QUADRINHOS

15 vilões que se já tornaram membros dos X-Men

Os X-Men desde que surgiram são uma equipe que lutam a favor dos direitos dos mutantes. E lutar pelo direito dos mutantes pode assumir diversos significados, o que faz com que muitas vezes os X-Men entrem em conflitos com mutantes terroristas já que a sua mensagem é de paz e de coexistência entre mutantes e humanos.



A maioria dos vilões que eles enfrentam compartilham dos mesmos princípios que eles em alguns níveis,  lutam pelos direitos dos mutantes, porém, de uma forma mais extrema e agressiva. E por este motivo não é nenhuma surpresa que alguns dos inimigos dos X-Men acabem se aliando a eles durante algum tempo.

Muitos vilões se juntaram aos X-Men nas diversas mídias por um período muito curto, alguns outros se juntaram mais de uma vez.  Na lista a seguir você confere alguns dos vilões que já se aliaram aos X-Men no decorrer dos anos:

 

15 – MAGNETO

D1

Magneto talvez seja o inimigo mais conhecido, às suas opiniões sobre a superioridade mutante estão em oposição às opiniões dos X-Men sobre a paz, mas ele simplesmente quer o melhor para o seu povo. Em muitos momentos, especialmente recentemente, ele mudou algumas de suas posturas  e tentou jogar dentro das regras do seu antigo amigo, Professor X.

A primeira vez que Magneto mudou de lado foi quando ele liderou os Novos Mutantes depois do Xavier ter ido embora para o Império Shi’ar com Lilandra. Essa liderança de Magneto acabou fazendo com que os X-Men originais (Anjo, Ciclope, Fera, Garota Marvel e Homem de Gelo) se revoltassem  e fundassem um novo grupo a parte, a X-Factor.

Ele pode ter se juntado secretamente ao grupo com o disfarce de Xorn em Novos X-Men de Grant Morrison, porém não existem concordâncias se era ele realmente ou não. Nos últimos anos ele tem sido um membro regular do grupo, além de ter sido um dos pilares do grupo em Dawn of X.



14 – DENTES DE SABRE

D2

Dentes de Sabre por muito tempo foi retratado como um grande psicopata e o seu ódio por Wolverine fazia dele o personagem mais improvável a se juntar a equipe.

Na maior parte de suas aparições clássicas ele não demonstrava muito interessante sobre a luta por direitos dos mutantes. Porém, ele era um rato de laboratório e fruto do experimento Arma X, assim como Wolverine e isso influenciou o modo como ele agia.

Enquanto ainda era vilão, Dentes de Sabre trabalhou com equipes como a X-Factor por um curto período. Recentemente ele tem se aliado o caminho do bem cada mais mais e já mostrou uma tentativa genuína de começar uma nova história na sua vida.

 

13 – RAPINA

D3

Rapina é a irmã de Lilandra, a Imperatriz do Império Shi’ar. Indo contra o seu desejo de usurpar o trono de sua irmã, Rapina acabou se juntando aos X-Men em diversas ocasiões.

Ela se juntou aos X-Men para impedir uma invasão Phalanx no seu lar Shiar e acabou desenvolvendo um relacionamento romântico com o X-Men Bishop.  Ela tentou se manter do lado do bem por um bom tempo e quando Bishop vê ela deixando um inimigo viver ao invés de matá-lo, ele começa a ter esperança de que está sendo uma boa influência na vida dela. Entretanto ela acaba traindo Bishop e o entrega aos Skrulls em um acordo com Apocalipse, que trai ela e a transforma em um de seus cavaleiros, Guerra. Desde esse evento Rapina tem se mantido como vilã.

 

12 –  GROXO

D4

Groxo nunca foi bom em ser um vilão. Mesmo quando ele era um dos membros da Irmandade de Mutantes original e lutou contra os X-Men inexperientes, ele não representou nenhuma grande ameaça.

