SÉRIES

THE GIFTED: Os 12 mutantes mais poderosos da série

No decorrer das temporadas de The Gifted, diversos mutantes poderosos apareceram. Pensando nisso reunimos os 12 mais fortes da série!


Quando a série The Gifted estreou em 2017, certamente agradou diversos fãs dos mutantes e inclusive chamou a atenção de não fãs das franquia. A série parecia seguir uma narrativa alternativa dos filmes, narrando um tipo de “prólogo” direto para os acontecimentos do longa X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Apesar ter chamado a atenção na sua primeira temporada, ao longo da segunda ela não foi tão bem recebida.

A trama perdeu o peso que tinha e os confrontos e dilemas se tornaram pequenos comparados aos da primeira temporada. Esse fato mais a queda continua de audiência resultaram no cancelamento da série no final da sua segunda temporada, onde ao que deu entender, seria de fato o início de Dias de um Futuro Esquecido.

Apesar da série ter sido cancelada, tivemos a aparição de diversos mutantes já conhecidos dos quadrinhos — mas não do grande público — como também o aparecimento de mutantes originais da série. Certamente tivemos aqueles que se destacavam por serem extremamente poderosos, e é disso que trataremos em nossa lista. Confira então abaixo os 12 mutantes mais poderosos de The Gifted!


⊗ 12. DREAMER | BELOS SONHOS | SONYA SUMONSON

A Belos Sonhos nos quadrinhos fazia parte do grupo de mutantes dos Morlocks, possuindo a habilidade de induzir, criar, ler, alterar ou apagar memórias através de uma névoa rosa psíquica que ela liberava ao soprar com seus lábios. Sendo um tipo de poder psíquico, está ligado diretamente ao poder de telepatas completos que são capazes de realizar essa função.

Por ser um poder que está ligado diretamente a intimidade do outro, Sonya ao longo da série era tratada como alguém não confiável e essa relação complicada ficou mais evidente quando ela usou tal poder para implantar memórias falsas na Blink — para fazer ela controlar melhor os seus poderes — e no Agente Turner — ao fazer ele reviver o trauma de perder a sua filha.

Belos Sonhos por ter um poder não-físico, acabou sendo um alvo fácil. Ela tinha o poder de induzir diversos inimigos ao mesmo tempo dentro de sua névoa psíquica, mas isso certamente exigia um controle mais ávido de seus poderes. Ela assim como nos quadrinhos morreu pela mão de humanos: no quadrinhos ao ser alvo de uma overdose mediante seu próprio poder após ser exposta à uma droga que amplificava as habilidades mutantes; já na série ele levou um tiro para causar uma irritação nos irmãos Strucker.


⊗ 11. BLINK | CLARICE FONG (FERGUSON NAS HQs)

Blink foi certamente um dos nomes que mais chamaram as atenções dos fãs quando a série havia sido anunciada. Sendo uma personagem extremamente querida nos quadrinhos e uma das favoritas dos fãs em Dias de um Futuro Esquecido, a personagem foi inserida já no primeiro episódio fugindo do Departamento de Serviço Sentinela após ter tido seus poderes manifestados pela primeira vez em casa.

Possuindo a habilidade de criar portais podendo viajar de um espaço à outro, Blink teve o ápice de seus poderes sendo explorados já nos episódios iniciais da primeira temporada. Clarice possui um dos poderes mais expressivos da série, onde mesmo com seu baixo nível de controle, ela já pode usar tanto para atacar, se defender ou até mesmo fugir.

Infelizmente conforme a série foi avançado, Blink foi uma das personagens que teve seu desenvolvimento colocado de escanteio. Isso certamente foi um dos fatores negativos da série, já que a personagem era um dos pontos altos da série e eles não estavam dando o devido valor para ela.

Ela teve uma “morte” no meio da segunda temporada, e retornou no episódio final vindo de um futuro distante dizendo que algo havia dado errado. O gancho para a terceira temporada mais fiel a narrativa de apoio estava montado, mas infelizmente a série não tinha mais forças para continuar.


