SÉRIES

LEGION: 10 Coisas que você não sabia sobre a série

Legion, é uma série de Noah Hawley protagonizada por Dan Stevens no papel de David Haller. Ela é uma adaptação da história de vida do mutante de nível ômega Legião, filho do Professor X. Com 3 temporadas, essa série pode não ser muito popular, mas tem uma qualidade incrível. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com 10 curiosidades sobre a produção.


⊗ 1. Patrick Stewart como Xavier

Desde a primeira Temporada de Legion, houve rumores sobre a possível aparição de Charles Xavier na série, afinal, o Professor X é o pai de David e tem uma participação importante na história do personagem. Os fãs esperavam que Patrick Stewart fizesse uma aparição na série reprisando mais uma vez o papel de telepata, mas não aconteceu.

Patrick Stewart disse que aceitaria o papel na série se tivesse a chance, apesar de já ter afirmado que Logan (2017) seria sua última vez interpretando o personagem. No entanto, Noah Hawley decidiu se concentrar em um Xavier muito mais jovem, asim Harry Lloyd foi escalado. Hawley também considerou fortemente que James McAvoy repetisse seu papel dos filmes, segundo boatos, a escalação não aconteceu por falta de orçamento.


⊗ 2. Syd e Pink Floyd

Sydney Barret é uma importante personagem para a série, em diversos momentos são ações dela que movem a trama. Dentre todos os mutantes que aparecem em Legion, ela talvez seja a mais cinza e complexa. Acontece que o nome dessa personagem tem uma inspiração bem interessante.

No início da série, David é diagnosticado com esquizofrenia. Syd (como é chamada) está na instituição por causa de sua aversão ao toque humano. No entanto, não por coincidência, ela tem o mesmo nome de Syd Barrett da banda Pink Floyd, que teve que deixar a banda depois que ele foi diagnosticado com esquizofrenia.


⊗ 3. Vinte mil léguas submarinas

No sexto episódio da primeira temporada, os membros da divisão 3 estão presos mentalmente devido as ações do Rei das Sombras. Em certo momento, Cary Loudermilk (Bill Irwin) encontra com o Oliver Bird, que ainda não havia se revelado e estava vestindo uma roupa de mergulho para caminhar pelo plano astral. Essa roupa não é usada por acaso.

Ao ver Oliver, Cary o cumprimenta em várias línguas. Esta é uma referência ao livro “Vinte Mil Léguas Submarinas” de Júlio Verne, onde o Professor Pierre Aronnax também cumprimenta o Capitão Nemo em várias línguas, isso porque não sabia qual língua ele falava.


⊗ 4. Episódio a mais

Noah Hawley disse que desde sempre planejou a série com começo, meio e fim. Assim, seguindo seus planos, a série teve três temporadas fechadas. Houve no entanto, tanto conteúdo criado, que foi necessário estender um pouquinho a série além do planejado.

Em algum ponto da segunda temporada, muitas cenas foram filmadas, por isso, muito conteúdo acabou se perdendo na sala de edição para evitar episódios com mais de 60 minutos de duração. Assim, Hawley pediu ao pessoal do canal FX, (onde a série era exibida) a permissão para estender a segunda temporada, com um episódio a mais. Isso para poder usar várias coisas do material que ele considerou necessário para a história.

Assim, a segunda temporada que teria 10 episódios, ficou com 11. O último episódio se trata do embate astral entre David e Amahl Farouk.


⊗ 5. As cores

Nas produções visuais, a utilização de cores específicas é muito comum para causar sensações e estimular os sentidos do expectador. Isso serve como um tipo de “manipulação” para gerar no público a sensação que o diretor ou o criador da mídia quer passar.

A cor vermelha (em tons variados) aparece predominantemente em praticamente todas as cenas da primeira temporada. Mesmo que não em destaque, muitas vezes prestando mais atenção é possível vê-la nas roupas de um personagem ou no cenário. Isso é uma reminiscência de um tema semelhante em O Sexto Sentido (1999). Vermelho é uma cor que normalmente está associada a raiva, violência e também certo nível de insanidade.

