FILMES

XMEN20: Listamos 12 curiosidades do filme X-MEN 2 (2003) PARTE 2

Após a lista de curiosidades de X-Men (2000) PARTE 1 e PARTE 2, além é claro, da lista de X-Men 2 (2003) PARTE 1, listamos agora PARTE 2!


Sem dúvidas nenhuma X-Men 2 é um dos filmes que mais agregaram aos X-Men. Mesmo hoje, com diversos filmes dos mutantes lançados, ele entra fácil no RANK TOP 3 filmes dos X-Men. Há alguns meses lançamos uma lista contendo curiosidades sobre o segundo filme, agora faremos a PARTE 2 dessa lista.

Confira abaixo!

⊗ 1. CHIARA ZANNI, A DUBLADORA DA JUBILEU EM X-MEN: EVOLUTION

Logo no início do filme, um pouco antes da icônica cena do Noturno, vemos um grupo de turistas e uma guia apresentando as estátuas e o significado dos quadros na Casa Branca. A guia é na verdade Chiara Zanni, uma atriz que no exterior é muito conhecida por ter dublado diversos personagens de animações, sendo uma delas a Jubileu em X-Men: Evolution.

Infelizmente a Jubileu não vingou nessa animação e se quer a personagem presente no filme, que inclusive, teve uma cena cortada usando seus poderes no museu. Você pode conferir ela logo abaixo:


⊗ 2. O ASSASSINATO DO PRESIDENTE AMERICANO

Ainda nessa cena, o diálogo que a guia estava narrando é referente a uma das cartas de Abraham Lincoln. Enquanto que o Noturno, por outro lado, pairava sobre o quadro de John F. Kennedy e sendo fitado pelo próprio Lincoln. Acontece que ambos presidentes americanos foram assassinados em seus devidos mandatos, afinal eles representavam um novo tipo de progresso para o povo.

E durante o decorrer da cena, a missão do Noturno era justamente assassinar o presidente americano afim de causar uma revolução antimutante na nação americana, mas é impedido. No entanto, ao final do filme o progresso é positivo e parece favorecer aos mutantes. É uma pena que o plot não é continuando no terceiro filme. Aquelas curiosidades!!


⊗ 3. NOTURNO vs SOBRENATURAL (FILMES)

Mesmo que não tenha uma confirmação oficial sobre, é interessante notarmos que a um certo impacto referencial entre as cenas do Noturno e os momentos de jumpscare no filme Sobrenatural (Insidious – 2010) do James Wan.

O diretor que fez seu nome em cima de filmes de terror – mas que também já se aventurou em filmes de quadrinhos como Aquaman por ser muito fã, parece que usou alguns ângulos e takes do Noturno do Bryan Singer em seu próprio filme. Esperamos que ele fale sobre isso em algum momento.


⊗ 4. JEAN GREY ADQUIRIU PRECOGNICÊNCIA NO FILME

Essa aqui é difícil de perceber. Na cena do museu, quando os professores levam as crianças para um passeio histórico Jean Grey começa a ter certos conflitos com sua telepatia, ouvindo as vozes de todos os presentes… Acontece que isso não é verdade. Jean na verdade desbloqueou um tipo de precognição.

Durante a cena é possível ouvir um “to the shelter“, que é o diálogo presente na cena do Noturno falado por um dos guardas; também podemos ouvir um “NO! NO!“, que é quando o Wolverine se ver impedido de falar com seu criador mediante uma parede de gelo construída pelo Bobby no ataque à mansão; também ouvimos um “they gonna kill him” que é uma das falas da Vampira durante também a invasão à mansão e por fim um “don’t do that” que é uma das falas do Ciclope ao final do filme, na cena do seu sacrifício.

Mais tarde, isso influencia até mesmo em Dias de um Futuro Esquecido ao sugerir que a consciência é uma força onipresente no universo dos filmes, e pode perpetuar em qualquer momento do tempo, seja no passado ou no futuro – e vimos isso refletir no próprio Wolverine tendo sua mente mandada ao passado ao longo do filme.


⊗ 5. JEAN GREY SEMPRE VENCE NO XADREZ
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-5

Assim como no primeiro filme (e nós relatamos isso em nossa lista de curiosidades PARTE 2 de X-Men 1), um especialista em xadrez analisou o jogo visualizando as atuais peças do tabuleiro entre Professor X e Jean Grey, e segundo ele, o jogo do Professor é sempre o mesmo (o de valorizar peças, por menores que sejam), enquanto o de Jean é de sacrificar a sua rainha.

E por mais que a Jean sacrifique sua rainha – que no xadrez é a peça mais importante do tabuleiro em termos de possibilidades de jogadas – ela sempre chegaria ao check mate. Ou seja, Jean Grey prevalece seu time como campeão, mas sacrificando o mais poderoso ali presente… Coincidência? Eu acho que não.


