QUADRINHOS

As 10 mortes mais tristes dos X-Men

De todas as equipes de super-heróis dos universos da DC e da Marvel, os X-Men sofreram mais e é uma das que tem mais mortes. Ao longo de sua história, eles foram perseguidos pela sociedade e pelo governo. Eles viram sua casa ser destruída e reconstruída várias vezes. E vários membros, quase todos, morreram pelo menos uma vez. Talvez duas vezes. Ok, eles morreram muito. Mas hora ou outra acabam voltando, apesar disso, muitas delas ainda chocam os leitores de quadrinhos. Aqui estão as 10 mortes mais tristes dos X-Men.


10. Colossus

É um dos mutantes mais fortes, nobres e sensíveis, existem poucos X-Men tão amados quanto Piotr Rasputin.

A cura do vírus legado que Fera finalmente cria é um sucesso, mas tem um problema: é uma cura aérea, mas só pode ser liberada na atmosfera por meio da injeção em alguém. Isso significa que, para que a população de mutantes infectados seja curada, mais um mutante deve morrer do vírus. Então Colossus, culpado por não ter consigo salvar Illyana, sua irmã, se injeta, sacrificando sua vida para que a cura aérea se espalhe. Essa ação heróica acaba com o vírus Legado

9. Wolverine

Logan tecnicamente morreu muitas vezes, às vezes sendo incinerado em uma explosão de Sentinelas e outras vezes decapitado ou explodido. No entanto, nos quadrinhos mais recentes, essa foi uma morte que parecia definitiva até ele retornar em 2017.

Ainda assim, sua morte foi mais triste do que a maioria por causa dos desafios que Wolverine enfrentou antes de morrer. Ele perdeu o fator de cura, teve que lutar contra uma infinidade de vilões para chegar à causa. Então, quando ele pensou que estava seguro, foi envolto em adamantium derretido e sufocado enquanto esfriava.

8. Olhos Vendados
Olhos_Vendados

Após os eventos de Fabulosos X-Men #10 (2019), a maior parte da equipe foi considerada morta (eles foram para a Era do X-Man, uma dimensão alternativa) e qualquer pessoa afiliada a eles foi presa, escondida ou foi usada para caçar outras ameaças mutantes pelo governo. O resto da raça mutante estava sendo quimicamente apagado da face da Terra por meio da “cura” de Hank McCoy. Esse é foi o mundo ao qual Ciclope retornou.

Olhos vendados, um dos poucos alunos que restaram quando Ciclope voltou à terra dos vivos, procurou-o e compartilhou suas visões com ele antes de desaparecer. Abalada e genuinamente preocupada com seus avisos sobre o futuro, Ciclope pediu que o Homem Múltiplo a encontrasse, mas, infelizmente, quando ele o fez, ela já estava morta. Olhos Vendados cometeu suicídio depois de perceber que ela não tinha futuro. Nada que ela pudesse ver.


7. Cifra

Doug Ramsey não tem uma das maiores habilidades mutantes, seu poder de traduzir qualquer língua escrita ou falada faz dele o equivalente a um C3PO humano. Ainda assim, ele era parte integrante de muitas aventuras dos Novos Mutantes. Ele até salvou algumas pessoas ao longo do caminho com suas habilidades não-mutantes. Enquanto lutava contra a milícia anti-mutante de Cameron Hodge, Cifra tomou um tiro no lugar de sua companheira de equipe Lupina… tornando seu final prematuro ainda mais trágico.

6. Magneto e o massacre de Genosha

Erik Lensherr pode ser o arqui-inimigo mais infame dos X-Men, mas ele também é um dos personagens moralmente mais complexos nos quadrinhos. Durante alguns anos, Magneto dominou a ilha de Genosha e a transformou em um estado mutante com milhões de habitantes, mas tudo isso desmorona com a chegada de Cassandra Nova, a sinistra irmã gêmea/parasita psiônica de Charles Xavier. A primeira grande ação de Cassandra Nova é enviar uma legião de Sentinelas para a costa da ilha, o ataque destrói quase tudo e dizima 16 milhões de mutantes, incluindo o próprio Magneto, que em seus momentos finais revela a Polaris que ele é o pai dela.

Alguns anos depois, é revelado que Magneto sobreviveu ao ataque e passou o tempo de sua aparente morte morando sozinho entre as ruínas de Genosha.

5. Xavier

Morrer é ruim. Morrer nas mãos de seu aluno e amigo de confiança é pior. Uma das cenas mais memoráveis ​​dos X-Men da última década ocorre durante a série  Vingadores vs. X-Men , quando Ciclope chega à posse da poderosa força Fênix. Xavier o confronta, e Scott responde matando o homem que era o mais próximo que ele já teve de um pai. O assassinato de Xavier por Ciclope é um dos principais arcos que remodelaram o personagem de Scott Summers e estabeleceram um tom claro sobre que tipo de homem ele se tornara.


