QUADRINHOS

Entenda como Moira se revelou uma mutante e se tornou protagonista dos X-Men

A Dra. Moira MacTaggert, mais tarde conhecida como Moira X, é uma das cientistas mais fiéis ao grupo dos X-Men. Ela fez a primeira aparição nas HQs em 1975, quando começou a trabalhar com os mutantes e teve um romance com o Professor Xavier. A personagem ganhou espaço até mesmo em alguns dos filmes da franquia e tem uma história muito mais importante do que os fãs imaginavam, sendo responsável inclusive pela criação do grupo liderado por Xavier.

Principal cientista no estudo da genética de mutantes, Moira MacTaggert conheceu Xavier ainda na Universidade de Oxford, quando realizava pesquisas sobre poderes e mutações. Foi neste momento que o caminho dos dois, tanto amoroso como profissional, começou a se unir. Essa história é contada na edição 96 da Uncanny X-Men, que começou a ser distribuída em 1963 pela Marvel Comics. Moira surge como uma espécie de governanta da mansão X.

Na trama, a cientista teve uma vida complicada e de muito sofrimento. Todos sabem que X-Men é conhecido por tocar em alguns assuntos polêmicos da sociedade, como explica esse artigo do portal Omelete. No universo de Uncanny X-Men, Moira foi casada com o político Joseph MacTaggert, mas acabou sofrendo nas mãos dele, sendo abandonada ainda grávida. Ela tem um filho mutante, chamado Kevin, e cria a Ilha Muir para tentar curá-lo.



Esse filho acaba se tornando Proteus, um dos vilões mais importantes de toda a saga X-Men. A história de Moira sempre é conectada à do Professor Xavier, principalmente pelas pesquisas que realizavam em conjunto. A personagem possui alguns finais trágicos em diferentes arcos. Na segunda edição de X-Men Volume 2, por exemplo, ela acaba morrendo na tentativa de encontrar uma cura para o Legacy vírus.

Moira no cinema

A importância da personagem no universo de X-Men foi reconhecida também nas adaptações para o cinema. Em 2006, a atriz britânica Olivia Williams fez o papel de Moira MacTaggert em X- Men 3: O Confronto Final. Entretanto, foi na atuação de Rose Byrne que a personagem ganhou mais evidência. A premiada atriz foi responsável pelo papel nos filmes X-Men: Primeira Classe, de 2011, e X-Men: Apocalipse, de 2016.

Uma nova história

Após aparecer no filme de 2016, a personagem Moira acabou ficando fora de Logan e X-Men: Fênix Negra. Porém, ela virou protagonista em um novo arco das HQs de 2019, mostrando que ainda há muita história para ser contada.

moira_mctaggert_xmen2

Na segunda edição de House of X, escrita por Jonathan Hickman e lançada no ano passado, a cientista teve o passado explorado de maneira mais completa. Moira, na verdade, é uma mutante que tem o poder de ressuscitar. Por isso, ela já viveu diferentes vidas e possui muita sabedoria sobre a história dos mutantes. Na edição também é contado que ela foi responsável por ajudar Xavier na criação dos X-Men.

Um resumo da história

Por muitos anos Moira MacTaggert foi tida como uma grande aliada humana da causa mutante. Em House of X #2, que chegou nas bancas americanas na última quarta-feira (07), tivemos uma grande revelação: Moira é, na verdade, uma mutante!




Como o nome de “The Curious Case of Moira X” (O Curioso Caso de Moira X), a edição nos revela que Moira é uma mutante com a habilidade de reencarnar todas vezes em que morrer. No momento de sua morte, sua consciência viaja no tempo e retorna para ao ventre de sua mãe, permitindo que ela reinicie sua vida, mantendo todas as lembranças e aprendizados do que viveu.

Moira passou por dez vidas, e ao longo de todas elas, a sua percepção sobre os mutantes mudou radicalmente. Na sua primeira, levou uma vida normal, casou, teve 8 filhos e faleceu aos 74 anos. Na sua segunda, renasceu no útero da sua mãe, com a sua consciência e memória disponíveis ainda em fase fetal. Por conta disso, foi vista como uma criança prodígio. Sem entender a sua condição, a personagem acreditou que havia sido amaldiçoada.

