SÉRIES

10 Coisas que você não sabia sobre o Anime dos X-Men

Aqui no site do UX é possivel encontrar listas de curiosidades sobre as animações: X-Men: A Série Animada, X-Men: Evolution e Wolverine e os X-Men. Agora, trazemos também 10 curiosidades sobre Marvel Anime: X-Men, o anime dos mutantes criado em 2010 pela Marvel Entertainment em parceria com o estúdio japonês Madhouse.


⊗ 1. Wolverine, Cura e Furia Berserker

A visão ocidental sobre o que crianças podem ou não assistir é completamente diferente da visão oriental. Os desenhos feitos nos Estados Unidos precisam passar pela revisão do “Broadcast Standards and Practices” (Normas e práticas de transmissão). O BS&P é o nome tradicionalmente dado ao departamento de um canal de TV que é responsável pelas implicações morais, éticas e legais do programa transmitido pela rede. O BS&P censura fortemente menções religiosas, sangue, implicações de relacionamento amoroso e sexual e muito mais coisas. No Japão, animes têm uma restrição muito menor, o que beneficiou a adaptação de Wolverine para o desenho.

Marvel Anime: X-Men é a única série de desenhos animados dos X-Men a não censurar o fator de cura de Wolverine ou sua Fúria Berserker (Berserker Rage). Devido as normas do BS&P, os desenhos anteriores não podiam mostrar as feridas em Wolverine, nem mesmo as feridas se regenerando instantaneamente. A fúria Berseker em outras mídias aparece, mas é atenuada, fazendo o personagem parecer muito menos violento do que realmente é (a exceção é o filme Logan).


⊗ 2. Clube do Inferno

No anime de 12 episódios, o vilão principal se trata do Mestre Mental, que faz o papel de Sebastian Shaw criando muitos problemas para os X-Men. Dentre os inúmeros problemas que ele causa, um deles é o conflito entre os X-Men e Emma Frost, visto que o vilão faz Ciclope acreditar que foi Emma quem fez Jean perder o controle da Fênix. Assim, do começo ao fim do desenho, nós vemos os heróis tentando impedir as ações malignas de Jason e o Círculo Interno do Clube do Inferno.

É interessante notar no entanto, que com exceção do Mestre Mental e Emma Frost, os membros do Clube do Inferno são todos criados para a animação. Rat é um mutante que pode projetar espinhos, Marsh um mutante com corpo líquido e Neuron um mutante com tentáculos que controlam o sistema nervoso. Os dois primeiros são um pouco semelhantes a Spyke e Mercury.


⊗ 3. Moira MacTaggert e Gabrielle Haller

A Dra. Moira MacTaggert é uma geneticista que é especialista em assuntos relacionados a mutantes. Recentemente Moira revelou nos quadrinhos que ela também é uma mutante. Gabrielle Haller é uma embaixadora de Israel, sobrevivente do holocausto, mãe de um mutante. Essas duas personagens foram utilizadas como base para a criação de uma personagem original do anime.

Yui Sazaki é uma geneticista especialista em mutantes, que chegou a ter um instituto para jovens super dotados. Assim como Moira e Gabrielle nos quadrinhos, Yui se envolveu romanticamente com o Professor X. Nos quadrinhos, o Professor X tem um filho com Gabrielle que também é um mutante.


⊗ 4. Proteus e Legião

Kevin MacTaggert, mais conhecido como Proteus é o filho mutante da pesquisadora Moira MacTaggert e do político Joseph MacTaggert. Kevin tinha o poder de deformar a realidade e viveu a maior parte de sua vida em reclusão forçada nas instalações de sua mãe na ilha Muir. David Haller é o mutante filho de Charles Xavier com Gabrielle Haller, que tem a habilidade “manifestação de poder”,criando diversas personalidades com os mais variados dons.

No anime, Takeo Sazaki é o filho de Yui e o Professor X, ele é baseado em Kevin, mutante isolado do mundo com poder de distorcer a realidade, e em David, o poderoso filho de Charles Xavier mentalmente instável.


⊗ 5. O Aluno de Emma Frost

Nos quadrinhos, Emma Frost já foi diretora de escolas preparatórias para mutantes, como por exemplo a Academia Massachussets. Essa era inicialmente uma escola comum, mas depois se tornou inclusive a escola da Geração X. Antes disso, Emma já era tutora dos Satânicos, inimigos dos Novos Mutantes. Portanto, é bastante comum ver Emma no papel de tutora de jovens mutantes. No anime, ela menciona um deles.