Os X-Men depois de um tempo tornaram ele um dos seus. Groxo foi recrutado para trabalhar na escola como zelador quando ela foi renomeada para Escola Jean Grey Para Estudos Avançados.

Embora o seu serviço como zelador tenha tornado ele um alvo de piadas, Groxo levou a sério o seu trabalho e tentou provar a si mesmo que era muito mais do que um bandido contratado.



11 – FANÁTICO

D5

Fanático é um dos arqui-inimigos dos X-Men. Como meio irmão de Charles Xavier ele foi originalmente retratado como sendo o oposto do professor: muito músculo e pouco cérebro. Com o passar do tempo ele foi ganhando um pouco mais de complexidade, mas nunca se afastou da sua concepção original.

Ele se juntou pela primeira vez ao time em Os Fabulosos X-Men como parte de um plano do seu parceiro de crime, Black Tom Cassidy que queria destruir a equipe de dentro para fora. Porém, quando Cassidy o trai, Fanático decidi ficar do lado dos X-Men e faz uma tentativa de mudar de caminho.

Fanático também se juntou a Nova Excalibur por um tempo. Eventualmente, as suas tentativas de mudanças acabam resultado na sua perda de poderes durante Guerra Mundial Hulk. Somente retornando para o seu antigo estilo de vida ele encontra forças o suficiente para restaurar a sua conexão com Cyttorak, uma pedra que lhe dá poderes. Confrontando Xavier tempos depois, Fanático admite que a sua mudança é impossível.

 

10 – AVALANCHE

D6

Avalanche é um dos principais membros da segunda Irmandade de Mutantes, que é liderada por Mística. Esta formação da Irmandade é conhecida por ter se transformado na Força Federal. Depois de todo o dano que a Irmandade fez como terroristas, eles concordaram em executar missões secretas para o governo. Avalanche fez parte dessa operação.

A animação X-Men: Evolution deu destaque ao personagem. Ele foi retratado como o membro mais responsável da Irmandade, muitas vezes agindo como uma figura paterna aos outros membros. Ele também tinha uma conexão romântica com Kitty Pryde que o fez tentar se juntar aos X-Men para ficar mais perto dela.

As intenções de Avalanche eram sinceras, mas Ciclope via isso como um esquema da Irmandade. Mas ele desiste quando fica claro que eles jamais vai ignorar o seu passado como criminoso.

 

9 – PERIGO

D7

Perigo é uma personagem que foi introduzida nos Surpreendentes X-Men de Joss Whedon.  É revelado que a Sala de Perigo possui consciência e que o Professor X a abandonou quando percebeu que ela possuía vida – de forma similar a história de Frankestein.

Possuindo um arsenal de hologramas perigosos, a Sala de Perigo ataca e desorienta os X-Men e um conjunto de alunos. Ela forma um corpo humanoide para si e passa a se dá o nome de Perigo.

Quando ela se aliou a Ord para derrotar os X-Men no Grimamundo ela descobre que não pode ir contra a sua programação, o que significa que ela não pode matar nenhum mutante. Então ela vai para o lado dos X-Men na luta.

Depois disso ela tentou se vingar de Xavier, mas é interrompida. Eventualmente ela se juntou a X-Factor.



8 – PYRO

D8

Assim como Avalanche ele foi um dos membros da Irmandade de Mutantes da Mística. Entretanto, Pyro nunca demostrou real interesse em fazer coisas más. Ele sempre teve um lado mais calmo apesar de sua natureza ardente.

Ele se tornou um autor best seller quando não era um criminoso. Também serviu a Força de Tarefa ao lado dos outros membros da Irmandade. Pyro foi vítima do Vírus Legado e ao contrário da maioria dos personagens a sua morte parece ser permanente.

Nos filmes dos X-Men, Pyro é um dos alunos da escola que está sendo treinado juntamente com Vampira e Homem de Gelo  para se tornar um X-Men. Porém, Magneto lhe mostra um outro caminho e ele acaba se juntando a Irmandade de Mutantes.

