FILMES

Conheça todas as mansões utilizadas como Instituto Xavier nos filmes

Se tem uma coisa que todo fã de X-Men sempre sonhou, foi morar na mansão ou em algum local onde se localiza o Instituto Xavier. Com o decorrer dos filmes, vimos diversas adaptações dessa que, se fosse no mundo real, seria a melhor escola de todo o mundo. Hoje o Un,iverso X-Men mostrará cada uma das mansões utilizadas como Instituto Xavier nos filmes, confira.


⊗ Parkwood Estate – Canadá

Nos quadrinhos e nos filmes, o Instituto Xavier está localizado nos Estados Unidos. Seu endereço fictício é Avenida Graymalkin Lane, n° 1407, na cidade de Salem Center, no Condado de Westchester, Nova York. Na vida real no entanto, as cenas da mansão do primeiro filme dos X-Men foram filmadas em 2 endereços diferentes, um deles se trata da Mansão Parkwood State.

Parkwood State é uma mansão localizada na cidade de Oshawa, na província de Ontário, no Canadá. Uma grande propriedade com mais de 11400 metros quadrados, sendo um dos bens mais valiosos do Canadá. A mansão foi construída entre 1915 e 1917 e possui 55 quartos. Em X-Men: O Filme, somente as cenas externas foram filmadas nessa propriedade. Além de X-Men, inúmeras outras produções foram filmadas neste local, como o filme Chicago e as séries The Boys e Umbrella Academy.


⊗ Casa Loma – Canadá

A segunda mansão a se transformar no Instituto Xavier no primeiro filme dos X-Men se trata da Casa Loma, que na verdade é um castelo. Localizada também no Canada, em Toronto, capital da província de Ontário. A Casa Loma tem cinco acres de jardins. Um túnel subterrâneo liga a ela com o Pavilhão de Caça e com os Estábulos (Garagem, Barracão de Vasos, Baias, Sala das Carruagens e Sala de Arreios). Além disso, ela conta com: salão principal, biblioteca, sala de jantar, estufa, sala de serviço, estúdio, sala de fumo, sala de bilhar, sala de carvalho, suítes, casas de banho, sala redonda, museu, sala jardim, sala dos criados, pista de boliche, campo de tiro, café, piscina, adega e o túnel para o pavilhão. Tudo isso é dividido nos 4 andares do Castelo.

Nesse endereço, a parte externa da casa não foi utilizada no filme. Assim, foram filmadas as cenas internas, incluindo a cena no escritório do Professor X e a cena na sala de aula conduzida por Tempestade. O porão do local foi convertido para a garagem onde há os veículos dos X-Men (cena deletada com Scott). Os salões de Hogwarts de Harry Potter e as Relíquias da Morte também foram filmados na Casa Loma. Para ter uma base do tamanho da propriedade, só o pavilhão de caça da casa tem 407 metros quadrados. Atualmente, o castelo que foi construído entre 1911 a 1914 se trata de um museu.


⊗ Hatley Castle – Canadá

A terceira propriedade a ser utilizada como o Instituto Xavier nos filmes se trata do Hatley Castle. Um castelo localizado em Colwood, uma cidade do Canadá, na província de British Columbia. O diretor Bryan Singer utilizou a propriedade como local fixo do Instituto todas as vezes em que uma mansão foi alugada após o primeiro filme. Assim, X-Men 2, X-Men: O Confronto Final (que Singer filmaria), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e X-Men: Apocalipse foram filmados em Hatley. Outro filme fora da franquia principal, mas também filmado no local foi Deadpool.

Nesse local, as cenas tanto internas quanto externas foram filmadas, assim, cenas icônicas como a invasão do Instituto em X-Men 2 e a cena do Mercúrio em Apocalipse tiveram esse castelo como palco. Vale mencionar, que muito antes da franquia X ir para o cinema, o filme Geração X foi filmado neste mesmo local. As séries Arrow (Arqueiro) e Smallville: As Aventuras do Superboy, além do filme Descendentes, da Disney também usaram o castelo como locação.


⊗ Englefield House – Inglaterra

Quando o diretor Matthew Vaughn foi convidado para ser diretor daquele que a princípio seria o reboot da franquia, ele escolheu uma locação diferente para filmar X-Men: Primeira Classe. Esse local se trata da Englefield House, localizada no Reino Unido, no condado de Berkshire na Inglaterra.

Esta propriedade foi erguida em 1558, grande parte das cenas do filme foram filmadas nesse local. Os treinos ao ar livre, como os de Banshee e Magneto por exemplo, são algumas delas. Não há informações ao certo sobre o número de quartos dessa casa que possui três andares e só o piso térreo possui 699.24 metros quadrados.


Essas são as 4 mansões que foram utilizadas como Instituto Xavier nos filmes. Deadpool 2 teve as cenas do Instituto Xavier filmadas em estúdio, já X-Men: Fênix Negra, além das réplicas em estúdio, as cenas externas mostrando o Instituto eram feitas com computação gráfica.
Qual das 4 locações é sua favorita para representar o Instituto? Diga nos comentários.