OUTROSQUADRINHOS

10 personagens de My Hero Academia que parecem inspirados em X-Men

Embora os desenhos ocidentais com super-heróis sejam bastante famosos aqui, isso não acontece muito com os animes do mesmo gênero. No entanto, 2 deles se tornaram muito populares no país nos últimos anos, One Punch Man e My Hero Academia. Esse último inclusive, conta a vida de estudantes com superpoderes, em uma escola para super-heróis, algo que por si só já lembra os X-Men. Além do enredo, há alguns personagens do anime que possuem poderes muito semelhantes aos de mutantes, confira uma lista com 10 deles.


⊗ 1. Froppy – Groxo

Ser um híbrido de um animal com um humano comum é algo que acontece bastante em diversas obras da cultura pop. lobisomens, centauros, harpias e sereias são alguns dos mais conhecidos. No entanto, o híbrido de humano com sapo é algo bastante específico, Groxo é um dos mutantes mais antigos a aparecerem nas HQs, Froppy poderia muito bem ser uma parente próxima.

Todos os poderes que o mutante Mortimer Toynbee possui, a heroina Tsuyu Asui também tem. Habilidades relacionadas aos anfíbios como por exemplo, saltar grandes distâncias, grudar nas paredes, estender a língua, cuspir uma substância pegajosa e tóxica se encaixam nos poderes de ambos os personagens. A diferença principal entre eles fica por conta de Froppy possuir um poder que groxo não possui, o de se camuflar alterando a cor de sua pele, assim como os sapos fazem.


⊗ 2. Lemillion – Lince Negra

Quando se trata de intangibilidade, poucos personagens são tão icônicos e memoráveis quanto a mutante Kitty (atualmente Kate) Pryde. Ela está nos quadrinhos desde os anos 80, mas aparentemente, agora ela possui uma contra-parte tão interessante quanto ela para dividir os holofotes.

Mirio Togata é um personagem inteligente, otimista, com um senso de humor apurado, confiável e um combatente extremamente competente. Só essas qualidades já colocam os personagens como semelhantes não? Ainda assim, a maior semelhança se dá pelo fato de Mirio também possuir o poder de intangibilidade. Assim como Kitty, Mirio também não consegue respirar ou enxergar quando está utilizando seus poderes. Há algumas coisas que distinguem os personagens no entanto, a permeabilidade (como é chamada a habilidade do herói) não é tão desenvolvida, assim, sempre que ele utiliza seus poderes em seu corpo inteiro, caso não esteja utilizando uma roupa especial, ele fica completamente nu. Outra diferença, é o fato de Lince Negra interagir com as moléculas do ar podendo flutuar. Além disso, as habilidades de Kitty se estendem a outras pessoas, as de Lemillion não.


⊗ 3. Tetsutetsu – Colossus

Esse é um caso onde os personagens possuem sim os mesmos poderes, mas personalidades exatamente opostas. Enquanto Colossus (normalmente) se mantém centrado, calmo, tentando resolver as coisas sempre da forma mais pacífica, Tetsutetsu parece querer resolver tudo quase sempre na base do soco.

São duas personalidades bastante interessantes para se dar um poder tão específico. Ambos os personagens possuem a capacidade de cobrir o próprio corpo com aço, aumentando assim, significativamente tanto o poder defensivo, quanto o poder ofensivo.


⊗ 4. Hawks – Anjo

Um herói rico, bem apessoado, popular, com uma extrema preocupação com sua própria aparência, chegando as vezes parecer se importar mais com reputação do que com o bem estar da população. Essa ja foi personalidade de Warren Worthington III anos atrás, mas essa descrição poderia se encaixar a Hawks.

Em essência, ambos os personagens possuem o mesmo poder, são virtualmente anjos. Quando dominado pela personalidade e aparência do Arcanjo, Warren tem a habilidade de lançar suas penas em forma de lâminas. Hawks também lança suas penas, contudo, essas são as únicas semelhanças entre eles. Hawks consegue controlar cada uma de suas penas, lançando-as para salvar pessoas, para aumentar a velocidade de aliados e até mesmo endurece-las para utiliza-las como espadas. São habilidades que poderiam ser inseridas no mutante.


⊗ 5. Twice – Homem Múltiplo

Nesse caso, a semelhança entre os poderes não é exatamente muito grande. O que torna eles parecidos é a forma como o vilão de My Hero Academia costuma utilizar os poderes, se tornando parecido com o mutante.

