SÉRIES

5 Motivos pela qual vale a pena assistir Wolverine e os X-Men

Wolverine e os X-Men é certamente o desenho menos popular quando se trata das animações ocidentais dos mutantes. Parte disso se dá pelo público achar inferior a X-Men: A Série Animada e Evolution, outra parte se dá pelo título, que dá destaque ao Wolverine, e alguns simplesmente por não gostarem dos traços. Mas mesmo que alguns não achem tão boa quanto as anteriores, não é uma animação ruim. Hoje estamos aqui para apontar 5 razões pela qual vale a pena assistir Wolverine e os X-Men.


Não veja dublado!

Antes de começar a lista, é preciso tocar no ponto da dublagem, pois é um aviso importante. Obviamente você é quem decidirá como assistir ao desenho, pois não estamos aqui para determinar como você deve assistir ao conteúdo. Mas vale citar que grande parte das pessoas que desistiram de assistir a animação, desistiram por causa da dublagem. Esta não é uma crítica a dublagem brasileira, pois acreditamos que ela é uma das melhores do mundo. Contudo, no caso específico de Wolverine e os X-Men, essa dublagem parece extremamente amadora e definitivamente compromete a experiência de assistir ao desenho. Por isso, se você foi uma das pessoas que assistiu ao desenho dublado e desistiu, vale tentar novamente legendado.

Agora sim, fique com a lista dos 5 motivos pela qual vale a pena assistir ao desenho.

⊗ 1. Narrativa diferenciada

Wolverine e os X-Men se inicia com o Instituto Xavier sendo destruído por uma força desconhecida, que faz o Professor X e Jean Grey desaparecer. Esses desaparecimentos são um ponto chave para o desenvolvimento de toda a narrativa da série. Isso não apenas para adicionarem um mistério a trama, mas por permitir que a história seja contada de uma forma que nenhuma outra adaptação animada dos X-Men fez.

A animação usa do recurso de viagem no tempo para seu desenvolvimento em grande parte dos episódios, o expectador tem acesso ao que aconteceu num futuro distante, que acabou causando problemas, algo que precisa ser corrigido. Assim, em um estilo Dias de um Futuro Esquecido, a série apresenta a trama através de um elenco de mutantes no passado, que precisam evitar a extinção dos mutantes no futuro. Outra coisa interessante, é que mistérios apresentados logo nos primeiros episódios, só são revelados muito tempo depois, o que mostra um excelente planejamento.


⊗ 2. Arcos menores dentro do arco principal

Outro ponto de destaque para Wolverine e os X-Men, é algo que é um ponto forte em X-Men: Evolution. Embora exista uma trama principal que vai se desenvolvendo com o decorrer dos episódios, para apresentar os diversos personagens que compõem o elenco da série, temos os arcos menores.

Através desses arcos menores, é possível adaptar várias histórias e elementos famosos nos quadrinhos como, por exemplo, o Mojoverso, Genosha, a Primeira Classe, o Rei das Sombras, a transformação do Arcanjo, Sr. Sinistro e os Carrascos, x23 e a Arma X, Hulk vs Wolverine e até mesmo o Clube do inferno e a Fênix.


⊗ 3. Personagens nunca antes explorados

Não é nenhum segredo para ninguém que X-Men possui uma riqueza de personagens invejável. Existem tantos mutantes interessantes, que para desenvolvê-los é necessário separá-los em diversas equipes nos quadrinhos, que eventualmente se juntam em algumas histórias. Com as animações, no entanto, é necessário focar nos personagens mais populares, isso faz com que muitos outros personagens legais sejam negligenciados. Wolverine e os X-Men dá destaque para alguns deles.

Na série temos não apenas a exploração de personagens já conhecidos, como o lado mais bélico de Noturno, mas o desenho introduziu personagens e elementos que nunca tinham sido adaptados antes. Isso inclui: Dominó, a Genosha de Magneto, Medula, Selene, Pó, Hellion, Tildie, Dra. Kavita Rao e as Cuckoos.


⊗ 4. A Família Real

X-Men: Evolution tem um grande foco no desenvolvimento entre a Feiticeira Escarlate e Magneto. A relação abusiva de Erik com Wanda é foco em alguns episódios, que mostram como Magnus foi um péssimo pai, que chegou a alterar a mente da própria filha. Em Wolverine e os X-Men, temos o foco ampliado não apenas em Wanda, como também na relação de Magneto com Mercúrio e Polaris.

Grande parte do enredo da série se dá com os feitos de Magneto para proteger a mutandade no paraíso de Genosha. Contudo, Erik é o tipo de mutante cujos fins justificam os meios. Assim, a forte personalidade do mutante nível ômega reverbera na relação de Wanda com Noturno, de Pietro com a Irmandade e até mesmo no futuro de Lorna. Todo o arco de Magneto com seus filhos é muito interessante.


⊗ 5. Emma Frost

É engraçado parar para pensar que apenas uma única personagem poderia ser razão suficiente para acompanhar uma animação, mas se você gosta de Emma Frost, essa é a realidade. Emma é considerada por muitos a melhor personagem de toda a animação, e dá vários motivos para isso.

O desenvolvimento de Emma enquanto personagem é algo bastante interessante de ver, algo que até mesmo os filmes poderiam se inspirar. Com o decorrer do desenho, nós vemos Emma passando de vilã para X-Woman essencial, com uma jornada de redenção incrível. Além disso, a relação dela com os X-Men, e principalmente com Ciclope, faz uma completa justiça ao que é visto nos quadrinhos. Durante os episódios também vemos a personagem utilizando seus poderes de forma completamente eficiente, tanto para batalha, quanto para defesa.


Menção Honrosa
As cenas de ação

As cenas de ação ficam como menção honrosa aqui, pois é basicamente o que já se espera de uma animação dos X-Men. Todas as animações cujos mutantes são protagonistas possuem incríveis cenas de ação. Sendo assim, ao invés de descrevê-las, vale a pena deixar um vídeo para você conferir uma luta (ainda que com áudio distorcido). Importante lembrar que esse é um pequeno spoiler da série.


Você chegou a assistir o desenho? Afinal, o que achou dele? Diga o que pensa nos comentários.