SÉRIES

As animações dos X-Men em ordem cronológica

Os X-Men têm sido uma franquia carro-chefe da Marvel desde sua estreia em 1963. Eles têm feito parte dos quadrinhos desde então, tiveram sua própria franquia de filmes e também tiveram suas próprias séries animadas e participações especiais em séries animadas da Marvel.


Cada série apresentava não apenas diferentes estilos de animação, mas também tons, histórias e interpretações de personagens drasticamente diferentes. Enquanto algumas se tornaram os clássicos favoritos dos fãs, outros foram esquecidos. Confira em ordem cronológica todas as animações dos X-Men:

⊗ XMenPryde of the XMen – (1989)

Este foi o piloto de uma série animada que nunca passou do primeiro episodio, devido a problemas financeiros da Marvel na época, o que é difícil de acreditar devido à situação financeira deles hoje. Pryde Of The X-Men focaria em Kitty Pryde, como o mais novo membro da equipe, que deu o título do piloto.

Com um elenco composto por Wolverine, Kitty Pryde, Cyclops, Storm , Dazzler, Nightcrawler e mais indo contra nomes como Magneto e Pyro, não era um piloto ruim e poderia ter levado a algo especial. Infelizmente, o episódio foi tudo o que os fãs tiveram, mas os mesmos não sabiam o que o futuro reservava.


⊗ X-Men: The Animated Series – (1992)

Essa é a série em que a maioria dos fãs pensa quando se trata de uma animação sobre os X-Men. Foi o início do universo animado da Marvel que se estenderia do final dos anos 80 ao final dos anos 90, incluindo o Homem-AranhaO Incrível Hulk e a frequentemente esquecida série do Homem de Ferro.

Com temas sociais bem abordados, o máximo de respeito pelos personagens, uma música de abertura atemporal e icônica , é compreensível ver por que esse série durou tanto tempo. A animação estava à frente de seu tempo.

⊗ X-Men: Evolution – (2003)

Mais parecido com os tons visuais e atmosféricos dos filmes dos X-Men da época, X-Men: Evolution durou quatro temporadas. Foi eficaz em colocar mais ênfase em outros personagens do grupo, além de criar uma temática teen pro grupo, que funcionou e conquistou muitos fãs.


Embora a série nunca tenha alcançado o mesmo nível de sucesso e aclamação série dos anos 90, ela teve fãs suficientes para durar alguns anos e até trouxe a criação de uma mutante que virou uma queridinha entre o público. A X-23, também conhecia como Laura Kinney, foi introduzida na série. Ela viria a se tornar uma personagem de quadrinhos e, em seguida, protagonista do filme Logan de 2017, que muitos consideram o melhor filme do universo mutante.

⊗ Wolverine e os X-Men – (2009)

Quando X-Men: Evolution foi  cancelado, apesar dos planos para uma quinta temporada, se deu espaço à criação de Wolverine e os X-Men na Nickelodeon. Essa série teve uma abordagem mais sombria e ainda mais madura para os X-Men. Com alguns personagens icônicos mortos, outros aposentados e a raça mutante sendo caçado pela Divisão Anti-Mutante e seus Sentinelas, Wolverine deve reunir os X-Men e se tornar seu novo líder.

Era essencialmente um X-Men mais adulto, mas destinado a toda a família, o que fez com que a série recebesse muitos elogios na primeira temporada. Infelizmente, devido à compra de propriedades da Marvel pela Disney, o relacionamento desta com a Paramount foi encerrado. Isso levou ao cancelamento da série após uma temporada e a segunda temporada que adaptaria o arco de Era do Apocalipse foi descartada.

⊗ Marvel AnimeX-Men – (2011)


A Marvel está acostumada a se aventurar em animes, e adaptou alguns de seus personagens, como Blade e Homem de Ferro, ao estilo. Bem, X-Men seguiu o mesmo caminho e foi ao ar no finado canal de televisão por assinatura dos EUA, o G4, o que significa que muitas pessoas não viram.


Marvel Anime: X-Men teve doze episódios e focou na equipe em uma fase de luto, que investigava um estranho caso no Japão com a mutante Hisako Ichiki, a Armadura, e indivíduos conhecidos como U-Men. Fãs de anime e da Marvel deveriam dar uma chance, pois ele apresenta uma boa qualidade de animação e adapta bem alguns arcos e personagens dos X-Men.

⊗ Marvel Anime: Wolverine – (2011)

Os fãs de Wolverine: Imortal de 2013 e de quadrinhos do carcaju devem estar familiarizados com o arco de Logan retornando ao Japão. Embora o filme com Hugh Jackman tenha sido bem morno, o anime adapta os quadrinhos com muito mais eficácia.

Marvel Anime: Wolverine era sombria, brutal e fornecia a melhor experiência de anime para os fãs da Marvel de longe. 

Desde então, não houve outra série animada baseada nos X-Men, mas há rumores de que a série X-Men dos anos 90 será revivida.

Fonte: CBR