Em X-Men Ultimate, Pyro se juntou aos X-Men durante um período. Ele demonstrou ser um espião, mas na realidade era um plano para enganar Stryfe, fazendo uma referência a sua natureza de vilão. Ele foi visto na Irmandade durante o evento Ultimatum, apesar de ele não ter demonstrado nenhum interesse em abandonar os X-Men e se juntar ao grupo antes disso.

 

7 – MÍSTICA

D9

Muitos fãs demonstram insatisfação com o fato da Mística ter sido retratada como uma heroína nos últimos filmes da franquia cinematográfica, especialmente em X-Men: Apocalipse. Mas a personagem possui um histórico de mudanças de lado. Ela certamente fez muitas coisas ruins e isso sempre será parte de sua natureza, mas Mística se importa com o seu povo em primeiro lugar. Qualquer um que entrar no seu caminho será visto como um problema. Ela e a sua Irmandade trabalharam para o governo dos EUA como Força Federal e também trabalhou como espiã do Professor X durante a sua revista solo.

Mística se infiltrou nos X-Men com o disfarce de uma jovem mutante chamada Foxx. Ela pretendia seduzir Gambit para fazer com que ele e Vampira se separassem, mas em um certo ponto ela declara o seu desejo de fazer parte da equipe. Mística é aceita como membro e depois de um tempo se mostra uma traidora, o que não chocou ninguém.

 

6 – KRAKOA

D10

Na Giant Size, uma das histórias mais importantes dos X-Men, o Professor X recruta uma nova equipe para resgatar a sua equipe original que estava perdida em algum local no Oceano Pacífico.

É nessa história que personagens emblemáticos como Wolverine, Tempestade, Noturno e Colossus são apresentados e se juntam a equipe. Os X-Men originais estavam presos em uma ilha chamada Krakoa e acabam descobrindo que a ilha na realidade era um ser vivo que mantinha os X-Men como reféns para se alimentar. No final dessa história Polaris jogou a ilha para o espaço, porém mais tarde é revelado que alguns de seus esporos ficaram pra trás.

Alguns desses esporos cresceram para atacar os X-Men, outros não. Eventualmente foi revelado que Fera construiu a Escola Jean Grey Para Estudos Avançados em um desses esporos. Essa encarnação de Krakoa serviu essencialmente como terreno senciente, provando ser o melhor sistema de defesa para a escola.

Hoje em dia Krakoa é se tornou além de tudo o novo lar de todos os mutantes. Os ecossistemas de Krakoa usam portais dimensionais que permitem que apenas mutantes os atravessam, podendo assim atravessar quilômetros em segundos. E caso algum humano queira passar, deve ser acompanhado pelo mutante que o convidou e ambos devem pedir permissão a Krakoa.

 

5 – MERCÚRIO

D11

Para alguns Mercúrio pode ser o personagem mais óbvio dessa lista. Ele inicialmente começou como vilão em Os Fabulosos X-Men #4 e foi um dos membros da formação original da Irmandade de Mutantes de Magneto ao lado de sua irmã, Feiticeira Escarlate.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate integraram a Irmandade como uma forma de agradecimento a Magneto por ter salvo suas vidas.  Porém eles não ficaram muito tempo como vilões e pouco tempo depois entraram para os Vingadores. Mercúrio mais tarde se tornou um membro regulador da X-Factor.

Nos filmes ele não hesitou em se juntar ao time. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Wolverine o recruta para ajudar a tirar Magneto da prisão e em X-Men: Apocalipse ele integra a equipe na missão de fazer Magneto mudar de lado ao descobrir que ele é seu pai. No final do filme ele se torna um dos membros dos X-Men ao lado de Noturno, Jean Grey e Ciclope.



4 – KID ÔMEGA

D12

Embora Kid Ômega tenha sido frequentemente retratado como um dos alunos da escola, a sua primeira aparição foi como um terrorista. Demonstrando desinteresse para com a ideia de que mutantes vivam em harmonia com a humanidade, ele reuniu um grupo de estudantes para pedir justiça após o assassinato de um mutante estilista, Jumbo Carnation. Junto com o seu grupo de amigos ele atacou e matou alguns humanos na rua.