4. Ciclope

Ciclope nem sempre foi o X-Men mais agradável. Mas não há dúvida de que Scott Summers é um dos mais emblemáticos e mais interessantes. Desde o início da equipe, o Ciclope tem sido um de seus maiores líderes , e, durante grande parte da última decada, um de seus mais complicados vilões/anti-heróis, com ideologias que estão muito mais alinhadas com o pensamento do Magneto do que as filosofias pacíficas de Charles Xavier .

A morte de Scott aparentemente ocorre quando ele e Emma Frost vão à guerra contra os Inumanos, por causa da névoa terrígena que está causando uma doença fatal nos mutantes chamada “Mutantite”. Em uma poderosa batalha, Ciclope enfrenta o Raio Negro, líder dos Inumanos, o qual a voz é capaz de derrubar cidades apenas com um sussurro. Com Ciclope atacando seu raio óptico no Raio Negro e sua esposa Medusa, o rei inumano libera sua voz, destruindo o corpo do Ciclope por completo.

Exceto que… não foi isso que realmente aconteceu. Na realidade, como Emma Frost revela mais tarde, Ciclope na verdade morreu muito antes. Sua nobre “morte do herói” nas mãos do Raio Negro foi uma projeção psíquica criada pela própria Emma para que ele pudesse se tornar um mártir pelos direitos mutantes. Na realidade, Scott foi uma das primeiras vítimas da Mutantite. Ele morreu doente e fraco, embalado nos braços da mulher que amava.

3. Noturno

Kurt Wagner se sacrifica protegendo Esperança Summers, a chamada “messias mutante”, uma jovem que é o primeiro mutante nascido após a dizimação causada pela Feiticeira Escarlate e é a melhor chance de sobrevivência para futuros dos mutantes, de modo que ela se torna alvo de muitos grupos diferentes na esperança de explorá-la ou matá-la.

Enquanto ele está protegendo Esperança, Noturno se vê envolvido em uma batalha com o vilão conhecido como Bastion, que está caçando a garota. Durante a luta, Bastion é capaz de antecipar o próximo teletransporte de Kurt e coloca o braço direito no local onde o mutante se materializa, resultando em ambos os corpos se fundindo e um ferimento fatal. Quando ele morre, Kurt ora a Deus para lhe dar o poder de fazer um teletransporte final, a fim de manter Esperança em segurança, e suas orações são respondidas. Noturno e Esperança chegam à base dos X-Men, e Kurt morre cercado por seus amigos.

2. Toda equipe dos X-Men

Na mais recente saga Dinastia do X, Enquanto Moira Mactaggert, o professor X e Magneto se uniram para estabelecer a nação mutante Krakoa, eles também identificaram que a criação o Nimrod, o último Sentinela, como o ponto principal para extinção dos mutantes. Para impedir as forças anti-mutantes do Projeto Orquídea de desenvolver o Nimrod, Ciclope montou um “esquadrão suicida” dos X-Men para destruir a enorme base espacial localizada próxima ao sol. Os X-Men cumprem seu objetivo, mas toda a equipe, que inclui vários dos mutantes mais famosos da Marvel, é morta.

Anjo e Escalpo são mortos na explosão do jato, Mística é sugada pelo vácuo do espaço, Monet St. Croix morre salvando a vida de Jean, Noturno e Wolverine são incinerados pelo sol junto com o Sentinela Mother Mold, Ciclope é morto com tiro na face pela Dra. Alia Gregor, uma das líderes do projeto Orquídea, e a cápsula de fuga de Jean Grey é destruída por um grupo de Sentinelas.

Na edição seguinte foi revelado que havia uma maneira de ressuscitar não só a equipe morta, mas qualquer mutante. Um feito que mudou de vez o paradigma mutante nas HQs e permanece atualmente na fase Dawn of X da Marvel.


1. Jean Grey

Vamos ser sinceros, não importa quantas cenas inesquecíveis da morte possam ter aparecido nos quadrinhos dos X-Men, ou quantas possam aparecer no futuro, nada será como essa. A Saga da Fênix Negra é conhecida por ser a mais icônica dos X-Men de todos os tempos, com sua clássica narrativa de uma mulher heroica ganhando o poder supremo e sendo corrompida por um dos seres mais perigosos da galáxia, resultando em um final em que a única maneira de ela pode se redimir era cometendo suicídio. A morte de Jean foi muito impactante na época, e a personagem permaneceu morta por vários anos, até ser trazida de volta as páginas dos quadrinhos.

Fonte: Marvel