Ela conheceu Charles Xavier na faculdade, mas não tiveram nenhum contato próximo. Anos mais tarde, assistiu ao discurso que ele fez na televisão, onde revelou que era um mutante. Neste momento, Moira entendeu o que era. Com o objetivo de encontrá-lo, ela pegou o primeiro voo que encontrou para os Estados Unidos, porém, o avião caiu no oceano.

house-of-x-2

Na sua terceira vida decidiu investir na carreira científica, focando em antropologia e genética. Pensou em procurar por Charles mais cedo, no período em que estavam na faculdade. Mas a sua insatisfação com seus poderes juntamente com a arrogância dele – que ela via como um complexo de Deus- fizeram com que Moira tivesse medo de se revelar a ele.  Concluiu que Charles não era uma solução para os seus problemas e que, assim como ela, estava sofrendo de uma doença. Decidiu então dedicar a sua vida para encontrar uma cura para a mutação. E conseguiu, porém, não teve tempo de usar.

Foi impedida pela Irmandade de Mutantes, composta por Mística, Sina e Pyro, que assassinaram os cientistas que ajudaram nas pesquisas. Sina, que possui a habilidade de prever o futuro, inicia uma conversa com Moira, explicando que a sua mutação a torna indetectável, já que é difícil descobrir o futuro de uma pessoa que tem muitos futuros. Mas deixa claro que encontraria e mataria a geneticista em todas as vidas em que trabalhasse em prol da extinção dos mutantes.

Sina também revela que consegue ver apenas dez vidas para Moira. E que na sua décima primeira morreria antes de os seus poderes se manifestarem.



Para enfatizar a ameaça, Sina ordena que Pyro mate Moira, queimando-a lentamente, para ela não esquecer da dolorosa sensação da morte.

house-of-x-moira-4

Na sua quarta vida deu uma nova chance a Charles Xavier e passou a vê-lo de um jeito diferente, o amou e ficaram juntos até o final da vida, quando foram assassinados pelos Sentinelas.

Na quinta vida decidiu que a violência era o único jeito. Aos 13 anos roubou dinheiro dos seus pais e foi para os Estados Unidos atrás de Xavier. Se conheceram quase uma década mais cedo. Ela abriu a sua mente e ele pode ver como o seu sonho de convivência com os humanos falhou e, ao invés de uma escola, criou uma cidade para mutantes. Mas as Sentinelas desenvolvidas por Trask vieram atrás deles mesmo assim.

A sexta vida de Moira você pode entender melhor nesta matéria. (clique aqui).

Dedicou a sua sétima vida a eliminar a linhagem de Bolivar Trask para impedir que as Sentinelas fossem criadas. Porém, mais tarde descobriu que a inteligência artificial não é uma invenção, mas uma descoberta, assim como o fogo. E ao invés das Sentinelas, outras máquinas de caçar mutantes foram criadas.

Abandonou o sonho de Xavier na sua oitava vida e se aliou a Magneto. Revelou a ele tudo o que sabia, isso fez o Mestre do Magnetismo se oferecer e atacar a humanidade, mas foi derrotado pela ação conjunta de todos os heróis. Na sua nona vida, decidiu se aliar ao Apocalipse e sua visão de supremacia do mais forte. Era a única solução para situação dos mutantes que ainda não havia tentado.



E então, temos a décima vida de Moira. Depois de tantas vidas, a mutante entendeu que todos os antigos jeitos de pensar não seriam o suficiente para salvar a sua espécie, e por isso, decidiu que precisava de algo revolucionário. Desta vez, ela e Charles Xavier quebrariam todas as regras.

Um futuro a ser explorado

moira_mctaggert_xmen3

Moira X, como ficou conhecida, é uma das personagens mais ricas do universo da Marvel e deve ganhar destaque no novo arco das HQs. Não será surpresa nenhuma se ela voltar a ganhar importância nos filmes da franquia. Resta saber se Rose Byrne voltará para interpretar a heroína ou se uma nova atriz vai assumir o papel.

A força feminina deve ganhar muita importância no futuro dos X-Men, já começando pela cientista mais fiel e inteligente do grupo.