Frost menciona que ela é mentora de um mutante na América do Sul. Este mutante aparentemente e John Lopez (também conhecido como Washout), pois ele é de descendência hispânica/latina. A habilidade mutante de John é a hidrocinese, a habilidade de controlar a água. Nos quadrinhos, a nacionalidade de Lopez é americana e não é especificado se sua etnia tem relação com a América do Sul ou não, embora o sobrenome dele seja latino.


⊗ 6. Surpreendentes X-Men de Joss Whedon

Surpreendentes X-Men vol 3 foi uma fase dos quadrinhos escrita inicialmente por Joss Whedon. A fase marcou o retorno dos uniformes coloridos, após a fase sóbria de Novos X-Men inspirada nos filmes. A formação da equipe era composta por: Ciclope, Wolverine, Kate Pryde, Emma Frost, Fera, Armadura e Colossus. O anime parece ter se inspirado nessa fase para criar a equipe.

Essa fase dos quadrinhos é uma das únicas a dar destaque a um mutante japonês e esse foco foi utilizado para trazer protagonismo a mutante Hisako Ichiki, a Armadura. A única mutante da fase Surpreendentes X-Men que não apareceu no desenho foi Kate.


⊗ 7. Solaris

Nos quadrinhos são poucos os mutantes asiáticos que possuem destaque. Se nos focarmos apenas no Japão, o número diminui ainda mais. Como citado no item anterior, Hisako foi escolhida como protagonista por ser uma mutante japonesa, mas ela não é a única citada como parte dos X-Men.

Embora não apareça no desenho, há uma citação ao japonês Shiro Yashida, o Solaris, que citam como aliado dos X-Men. Os poderes mutantes de Shiro permitem que ele absorva radiação e converta em plasma, podendo assim lançar rajadas de energia e voar. Essa é a primeira vez que Solaris é citado como um X-Man em um desenho dos mutantes.


⊗ 8. U-Men, Sublime e Kick

Outros personagens a aparecerem pela primeira vez se tratam dos U-Men, um grupo de inimigos dos X-Men criados por Grant Morrison. Eles utilizam partes do corpo de mutantes para conceder a si mesmos poderes sobre-humanos. Eles também utilizam em trajes ambientais especialmente projetados para protegê-los do que acreditam ser um mundo imperfeito. Os U-Men eram liderados por John Sublime.

O anime os retrata como um grupo de humanos supremacistas (apoiados por Mestre Mental) que fazem experiências e coletam partes do corpo e se apropriam dos poderes dos mutantes. Sublime aqui se chama Jake e tem um aliado chamado Kick. Nos quadrinhos, Sublime estava por trás do projeto “Arma Plus”, que criou super-soldados, incluindo Wolverine, Deadpool, Fantomex, X-23 e o Capitão America.

No anime, Kick da a entender que ele foi diretamente responsável pelo projeto Arma X, que transformou Wolverine em uma máquina de matar.


⊗ 9. Participações especiais

No final do desenho, Mestre Mental controla Takeo para causar uma destruição em todo o planeta, para que assim sobrem somente os mutantes. Com a destruição do planeta acontecendo, Professor X se conecta com diversas partes do mundo, conversando com vários heróis diferentes, para que eles aguentem firme e salvem o máximo de vidas possível. Nesse momento nós temos a participação de Arcanjo, Colossus, Vampira, Noturno, Deadpool e o Capitão Britânia.

Posteriormente, com os X-Men quase derrotados, é uma manifestação de Jean Grey que surge para dizer que eles não devem desistir, em paralelo ao discurso dela, mais uma vez vemos os heróis citados, com o acréscimo da aparição do Vingador, Homem de Ferro.


⊗ 10. Cena pós créditos

Ao final do desenho, depois que a ameaça causada pelo Mestre Mental finalmente termina, o anime mostra os X-Men se preparando para um futuro mais pacífico. Ciclope finalmente admite Hisako como uma X-Woman e a conversa entre a Dra. Yui e o Professor X sobre arrependimentos acontece. Algo que algumas pessoas não sabem no entanto, é que o último episódio tem uma cena pós créditos.

Na cena pós créditos, a primeiro momento nós vemos o que Wolverine havia citado previamente, uma placa indicando que Magneto está preso. Contudo, de alguma forma o vilão conseguiu fugir de sua prisão feita de plástico, dando a entender que caso o anime ganhasse uma nova temporada, ele seria a ameaça. Também vemos um tabuleiro de Xadrez abandonado no local. Essa cena é uma referência a cena final de X-Men: O Filme, onde o Professor X visita Magneto e joga Xadrez com Erik em sua prisão de plástico. A fuga também é uma referência a X-Men: 2, filme onde Magnus utiliza o ferro injetado no corpo de um guarda para conseguir escapar.


Chegamos ao fim dessa lista, você acompanhou essa animação? Você pode assisti-la na Netflix.

Fonte: IMDB