Suas tentativas posteriores de revolução não deram certo. Ele se juntou ao time de Wolverine em Wolverine e os X-Men.

 

3 – ESPIRAL

D13

Espiral foi a mão direita do vilão interdimensional e produtor de TV, Mojo. Espiral possui uma longa história de conflito com os X-Men e por muito tempo foi uma inimiga em particular de mutantes como Longshot, Cristal e Psylocke.

Ela se juntou a Irmandade de Mutantes e permaneceu com ela quando se tornaram a Força de Tarefa. Eventualmente ela formou a sua própria Irmandade de Mutantes somente com mulheres. Quando Mojo retirou a sua habilidade de teleportar entre as dimensões ela se juntou a X-Force.

A sua contraparte do Universo Ultimate mostra um lado muito mais suave. Essa versão é o interesse amoroso de Longshot.  Ela se junta aos os X-Men por um tempo até que eles possam ajudá-la a emigrar para os Estados Unidos e ficar com a sua irmã que também é mutante.

Em X-Men: A Série Animada, Espiral trai Mojo e auxilia os X-Men depois de se apaixonar por Longshot. O relacionamento dos dois aparentemente não da certo e ela retorna ao lado do vilão na segunda aparição dele.

 

2 – APOCALIPSE 

D14

Quando Wolverine colocou uma nova equipe nas páginas da Fabulosa X-Force para fazer o trabalho sujo que os X-Men não fariam, a sua primeira missão foi a de parar um de seus mais poderosos inimigos que havia revivido, Apocalipse.

Eles lutaram contra os Cavaleiros do Apocalipse até que tiveram uma revelação chocante: Apocalipse tinha renascido no corpo de uma criança. Ele [a criança] não tem ideia do que se tornará quando crescer, mas a sua existência representa uma enorme ameaça para o mundo. Fantomex atira na criança a sangue frio, mas eventualmente a sua culpa faz com que ele reviva o garoto.

Nomeando a si mesmo como Evan Sabahnur, aka Gênesis, a jovem encarnação de Apocalipse se matricula na Escola Jean Grey Para Estudos Avançados. Lá ele espera que uma educação com coexistência pacífica o impeça de se tornar o vilão que a sua encarnação anterior foi. Evan mais tarde se junta as historias dos jovens X-Men deslocados do tempo em Os Novíssimos X-Men.

Na saga mais recente dos quadrinhos Apocalipse até se revelou líder da equipe dos X-Men em Powers of X #2 em um futuro distante e nos dias atuais ele trabalha ao lado dos X-Men se adaptando às novas regras de Krakoa.



1 – EMMA FROST

D15

Emma Frost, mais conhecida como Rainha Branca do Clube do Inferno foi introduzida como vilã durante uma das mais icônicas histórias dos X-Men já feita: A Saga da Fênix Negra. Ela é o melhor exemplo de um vilão que se tornou um X-Men porque ela bastante conhecida por ter sido ambos.

Depois da morte dos seus alunos, os Satânicos,  Emma fez um esforço para perdoar a si mesma e eventualmente formou a Geração X ao lado de Banshee. Emma se tornou um dos membros dos X-Men durante os Novos X-Men de Grant Morrison.

Emma e Ciclope tiveram um caso mental enquanto ele ainda era casado, depois da morte de Jean Grey os dois se tornaram um casal.  Embora muitas vezes a equipe não confie ela e na firmeza do seu relacionamento com Ciclope, é claro que ela leva a sério ser uma X-Man, mesmo que eventualmente ela tenha a sua própria maneira de lidar com algumas questões.

Ela é muito diferente do Professor X, mas muitas vezes é mostrado que ela é perfeitamente capaz de dar amor aos seus alunos -e até mesmo aos seus companheiros de equipe – quando eles estão em crise.