⊗ 10. TWIST | AVESSO | REBECCA HOOVER

Rebecca ou Avesso — segundo à tradução da FOX — foi uma personagem um tanto querida quando introduzida na segunda temporada. Sendo uma das mutantes acolhidas pelo Círculo Interno (do Clube do Inferno), Rebecca possuía um tipo diferente de manipulação molecular: ela podia reverter qualquer superfície interna ou externa ao avesso.

Estando antes em clínicas de reabilitação para trabalhar o seu humor e suas condições mentais um tanto quanto instáveis, Rebecca conseguiu achar apoio em Andy ao perceber que ambos dividiam fragilidades em relação ao seus poderes. Em seu treinamento, Rebecca diversas vezes revelava o avesso de objetos inorgânicos, mas se perguntava se conseguiria fazer isso também com pessoas.

Em um dos seus episódios finais, após conseguir reverter ao avesso um forte cofre de metal, Rebecca se sentiu repleta de poder e em um surto de desejo reverteu ao avesso diversos reféns feitos por eles que trabalhavam no Banco Central, matando-os brutalmente. Mais tarde, Avesso pensando ser poderosa o suficiente para desafiar a líder do Círculo Interno, Reeva, tentou atacar à mutante mas foi impedida por Andy, que a jogou contra a parede onde ela teve uma concussão e morreu. Certamente se tivesse maior controle seria uma das mutantes a pegar o top 5 da lista dos mais poderosos.


⊗ 9. PULSE | PULSO | AUGUSTUS

Ele não ficou na série por muito tempo, mas Pulso mostrou uma habilidade incrivelmente útil que provou que ele poderia ser uma ameaça real para os outros inimigos, mutantes ou não. Ele tinha a habilidade de desligar eletrônicos e poderes mutantes. Contra os Serviço Sentinela e seus agentes, isso pode não ter significado muito, e é por isso que ele foi capturado e transformado em um dos Farejadores. E certamente contra outros mutantes, ele era perigoso.

Seu fim nas mãos de Otto Strucker, que não foi afetado pelos poderes de Pulso, embora trágico para o Pássaro Trovejante e o Eclipse (que eram amigos), veio como um duro golpe para os Serviço Sentinela, já que eles não tinham mais aquela poderosa primeira linha de defesa contra seus inimigos mutantes, o que tornou a luta no M-Underground muito mais fácil.


⊗ 8. THUNDERBIRD | PÁSSARO TROVEJANTE | JOHN PROUNDSTAR

Uma das figuras centrais não só em presença como também líder do M-Underground foi o John Proundstar, Pássaro Trovejante, dotado de força sobre-humanas, habilidades regenerativas e extra-sensoriais que beiram a precognição. Ele é um dos trunfos poderosos para o Subterrâneo Mutante, ganhando muito mais destaque que sua contraparte nos quadrinhos — que tem apenas 2 edições de vivência.

Há muitos mutantes mais poderosos do que Pássaro Trovejante, mas muitos desses mutantes não são tão fortes justamente por não possuírem as qualidades que John possui. Como líder, ele é incrivelmente dedicado e leal à causa mutante, o que significa que ele vai lutar até que seu corpo não suporte mais.

Além de ser um ex-soldado americano, John na série demonstrou ter uma certa raiz em sua origem indígena ao mostrar o vigor e a astúcia de seu povo através de suas atitudes. Certamente um mutante formidável!


⊗ 7. ECLIPSE | MARCOS DIAZ

Há mais em Marco Diaz do que parece… Muitas vezes literalmente. Ele pode fazer muito mais do que apenas cegar as pessoas com seus feixes de luz ofuscante. Sua habilidade mutante é a fotosinese, podendo absorver e manipular qualquer tipo de fonte de luz, o que significa que ele pode simplesmente iluminar uma salão ou ou cortar vigas de concreto com seus lasers. Claro, por mais impressionantes que esses poderes sejam, eles são apenas metade do que o torna forte.

Ele é compassivo e severo, que são qualidades importantes em um líder. Ele não é fisicamente forte como o Pássaro Trovejante, mas ele também não se esquiva de uma luta. Dito isso, ele geralmente se deixar ser capturado ou derrotado, por ser um excelente combatente. Eclipse sabe o potencial de seus poderes e de como ele pode usar para ferir outros, ainda assim sua virtude o impede de ser imprudente.

A quem diga que o Eclipse é um mutante análogo ao Mancha Solar — personagem que também apareceu na adaptação de Dias de um Futuro Esquecido — mas como Novos Mutantes estava em pré-produção na época da série, a escolha do personagem potencialmente foi barrada mediante o uso dele em outra mídia. Se você colocar na balança ambos os personagens, perceberá que não há muitas diferenças reais entre eles.


⊗ 6. AIDE

Aide é certamente um dos mutantes mais poderosos dessa lista, possuindo como poder a biocinese. Sendo um homem de de poucas palavras sendo ordenado a seguir ordens de Campbell. Sem qualquer tipo de contato, Aide foi capaz de causar derrames em diversos inimigos ao longo de suas aparições.

Seu controle sobre a vida não foi usado apenas de forma ofensiva. Ele foi capaz de curar as pessoas também, como vimos com o Dr. Campbell e suas feridas de queimadura sendo curadas. Não foi o melhor ou mesmo o trabalho de cura mais rápido, mas definitivamente fez o truque. Aide não chegou a exercer o poder sobre a vida e a morte — como sua contraparte mutante, o Elixir, é capaz — mas ele já chegou a muito próximo disso.


⊗ 5. REED STRUCKER

Reed Strucker passou a série quase toda sendo um pai que buscava proteger seus filhos mutantes do Serviço Sentinela, no entanto o seu plottwist se deu na segunda temporada, quando descobrimos que seu pai usou um soro para neutralizar o poder mutante do seu filho. Reed assim como seus filhos possui a habilidades voltadas para a manipulação molecular, tendo ele exclusivamente a Desintegração Molecular.

Com seu poder, Reed começou a desintegrar de forma inconsciente tudo o que ele tocava. Por ter permanecido anos com seu poder suprimido, quando finalmente seu poder foi revelado todo o desenvolvimento veio forma expressiva. Ao final da segunda temporada, sabendo que seus poderes estavam tomando um rumo onde ele já não mais conseguia controlar, decidiu descarregar de vez o que ele estava contendo no prédio do Círculo Interno, desintegrando de vez o prédio até o chão em uma enorme explosão.

Caso o Reed tivesse a oportunidade de controlar seus poderes desde quando a sua descoberta, certamente esse fatídico evento não teria acontecido e ocasionalmente seria considerado um dos mutantes mais poderosos da série, entrando potencialmente no top 3.


⊗ 4. AS CUCKOOS | ESME, SOPHIE E PHOEBE

Se o início da série foi um verdadeiro deleite para os fãs dos mutantes, o fim da sua primeira temporada certamente foi uma fartura! As Cuckoos quando apareceram na série causaram um verdadeiro caos mostrando o verdadeiro poder de um mutante psíquico, controlado aliados e inimigos para seus benefícios próprios.

A primeira Cuckoo a aparecer foi a Esme — e ela sozinha já era muito poderosa —, no entanto quando ela se juntou com suas outras irmãs após resgatá-las do Serviço Secreto, mostrarem ser virtualmente imbatíveis. Elas poderiam dominar completamente as mentes dos outros, assim como fizeram para escapar dos humanos. Esme, Sophie e Phoebe são bem próximas, manipuladoras e dotadas de habilidades assustadoras. Certamente é fácil dizer que à poucos mutantes nessa lista que poderiam enfrentá-las.