Twice possui a habilidade de duplicar qualquer coisa a qual ele saiba o tamanho exato, seja um objeto ou ser vivo. O que torna o personagem semelhante ao Homem-Múltiplo, é o fato dele fazer duplicatas de si mesmo, assim como o mutante que possui a habilidade de se clonar. Um evento traumático no entanto, fez com que Twice acabasse ficando confuso sobre ser ou não o original, dessa forma ele desenvolveu um Transtorno dissociativo de identidade. Esse fato faz o personagem bastante semelhante a um ex-mutante bastante conhecido, Deadpool.


⊗ 6. Fat Gum – Blob

Embora os detalhes de como seus poderes funcionam sejam muito diferentes, o herói profissional Fat Gum e o vilão Blob tem uma característica que os fazem bastante semelhantes. Ambos possuem poderes que utilizam a própria gordura corporal como vantagem em combate.

Tanto Blob quanto Fat Gum possuem uma pele que devido a gordura é bastante resistente, repelindo os mais diversos tipos de ataques, além disso, possuem força sobre-humana. A diferença na utilização dos poderes fica na parte em que Fat-Gum consegue absorver dentro de sua gordura objetos e pessoas, enquanto Blob altera o campo gravitacional ao seu redor para não ser movido.


⊗ 7. Phantom Thief – Vampira

Esse é um caso onde a ligeira diferença entre os poderes, torna o todo completamente diferente. Enquanto uma precisa estar sempre tomando o maior cuidado possível para não se ferir e não ferir outras pessoas, o outro pode utilizar seus poderes de forma plena a seu bel prazer.

Neito Monoma, também conhecido como Phantom Thief e Vampira têm a habilidade de “pegar emprestado” os poderes dos outros por certo período de tempo após tocá-los. No entanto, enquanto Vampira absorve além das habilidades, a força vital e as memórias daqueles que ela toca, o jovem Neito Monoma só se apropria do poder. Outra diferença, é que enquanto Vampira pode absorver os poderes de diversos mutantes ao mesmo tempo, Monoma copia apenas uma habilidade por vez.


⊗ 8. Jurota – Fera

Um super-herói muito educado, inteligente, que utiliza óculos de grau, muito forte fisicamente, com uma fera interior que ele reluta para aceitar, que modifica sua aparência completamente, deixando-o monstruoso como uma besta. Essa é a descrição de Hank McCoy, contudo, também se encaixa muito com Jurota Shishida.

Esse é um caso onde a inspiração parece bastante clara, afinal, o nome da individualidade de Jurota é “Beast”, o codinome de Fera em Inglês. Além disso, Shishio também se escreve com um Kanji da palavra em japonês “fera” quando o comum é utilizar o simbolo para a palavra leão.


⊗ 9. Kaminari – Cólera/Frenético

Nem mesmo os Morlocks ficaram de fora dessa lista, isso porque o personagem Denki Kaminari e o mutante Ray Carter possuem habilidades bastante parecidas. Tanto o habitante dos subterrâneos quanto o aprendiz de super-herói possuem afinidades elétricas.

Ray pode gerar e controlar raios e pulsos de energia elétrica. Ele faz isso absorvendo e manipulando as energias de todo o espectro eletromagnético. Já Kaminari, possui uma individualidade chamada de “eletrificação”, com ela, o jovem pode gerar eletricidade de todo o seu corpo, inclusive em direção ao inimigo. Se compararmos com a versão de X-Men: Evolution, os personagens são ainda mais parecidos.


⊗ 10. Present Mic – Banshee

Aqui temos duas figuras que além de serem super-heróis, possuem uma patente hierárquica dentro de uma escola. Present Mic ou Hizashi Yamada é professor da Academia U.A, que treina jovens aspirantes a heróis. Enquanto Sean Cassidy, o Banshee foi vice-diretor do braço do Instituto Xavier, a Academia Massachusetts. Mas é claro que essa não é a única semelhança entre eles.

Tanto o mutante Irlandês quanto o herói japonês possuem habilidades que têm a ver com a voz, e elas são praticamente idênticas. Ambos os heróis podem amplificar o volume de suas vozes causando uma imensa rajada sônica que afeta as pessoas ao redor. A diferença entre eles está no uso das habilidades, Present Mic pode apenas criar as rajadas de som, enquanto Banshee além desse uso, também usa a voz para criar sonares, escudos e até mesmo voar.


Chegamos ao fim de nossa lista, que foi inspirada em uma ideia do CBR. Você conhece mais algum heroi de My Hero Academia que possui poderes semelhantes aos de um mutante? Diga nos comentários.