QUADRINHOS

Descubra como o assassinato de Kitty Pryde recuperou seus poderes

Na semana passada nós trouxemos a história de Surpreendentes X-Men em que Kitty (atualmente Kate) Pryde precisou se “sacrificar” para salvar a Terra. Nesse arco, os habitantes do Grimamundo lançaram uma bala de 15 quilômetros para destruir o nosso planeta. Visto que os heróis do planeta não conseguiram impedir o projétil, a mutante se viu obrigada a entrar na bala e faze-la atravessar a superfície terrestre. Esse processo desestabilizou seus poderes, deixando-a permanentemente intangível. Hoje explicaremos como foi o processo de recuperação da tangibilidade, que envolve a morte da mutante.


A história contada abaixo ocorreu nas edições de Fabulosos X-Men #536-538 nas HQs da Marvel, ou X-Men #127-128 pela Panini.

⊗ Colossus

Antes de falarmos do ocorrido em si, é preciso compreender o papel de Colossus na história anterior. Isso porque no início da história se pensava que uma profecia apontava que Piotr seria o mutante a destruir o Grimamundo, mas é revelado que a profecia era falsa. A criadora da profecia era Aghanne, uma grimamundense que fazia oposição ao lorde do planeta, Kruun. O objetivo de Aghanne era que Colossus destruísse o Grimamundo, já que ela acreditava que um povo criado para praticar violência não tinha mais salvação.

Ao final da história, Colossus derrota Kruun, arranca o braço dele e se torna o novo “lorde” do local. Os X-Men retornam para a Terra acreditando que jamais verão Kitty novamente, e deixam os grimamundenses para cuidarem se si mesmos, sem nomearem um novo líder.


⊗ Refúgiados

Messes depois do retorno de Kitty para a Terra, Abigail Brand, agente da E.S.P.A.D.A que auxiliou os X-Men na batalha contra o Grimamundo, entra em contato com Scott para pedir ajuda. Ao chegarem no local solicitado, os heróis descobrem que Kruun e seus seguidores precisaram fugir de seu planeta às pressas, pedindo ajuda de Colossus e dos X-Men como refugiados.

Kruun e sua “esposa” Haleena explicam que o Grimamundo “acabou”. Sem comando, facções enfrentam facções, não há paz, não há guerra, só existe violência, caos e ainda mais violência. Scott então toma para si a responsabilidade dos atos de Colossus e aceita refugiar os grimamundenses em Utopia, o lar dos mutantes.


⊗ O ataque

Já em Utopia, Magneto entra em contato com Kruun para tentar compreender o metal do Grimamundo, já que ele enquanto mestre do magnetismo, se sente irritado por não entender aquelas propriedades. O grimamundense então se dispõe a mostrar a Erik como aquele metal funciona, mas tudo não fazia parte de um plano.

Kruun diz a Magneto que ele precisa de mais metal para mostrar como realmente funciona, Erik sai para reunir o material e retorna distraído, isso é o suficiente para que o ex-lorde utilize uma cura mutante (temporária) em Magneto e o derrote.

A partir daí, Kruun consegue derrotar Colossus e de alguma maneira, paralisar Emma Frost e Ciclope. Kitty Pryde no entanto, consegue fugir e encontrar Wolverine, que entra em combate com o inimigo. Enquanto isso, Kitty vai atrás de ajuda.


⊗ A morte de Kitty Pryde

Enquanto Wolverine luta com Kruun, Kitty vai atrás de Haleena, na esperança de que a grimamundense impeça o marido de continuar aquele ataque descabido. A mutante está sem seu traje especial que a mantem tangível, portanto, não pode falar nem tocar objetos.

Ao ficar cara a cara com Haleena, ela tenta dizer algo mas é interrompida. A mulher do Grimamundo pergunta a Kate: “Você faria tudo para salvar seu companheiro?”. Assim que Kitty responde positivamente, a grimamundense utiliza uma faca feita do metal especial de seu planeta natal para cortar o pescoço da mutante, matando-a.


⊗ O Ritual

Ainda em Surpreendentes X-Men, há a revelação de que, de alguma forma, o povo do Grimamundo consegue reviver as pessoas. Foi inclusive dessa forma que Colossus e posteriormente Ciclope foram revividos. Para que esse processo aconteça, é necessário trocar uma vida por outra em um ritual, onde quem dá e quem recebe a vida é considerado escória.

Enquanto Kruun está lutando contra Wolverine, Kitty aparece com os outros X-Men que foram avisados da rebelião do alienígena. O grimamundense foge, a intenção dele é levar sua esposa para fora da Terra, mas ali Kate revela que Haleena se matou para trazê-la de volta a vida, foi isso que a fez recuperar o controle de seus poderes.

Kruun não aguenta ver sua amada morta, assim, usa parte de sua força vital para revivê-la, ficando os dois vivos, mas muito mais fracos do que o normal. Além disso, já que ambos deram a vida no ritual, agora ambos são considerados “páreas” e isso tira todo o orgulho do alienígena.


⊗ Cidade Grimamundo

Quando toda a confusão passou,a HQ mostra que a situação do Grimamundo melhorou. Há áreas pacificadas com hospitais, leis não-marciais, um sistema judicial e comida o suficiente. Agora o planeta que criava pessoas apenas para violência tinha diplomatas, e estava disposto a aceitar os grimamundenses refugiados.

Scott no entanto, recusa a oferta, pois os X-Men perdoaram Kruun, assim, com a permissão da prefeita Saddie Sinclair, todos os alienígenas refugiados passam a viver em São Francisco, em uma vizinhança abandonada, transformando-a na “Cidade Grimamundo”. Ao final da história, temos Kruun dizendo a Scott para transmitir o pedido de perdão dele para Colossus e Wolverine e refletindo na esperança de uma vida melhor.


Chegamos ao fim dessa história, você acredita que foi uma forma interessante de trazer os poderes de Kitty de volta? Diga nos comentários.

  • LEIA TAMBÉM: