QUADRINHOS

X-MEN: Você sabe o significado do nome da equipe?

Os X-Men são um dos grupos de heróis mais conhecidos da cultura pop. Ao longo de quase 60 anos, eles dominaram os quadrinhos, animações, jogos e o cinema. Independente da mídia, você certamente se deparou com os discípulos de Charles Xavier enfrentando Magneto e lutando pela coexistência pacífica entre mutantes e humanos.


A equipe certamente é bastante popular. Mas será que você sabe o significado por trás do nome X-Men? A crença popular diz que o nome do grupo vem do próprio Professor Xavier. Essa ideia até mesmo apareceu nos filmes e na série The Big Bang Theory. Porém, isso não poderia estar mais errado.

⊗ O X É DE QUE?

Em 1963, chegava ao mundo a primeira história da equipe, pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby. A edição foi responsável por apresentar a primeira formação do grupo, composta por Anjo, Ciclope, Fera, Homem de Gelo e uma nova integrante, a Garota Marvel – mais conhecida pelo seu nome civil, Jean Grey.

O Professor Xavier apresenta sua escola e a equipe para a jovem enquanto explica o que são mutantes. Tanto ele, quanto Jean Grey e os demais estudantes, são diferentes dos humanos comuns, por conseguirem fazer coisas que os outros não conseguem. Eles possuem um poder EXTRA e esta é a razão pela qual Charles batizou o seus alunos de X-Men (EX-MEN), basicamente, homens com um poder extra ou homens extraordinários (EXtraordinary-Men). Alguns podem achar o nome da equipe machista, mas esse é um assunto para outro momento.


Mais tarde, nós descobriríamos que esse poder extra advém de um gene extra: o Gene X. Esta característica genética é o que distingue humanos e mutantes. Esta pequena diferença genética transforma os mutantes (ou Homo Sapiens Superior) no próximo passo evolutivo da humanidade. Ela é responsável por lhes conceder poderes e também por fazer com que sejam perseguidos por humanos, seja pelo preconceito ou pelo medo de serem substituídos por oura espécie.


⊗ A ORIGEM DOS MUTANTES

As histórias da Marvel sempre foram influenciadas pelo o que acontecia no mundo. Capitão América com a Segunda Guerra Mundial, Quarteto Fantástico com a exploração espacial, e O Incrível Hulk com o medo da radiação nuclear.. Com X-Men não poderia ser diferente.


Os X-Men lutam contra o preconceito e para se encaixar na sociedade. Essa ideia teve como inspiração a luta dos negros pelos direitos civis nos anos Estados Unidos dos anos 60. Hoje em dia essa ideia parece estranha ao considerarmos que o grupo original era composto por adolescentes brancos. Essa ideia ganhou mais força com Chris Claremont, que assumiu as histórias nos anos 70, e transformou a dualidade Professor X e Magneto em uma analogia a Marthin Luther King e Malcolm X. Ao longo dos anos, a equipe também se tornou uma referência e analogia a outros grupos sociais discriminados, como imigrantes e pessoas LGBTIA+, e também pelo sentimento de estranheza e mudanças da adolescência.


Embora as causas sociais tenham sido a grande inspiração para a criação da equipe, outra motivação de Stan Lee para a criação dos mutantes foi a preguiça. Isso mesmo. O quadrinista estava cansado de criar histórias de origem e os mutantes foram um jeito para que ele não precisasse fazer mais isso, por eles já nascerem com super-poderes. No entanto, essa ideia acabou não sendo de grande ajuda, já que os X-Men foram um fracasso comercial e o título até mesmo foi cancelado por alguns anos.

E você? Sabia dessa história?