WANDAVISION: Wanda finalmente se torna a Feiticeira Escarlate no MCU
Wanda Maximoff foi uma adaptação polêmica, apesar de ser uma das principais personagens do Universo Cinematográfico da Marvel desde a sua estreia em Vingadores: A Era de Ultron (2015). Isso se deve a mudança na sua origem. Nas HQs, Wanda era uma mutante com a habilidade de alterar as probabilidades e também uma bruxa praticante de magia do caos. No cinema, ela era uma aprimorada com habilidades telecinéticas e telepáticas.
WandaVision apresenta um novo rumo para a personagem e a aproxima da sua versão dos quadrinhos. Ela finalmente se torna a Feiticeira Escarlate que sempre quisemos ver.
⊗ SURGE A FEITICEIRA ESCARLATE
O último episódio traz o fim da jornada de Wanda. Agatha Harkness se aproximou e ganhou a confiança de Wanda com a intenção de roubar os seus poderes. A bruxa sugere que a heroína não sabe como usá-los e que pode consertar os problemas no domo e deixá-la com sua família. Só que isso é uma mentira.
Wanda finge aceitar a proposta e engana a vilã. Ela utiliza um encantamento de runas para impedir Agatha de acessar a sua magia. Wanda então recupera os seus poderes e é neste momento que vemos a sua transformação. A magia do caos cobre a heroína e lhe dá o seu novo uniforme. A tiara surge para coroá-la como Feiticeira Escarlate. Aqui, a diadema parece ser a manifestação do poder supremo de uma bruxa. Wanda prende a vilã e põe fim ao domo, superando seu luto.
O final da série mostra a Feiticeira Escarlate isolada, treinando feitiços com o Darkhold, livro de feitiços que roubou de Agatha.
⊗ ORIGEM MÁGICA
O oitavo episódio revisita a origem de Wanda e o surgimento dos seus poderes. Até então a história que conhecíamos era a de que a heroína ganhou poderes através dos experimentos da HYDRA com a Joia da Mente. No entanto, a verdade é que ela sempre teve poderes. Wanda é uma bruxa e manifestou sua magia pela primeira vez ao impedir a explosão de um míssil, após a morte dos seus pais, e salvar a sua vida e do seu irmão.
Os experimentos serviram como um meio para destravar de forma definitiva a magia que permaneceria reprimida. Porém, apesar de não ser a fonte, a joia serviu para potencializar e ampliar seus poderes, contribuindo para que ela se tornasse a Feiticeira Escarlate.
⊗ MAGIA DO CAOS
Wanda não é uma bruxa comum, ela utiliza magia do caos. Esse tipo de magia torna possível a criação instantânea, além de ser um poder bruto imenso, que permite feitos incríveis sem encantamentos direcionados. Através dessa magia ela criou que alterou a realidade em Westview e criou Visão e os seus dois filhos.
⊗ A FEITICEIRA ESCARLATE
Feiticeira Escarlate é o nome que se dá a bruxa praticante de magia do caos. O oitavo episódio deixa em dúvida se esta é uma categoria rara de bruxas, com a possibilidade de ter existido outras, ou se é uma bruxa em específico. A série traz uma resposta no episódio final. A Feiticeira Escarlate é uma profecia prevista pelo Darkhold, o Livro dos Condenados. É a bruxa condutora de magia do caos, que irá levar o mundo à destruição. É mais poderosa que o Mago Supremo. Ela não nasce, é forjada pelo tempo, e manifesta um poder imenso sem a necessidade de feitiços. Ou seja, é uma pessoa em específico, não um título que várias bruxas usam.
Da mesma forma, ela não nasce com essa habilidade, é forjada pela vida. Wanda nasceu bruxa, mas seus traumas foram os responsáveis por permitir que ela acessasse – ou fosse escolhida – a magia do caos. A profecia então indicava que surgiria uma bruxa capaz de acessar essa habilidade, um feito único, mas não que ela nasceria com essa capacidade.
⊗ MÃE BRUXA?
A série propõe que a sugere que a diferença entre bruxas/os e magas/os é que uma bruxa nasce com habilidade mágica, enquanto uma maga desenvolve essa capacidade com treinamento. Qualquer pessoa pode se tornar uma usuária de magia, conforme vimos em Doutor Estranho, mas uma bruxa possui potencial mágico inato.
Entretanto, isso não significa algo hereditário. A série não sugere que a mãe ou o pai de Wanda possam ser bruxos. Este certamente seria um ponto levantado por Agatha, já que ela estava interessada em descobrir de onde vinha o poder da heroína. Este é um caminho que difere a personagem da sua versão dos quadrinhos.
Atualmente, Wanda é filha de Natalya Maximoff nas HQs, uma bruxa. Ela foi uma Feiticeira Escarlate – lá é uma categoria – e o seu espírito sopra esse nome para Wanda no momento em que ela estava escolhendo o seu codinome.
E você, caro leitor, o que achou da transformação? O que espera da Feiticeira Escarlate no cinema daqui pra frente? Diga nos comentários!