⊗ 3. POLARIS | LORNA DANE

Mesmo que nunca seja explicitamente declarado na série, os fãs sabem que Polaris é a filha de Magneto — e a própria série deixa isso “evidente” em alguns momentos. Ela provou ser tão poderosa e capaz de causar grandes níveis de destruição como seu pai, como quando puxou o avião levando o Senador Montez e o Dr. Campbell do céu ao solo partindo a meio.

Dado que o metal pode ser encontrado em quase todos os lugares, a ameaça que Polaris representa para todos deve ser óbvia. Mesmo as coleiras anuladoras de gene-x usadas pelos Serviço Sentinela não a impediram de usar seus poderes.

Polaris certamente foi uma das personagens melhor adaptadas na série, e essa é uma das razões pela qual ela é foi uma das mais poderosas mutantes que qualquer outro no programa.

É por isso que ela liderou o M-Undergroud quando necessário, e por isso as irmãs Cuckoos estavam tão empenhadas em convencê-la ao Círculo Interno… E é por isso que ela quase destruiu uma cidade quando estava em trabalho de parto.


⊗ 2. LAUREN E ANDY STRUCKER | FENRIS 2.0

Andy e Lauren, certamente os protagonistas da série, são obviamente um dos mutantes mais poderosos The Gifted. Ambos possuem a mesma fonte de poder, a manipulação molecular, mas funcionam de forma diferente para os dois. Andy possui um poder que certamente seria considerando telecinese a primeira vista, mas seu poder estar intimamente ligado a repelir a matéria, causando fortes explosões e poderosas rajadas de poder.

Sua irmã Lauren por outro lado, possui um poder totalmente inverso ao do seu irmão podendo agrupar a matéria. Isso significa que ela pode reunir moléculas próximas para poder criar escudos de forças. Na própria série é dito que Lauren utiliza bastante moléculas de ar ou água usar seus poderes, mas que com esforço ela poderia reunir outros tipos de matérias. Seu poder também já se mostrou bastante ofensivo quando ela passou a criar discos de força para cortar objetos.

No entanto o maior trunfo deles é quando estão juntos e de mãos dadas; seus poderes trabalham em sinergia para possuir um poder devastador: a desestabilização molecular, um poder bruto de energia infinita capaz de destruir prédios com facilidade. Os poderes de ambos irmãos são frutos de estudos genéticos realizado por seus bisavós, os Fenris, que não queriam que seus poderes fossem perdidos.


⊗ 1. OS FENRIS

Os Fenris são claramente os mutantes mais poderosos da série. Andrea e Andreas Von Strucker são mutantes gêmeos que tiveram seu auge mutante durante a segunda guerra. Eles eram as armas mutantes nazistas perfeitas contra os inimigos, utilizando os feitos da sinergia mutante para potencializar os seus poderes e disparar rajadas infinitas de poder.

Andreas é o pai de Otto, que também é o pai de Reed que é pai de Lauren e Andy. E afim de prolongar os genes poderosos da família Strucker fizeram modificações genéticas em seus descendentes para manter tais habilidades. Eles apareceram poucas vezes, certamente, mas no pouco que nos foi mostrado já revelava o quão fortes eles eram.


⊗ MENÇÃO HONROSA: MAGNETO!

Magneto é um personagem que não apareceu propriamente na série, mas que foi mencionado diversas vezes como sendo uma “entidade” presente. Em determinado momento da série uma medalha do Magneto é deixada à Polaris em seu aniversário, dando a entender que o Rei do Magnetismo estava presente e vigiando a filha, mas se mantendo distante por motivos desconhecidos. Mas que claro, certamente Erik entraria na lista justamente por ser a superpotência mutante que ele sozinho representa.


Mas e vocês caros leitores, o que acharam da nossa lista? Conhecem outros mutantes poderosos que apareceram na série mas que não foram listados? Comente abaixo!

Caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!