⊗ 6. A PRODUÇÃO DO FILME PRESENTE NO LONGA
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-6

Essa aqui é uma curiosidade dentro da curiosidade. Em nossa primeira lista de X-MEN 2 falamos sobre o direitor Bryan Singer fazer um cameo nessa cena (é ele empurrando a cadeira de fibra de plástico do Professor). Acontece que tinha muitos mais nomes da produção aqui.

Nos cartões de informação dos guardas, além de Bryan Singer (o diretor e roteirista do filme) também aparece os nomes de Tom Desanto ( produtor executivo), aparece Michael Doherty e Dan Harris (que são os co-roteiristas) e também o nome L. Donner (fazendo referência a Lauren Shuler Donner, uma das produtoras executivas do filme).


⊗ 7. FÊNIX EM TODOS OS LUGARES
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-7

Nos pequenos detalhes, ela estava lá, a Fênix! A Entidade Fênix que outrora possui Jean Grey como sua avatar nos quadrinhos faz inúmeras referências aqui ao longo do filme. Seja no colar da Jean com ela “repousada”, nas jaquetas da Grey com ela “ascendendo” ou na camisa do irmão do Bobby mostrando que minutos depois iria mostrar traços majestosos do seu poder.

Por mais que na primeira trilogia a Fênix seja tratada como uma extensão dos próprios poderes da Jean, a produção caprichou em esconder a Fênix em referência. Caprichou tão bem que essa é a nossa próxima curiosidade.


⊗ 8. JEAN GREY FOI TOTALMENTE APAGADA NA DIVULGAÇÃO
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-8

Hoje em dia é comum os trailers serem feitos comercialmente para vender um filme – mesmo que isso custe apresentar as melhores cenas de ação ao longo dos seus poucos minutos. Acontece que a produção na época reduziu a Jean Grey no marketing.

O interessante que, Jean Grey foi uma das figuras mais importantes no segundo filme, basicamente toda a narrativa do filme se baseia tanto em seu desenvolvimento no filme até o fim, com seu sacrifício final e salvando todos. Mas a produção soube guardar esse trunfo tão bem, que não só reduziram ela no primeiro trailer, como até mesmo nos materiais promocionais a Jean era até colocada de lado. Essa estratégia faz falta nos dias de hoje.


⊗ 10. O FAXINEIRO E A MÍSTICA
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-9

Essa é uma das cenas onde a Mística usa o seu poder para acessar as instalações do governo atrás de informação, e no fim acaba que quase sendo desmascarada pela Lady Letal, que estava no local, mas antes ela se disfarça de faxineiro, o mesmo que limpava o ambiente antes de ela entrar. Mas logo depois ela cruza com esse mesmo faxineiro no corredor, ainda transformada como ele.

Mas aqui não houve nenhum truque de edição ou coisa do tipo, foi a velha genética. O ator que faz o faxineiro na verdade são dois, Alfonso Quijada e Rene Quijada, gêmeos que a produção conseguiu para resolver essa artimanha durante a cena. Espertos não?


⊗ 11. “QUANDO ESSA GENTE VAI APRENDER A VOAR?”
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-10

Quando o X-Jato está prestes de se colidir ao chão, Magneto – acompanhado de Mística, pega a Pássaro Negro e solta a frase “Quando essa gente vai aprender a voar?”. Erik não podia ser mais cirúrgico. Essa cena é uma crítica a própria produção da FOX, que não tinha dado um orçamento o suficiente para o filme.

No longa, tanto Jean, Ororo quanto Vampira são personagens que nos quadrinhos conseguem usufruir da liberdade dos seus. E infelizmente por conta do orçamento, muitos desses momentos de voo que agregariam ao filme tiveram que ser cortados antes mesmo de virar uma ideia para o roteiro. Uma pena que hoje é apenas mais uma das curiosidades.


⊗ 12. AS SENTINELAS VS X-MEN
X-MEN-2-CURIOSIDADES-PARTE-11

Essa aqui é mais uma das curiosidades que poderiam ter ido para o filme, mas que não foram por questões de orçamento. Segundo Singer em uma entrevista, a ideia em X-Men 2 era apresentar não só um dos maiores inimigos dos mutantes, a humanidade, como mostrar o quão ruim o pior deles poderia fazer pra eliminar uma espécie, a criação das Sentinelas.

No concept a criação das Sentinelas seria algo apresentado ainda durante o segundo filme, com uma ou mais exemplares demo das Sentinelas atacando os mutantes na invasão do Instituto, e mais tarde, ao final do filme seria considerado que as Sentinelas seriam o maior trunfo da humanidade.

Infelizmente só pudemos ver essas figuras ancestrais dos X-Men em Dias de um Futuro Esquecido. Apesar do longo tempo de espera, foi interessante ver o Singer podendo colocar sua ideia 11 anos depois após o lançamento de X-Men 2, justamente em seu retorno a direção dos filmes.


Estas são apenas algumas das curiosidades do filme, conhece outras? Nos diga nos comentários e talvez montamos uma PARTE 3. Caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTE: New Rockstar