menos porque demorou tanto para encaminhá-lo, mas podemos supor que ele recorra à magia. Se for isso, não será difícil, já que muitos mutantes são feiticeiros. Mas pode ser que ele decida buscar ajuda de inimigos de Krakoa, como Madelyne Pryor e a Feiticeira Escarlate. Enfim, só nos resta aguardar.


Além dela, o Pássaro Trovejante nunca retornou à vida. Ele fez parte da segunda formação dos X-Men e morreu durante uma missão. Porém, na época, o Cérebro já estava na ativa.

E você, caro leitor, como acha que Lourdes irá retornar? Que outros mutantes você lembra que permanecem mortos? Diga nos comentários!