Outras cores muito usadas na série são: preto, branco, marrom, laranja, amarelo e verde. A cor amarela também está muito associada a loucura nas produções, não por coincidência ela está presente na clínica psiquiátrica e é a cor dos olhos da versão monstruosa do Rei das Sombras. Verde está normalmente associada a inocência, essa cor é muito presente nas cenas com David, inclusive na batalha no plano astral.


⊗ 6. Lauren Tsai

Lauren Tsai, que interpretou a personagem Switch na terceira temporada da série, nunca havia trabalhado em uma produção de televisão ou cinema. Assim, Legion foi sua estreia como atriz. Antes disso, Tsai era mais conhecida nos trabalhos que fazia como modelo. Mas essas não são as únicas profissões da atriz.

Acontece que Lauren também é ilustradora, ela já fez algumas ilustrações em galerias, lojas como Starbucks, um mural para a franquia Mortal Kombat e também uma capa para a Marvel. Em 2019, Tsai fez a capa variante da primeira edição do quadrinho da Capitã Marvel lançado naquele ano.


⊗ 7. Jon Hamm

O ator Jon Hamm, muito conhecido por seu papel na série Mad Men, produção onde ele ganhou o Globo de Ouro e o Emmy Award de melhor ator, foi convidado para participar de Legion. Ele faz o narrador em sete episódios da série. Acontece que a série não é o único vínculo do ator com o Universo X-Men.

Segundo informações da época, Jon foi originalmente escalado para fazer o vilão Sr. Sinistro na franquia Novos Mutantes. Rumores apontaram que o diretor Josh Boone chegou a gravar algo com Hamm, mas a Fox acabou mudando de ideia com relação ao planejamento para a franquia.


⊗ 8. Lenny

Lenny Busker interpretada por Aubrey Plaza é um dos se não o maior destaque de toda a série. O carisma da atriz, somado ao seu talento, além do incrível roteiro faz desse personagem alguém único. No entanto, o texto da personagem é bastante antiquado, utilizando gírias e jargões ultrapassados, e isso tem um motivo.

O personagem foi originalmente escrito como um homem de meia-idade por volta de seus 50 anos. A produção não alterou o roteiro e as falas do personagem quando Plaza assumiu o papel. Aubrey abraçou a natureza indefinida de gênero da personagem com uma interpretação memorável.


⊗ 9. A cena da cozinha NÃO usou CGI

Uma das cenas mais marcantes da primeira temporada acontece logo no primeiro episódio, quando David perde o controle de seus poderes, e os utiliza explodindo várias coisas na cozinha de sua casa. Caso essa cena fosse feita utilizando computação gráfica ela já seria incrível, mas a filmagem em efeitos práticos (em sua maioria) faz dela algo ainda melhor.

O produtor Noah Hawley explicou que a cena foi filmada utilizando cerca de 30 canhões de ar colocados por trás dos objetos, que criaram a explosão. Eles filmaram com câmeras especiais que filmavam 1000 frames por segundo. Dan Stevens não estava presente na cena, e filmou sua parte isoladamente e então inserido digitalmente.


⊗ 10. O Elenco mentia para Dan Stevens para deixar a série melhor

Em entrevistas de divulgação, o elenco apontou que não havia regras em Legion no sentido do que estava ou não acontecendo e o que era ou não verdade. Isso foi levado tão a sério, que o resto do elenco da série sabia mais informações sobre o enredo do que o próprio Dan Stevens, que era protagonista.

Em entrevista para a Vanity Fair, Stevens apontou que Aubrey Plaza era uma das pessoas que sabiam de muito mais coisas do que ele. Plaza confirmou essa informação, mas também apontou que ela fingia saber muito mais do que realmente sabia, apenas para deixar Dan confuso e perdido como o personagem.


Chegamos ao fim dessa lista, você conhecia essas curiosidades? Diga quais delas você descobriu agora.

Fonte: IMDB