FILMES

5 Coisas que você não sabia sobre o filme Geração X

Dirigido por Jack Sholder, Geração X é um filme que foi ao ar na FOX em 20 de fevereiro de 1996. Baseado na série de quadrinhos da Marvel Comics de mesmo nome, esse é um spin-off da franquia X-Men, que conta a história de um grupo de jovens com poderes mutantes, tentando se adaptar a sociedade. Hoje, o Universo X-Men traz 5 curiosidades sobre esse longa, que pode ser considerado o primeiro filme dos mutantes.


⊗ 1. Era para ser uma série

Na época de lançamento do filme, havia oito títulos mensais em andamento dos quadrinhos dos mutantes (X-Men, Fabulosos X-Men, X-Factor, X-Force, Excalibur, Wolverine, Cable e Geração X). Além disso, também havia o sucesso da série animada que estava em sua quarta temporada e era aclamada pela crítica e pelo público. Assim, surgiu a ideia de trazer os X-Men para o live action, mas na verdade Geração X seria uma série e não um filme.

Geração X se trata na verdade um episódio piloto de uma série, com duração de 87 minutos. A ideia é que caso esse filme desse certo, a série ganharia sinal verde para ser produzida. O título adaptado foi escolhido justamente por ser uma HQ nova na época, com poucos personagens conhecidos, assim, na possibilidade de um fracasso isso não respingaria nos personagens dos quadrinhos.


⊗ 2. Banshee no filme e na série animada

Sean Cassidy é um mutante irlandês que possui a habilidade mutante de projetar “gritos sônicos”. Com esse poder, o mutante é capaz de prejudicar o sistema auditivo dos inimigos, causar vibrações físicas e até voar. O codinome “Banshee” vem da lenda irlandesa, que fala sobre a existência de um espírito com um grito assustador.

Nos quadrinhos, Banshee é junto de Emma Frost, um dos professores da Escola Xavier para Jovens Superdotados em Massachusetts. Assim, é natural que o personagem estivesse presente na série. O ator que dá vida ao personagem se chama Jeremy Ratchford, Jeremy é o mesmo ator que dá voz ao personagem em X-Men: A Série animada. Infelizmente essa é a única semelhança do ator com o personagem, visto que o mutante foi completamente descaracterizado.


⊗ 3. Mansão X

A Mansão X é certamente uma marca dos X-Men, todo fã dos mutantes sempre sonhou em morar em alguma das imensas propriedades de Charles Xavier. Acontece, que a mansão utilizada para representar a Escola Xavier para Jovens Superdotados em Massachusetts aparece muito mais na franquia do que aparenta.

O filme Geração X foi filmado em uma propriedade chamada de “Hatley Castle”, um castelo localizado em Colwood, uma cidade do Canadá, na província de British Columbia. Os filmes X-Men 2, X-Men: O Confronto Final, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Deadpool também usaram o castelo como set para a Mansão X.


⊗ 4. Personagens cortados

Como dito no início dessa lista, a Fox já estava preparada para um possível fracasso desse filme, assim, não contribuiu com um orçamento muito grande. Dessa forma, cortaram todo e qualquer tipo de gasto “desnecessário”, isso inclui personagens bastante relevantes.

Personagens como Câmara, Suplício, Sincro e Escalpo, mutantes que possuem poderes mais complexos e visualmente mais caros, foram cortados. Assim, para suprir a ausência deles, surgiu a ideia de criar os personagens Buff e Refrax especificamente para esse filme, pois seus poderes não eram muito utilizados, portanto, mais baratos. Além dos cortes de personagens, a produção reduziu os poderes de Mondo, Derme e M, de forma que fossem menos visuais.


⊗ 5. Jogo de videogame

Desde sempre é comum que um fã ao assistir uma produção baseada em algum conteúdo da cultura pop, fique esperando que referências da fonte original apareçam. De participações do Lendário Stan Lee, a referências como nomes de personagens em computadores ou até mutantes aparecendo escondidos na tela, os filmes dos X-Men estão recheados de easter eggs. Geração X não é exceção nesse quesito.

Quando Jubileu aparece utilizando seus poderes pela primeira vez enquanto joga videogame em um fliperama, em certo ponto aparece uma máquina do jogo “X-Men”. Também conhecido como X-Men: The Arcade Game, o jogo de 1992 da Konami surgiu inicialmente para fliperamas com base na animação “Pryde of the X-Men”. Uma pessoa aparece com a camiseta do Wolverine nessa mesma cena.


Menção Honrosa
⊗ Emma Frost asiática

A atriz Finola Hughes interpretou a personagem Emma Frost em Geração X, personagem que certamente é o ponto forte do filme. Ainda que em uma cena demonstre poderes que parecem mais da Tempestade do que de Emma, a personalidade sarcástica, firme e destemida da Rainha Branca se assemelha bastante com a personalidade dela nos quadrinhos. Contudo, outra atriz poderia ter ficado com o papel.

Em entrevista, o site SyFy perguntou para o diretor Jack Sholder a razão de contratar uma atriz caucasiana (Heather McComb) para interpretar Jubileu, uma personagem originalmente sino-americana. Jack respondeu que não conhecia os personagens e que o roteiro não indicava a etnia da mutante. O diretor apontou no entanto, a possibilidade de haver uma atriz asiática no elenco, visto que ele fez teste com a atriz Sandra Oh, a Cristina Yang de Greys Anatomy, para interpretar Emma Frost.


Chegamos ao fim dessa lista, você conhecia essas informações sobre o filme? Afinal, Qual a sua opinião sobre Geração X? Diga nos comentários.

Fonte: IMDB