FILMES

O que os X-Men do MCU podem aprender com os X-Men da FOX?

Quando se trata de incorporar mutantes ao MCU, a Marvel Studios pode aprender muito com os acertos e erros da franquia X-Men.

A recente aquisição da 20th Century Fox pela Disney abriu as portas para a Marvel Studios finalmente poder usar os X-Men. O produtor Kevin Feige já confirmou que um projeto dos X-Men está em desenvolvimento, mas pode levar anos até que ele entre em produção.


Diferentemente da maioria das outras propriedades da Marvel Studios, que tiveram que ser adaptadas dos quadrinhos pela primeira vez, os filmes dos X-Men já existem como modelo para os novos filmes que estão por vir. Na verdade, Feige foi contratado pela Fox como produtor no começo da franquia mutante, então é quase certo que ele tenha muita compreensão do que deu certo e errado. Com isso dito, vamos dar uma olhada em alguns dos elementos que o MCU terá que pesar ao criar sua própria versão da equipe.

× CRÍTICA SOCIAL

Em sua essência, os X-Men são metáforas para grupos oprimidos e descriminados da sociedade que vivemos, como resultado, os filmes geralmente apresentam grandes criticas sociais. Os roteiristas e diretores da franquia tocavam nesse tema, geralmente em graus variados. 

Embora que garantir essa temática não seja absolutamente essencial para fazer um bom filme, isso ajudaria muito a criar uma experiência autêntica dos X-Men. Para seu crédito, a Marvel Studios já conseguiu fazer isso com filmes como Pantera Negra e Capitão América: Guerra Civil.

× ABRAÇAR A ESTÉTICA DE HQS

Quando o primeiro filme dos X-Men foi lançado em 2000, o mundo ainda não havia se acostumado a alguns dos aspectos mais exagerados e coloridos do gênero dos super-heróis. Como resultado, a estética realista e drmática dos filmes originais prevaleceria e continuaria por toda a franquia. Ele levou quase uma década para Ryan Reynolds para convencer o estúdio a produzir um Deadpool fiel, mas mesmo assim, nunca vimos o Wolverine usar seu icônico uniforme amarelo e azul.

Vinte anos depois, e depois de mais de uma década de filmes do MCU, a Marvel não deve ter o mesmo problema. Os fãs mostraram que são receptivos a idéias e estéticas malucas e coloridas, como as vistas em Thor: Ragnarok. Afinal, se o público pode aceitar uma árvore falante e um Hulk gladiador, eles também podem apreciar um estilo mais “quadrinesco”.


× DESTAQUE PARA TODA A EQUIPE

Wolverine, Professor X, Mística e Magneto conseguiram destaque e desenvolvimento ao longo do tempo na franquia, porém, eles conseguiram isso às custas do resto da equipe. Ciclope e Tempestade não eram particularmente notáveis, apesar de serem muito importantes nos quadrinhos e nas animações, e a maioria dos outros mutantes eram apenas coadjuvantes ou figurantes de luxo. A pobre Jubileu ficou 20 anos fazendo cameos e a Emma Frost foi dada como morta em um único diálogo.

A Fox tentou iniciar uma linha de filmes solo, mas a ideia fracassou e foi descartada após X-Men Origins: Wolverine. Ao contrário do antigo estúdio, a equipe liderada por Kevin Feige conseguiu criar filmes independentes para personagens de baixo fama. Seguir nessa direção e deixar que cada mutante principal tenha seu próprio tempo para brilhar antes de se unir.

× DIVERSIDADE

Por mais que os mutantes sempre tenham sido representações das minorias, todos os protagonistas dos X-Men da Fox eram brancos e heterossexuais. Além disso, personagens negros, asiáticos, nativos americanos tinham um tempo de tela bastante reduzido e as vezes, sequer tinham falas. Além disso, alguns personagens LGBTs foram invisibilizados nos filmes, como a Mística, que é bissexual nos quadrinhos.

Como o MCU procura trazer de volta os X-Men sem depender dos mesmos personagens que a Fox já usa há quase duas décadas, um espaço para inclusão pode ser criado. Ainda existem muitos personagens de origens, raças e orientações variadas, como Homem de Gelo, Forge, Solaris e Karma, que tiveram pouco desenvolvimento e sequer deram as caras em todos esses anos de franquia. Dar-lhes mais atenção permite que a franquia mutante pratique o que prega.

× CHEGA DE FÊNIX NEGRA

É uma história icônica e integrante do legado cultural dos mutantes da Marvel!? Sim, mas neste momento, já foi adaptada duas vezes em dois filmes muito mal recebidos pela crítica e pelos fãs. A Série animada dos X-Men continua sendo a única adaptação bem-sucedida e fiel da saga. É exagero dizer que a saga nunca poderá ser adaptada no MCU, mas a história exige muita paciência e comprometimento, e não deve ser explorada até que os personagens tenham tempo de crescer.

Esse argumento é semelhante ao motivo pelo qual o MCU pulou completamente a transformação inicial de Peter na morte do Tio Ben – já foi foi mostrado duas vezes e o público não precisou ver isso novamente. Além disso, todo plot e desenvolvimento da Jean Grey em duas décadas de franquia envolvia a Fênix de alguma forma. Pode ser tentador recriar um dos maiores eventos dos quadrinhos nos cinema, mas nos primeiros anos, contar uma história original e concisa será mais importante.

O que você espera dos X-Men no MCU?

Fonte: CBR