QUADRINHOS

Jean Grey: 10 mudanças que os fãs amaram e odiaram nas HQs

Jean Grey, a primeira mutante feminina criada para os X-Men, já viveu muita coisa em seus quase 60 anos de história, e algumas de suas maiores aventuras sofreram retcons e mudanças no decorrer do tempo. Umas foram aclamadas pelos fãs, porém nem tudo são flores. Confira a lista das principais:


1. ACLAMADA: Jean e Scott criaram o Cable

Scott Summers e Jean Grey tiveram uma lua de mel nada convencional. Eles foram levados ao futuro por uma versão idosa de Rachel Summers para poder criarem o jovem Nathan Summers, que se tornaria o Cable. O casal o protegeu das forças do Apocalipse, que sequestrou o clone do mutante.

Nessa história, eles passaram doze anos com suas mentes em corpos geneticamente modificados e não só treinaram Nathan no uso de seus poderes telepáticos como também o ensinaram a usar seus poderes telecinéticos para controlar o vírus tecno-orgânico que devastava seu corpo. Quando as suas mentes tiveram que voltar ao momento em que partiram no passado, eles derrotaram o Apocalipse, mas não foram embora sem deixar Nathan sabendo o quanto ele era amado.

2. ODIADA: Madelyne Prior é um clone de Jean Grey

Três anos após a morte da Fênix, Scott Summers conheceu uma piloto chamada Madelyne Pryor, que se parecia exatamente com Jean. O desenvolvimento de seu relacionamento com Ciclope e os X-Men se deu com uma trama do Mestre Mental para destruir os X-Men. Quando foi revelado que Madelyne era uma mulher normal, ela e Scott se casaram e tiveram um filho (Nathan Summers, o Cable).

Pouco tempo depois, Jean Grey voltou dos mortos e Scott abandonou sua esposa e filho para ficar com ela. Assim começou uma cadeia de eventos que culminou em Madelyne sendo revelada como um clone de Jean desenvolvido pelo Senhor Sinistro para garantir que a linhagem Summers-Grey se propagasse. Ela se tornou a Rainha dos Duendes, um dos vilões da saga Inferno e acabou morrendo, mas voltou algumas vezes para atormentar os X-Men.

3. ACLAMADA: Jean Grey não foi a última X-Man da equipe original

A origem de Jean e de como seus poderes mutantes se manifestaram é de partir o coração. Quando a sua amiga Annie Richardson é morta após ser atropelada por um carro, a telepatia de Jean a coloca em contato com a amiga enquanto ela morre. Ainda criança, ela experimentou a agonia e a morte como se fossem suas.

O professor X foi convocado pelos pais de Jean para ajudar a garota problemática. Isso foi muito antes de ele reunir os outros membros dos X-Men e dos acontecimentos de X-Men #1 (1963). No geral, isso explica um retcon anterior que deu a Jean seus poderes telepáticos.


4. ODIADA: Professor X era apaixonado por Jean
Jean lendo a mente do Professor X que confessa que a amava
5. ACLAMADA: Telepatia reprimida

Inicialmente, Jean tinha apenas o poder da telecinese. Com o tempo foi revelado que a mutante também era capaz de ler mentes, mas que a sua telepatia havia sido bloqueada por Charles Xavier. Após o treinamento, ela impressionou o Professor X o suficiente para que ele removesse os bloqueios psíquicos que criou. Isso fez de Jean Grey uma personagem melhor e potencialmente um dos membros mais poderosos da equipe.

6. ODIADA: Jean foi responsável por Ciclope e Emma Frost ficarem juntos
“Viva Scott, viva”

O arco de Grant Morrison em X-Men encerrou com a morte de Jean Grey. Então ele apresentou um futuro apocalíptico causado pelo abandono de Scott Summers ao Instituto e a liderança dos X-Men após a morte de sua amada. Da Sala Branca Incandescente da Fênix, Jean mudou os rumos dessa realidade fazendo com que Scott seguisse em frente, ficando com Emma Frost e assumindo junto com ela a direção da escola, garantido que o terrível futuro não acontecesse.

O fato é que Scott e Emma estavam tendo um caso psíquico, que resultou em uma série de conflitos com Jean e uma cadeia de eventos que terminou com um impostor do Magneto a matando. Eventualmente Ciclope se casou com Emma Frost e passou diversos anos ao seu lado. Atualmente, Jean aparentemente vive um relacionamento aberto com Ciclope e Wolverine.

7. ACLAMADA: Jean tinha uma atração por Wolverine desde o princípio

Se você acabou de ler as primeiras aventuras dos X-Men, sabe que a paixão de Logan por Jean era retratada de forma unilateral. Em um retcon em X-Men Clássicos, foi mostrado que Jean também havia se atraído por Logan e que essa foi a a verdadeira razão pela qual ela se afastou de Scott e dos X-Men por um tempo.

Essa atração faz mais sentido do ponto de vista narrativo. A maior parte dos fãs respondeu positivamente, já que o triângulo amoroso formado por Wolverine, Jean e Ciclope acabava sendo mais interessante para os leitores do que um relacionamento de Scott e Jean por si só.


8. ODIADA: Jean tirou o Homem de Gelo do armário

Uma minoria dos fãs não gostou da revelação de que Bobby Drake, o Homem de Gelo, era um homossexual enrustido. Porém, nessa história o fator mais divisivo foi o fato de que a jovem Jean Grey – deslocada do tempo – leu a mente de seu companheiro de equipe, o confrontou e não cedeu até que ele admitisse ser gay.

O jovem Homem de Gelo não saiu do armário por conta própria, foi encurralado pela telepata e forçado a sair. Embora seja realista comparado a algumas histórias da vida real, ainda é um pouco injusto da parte de Jean assumir o papel. Mais tarde, ela e o Bobby adolescente confrontaram a versão adulta dele da mesma maneira. 

9. ACLAMADA: Ela é uma mutante nível Omega

O conceito de mutantes nível Ômega foi introduzido em 1986 e expandido ao longo dos anos. O status de Jean como uma telepata ômega é o que a tornou uma anfitriã ideal para a Força Fênix. Ela descobriu isso em um momento em que acreditava que seu marido estava morto.

Foi seu status como ômega que permitiu com que ela libertasse Ciclope da posse do Apocalipse. Desde então, ela demonstrou que seus poderes telepáticos são um dos ativos mais fortes dos X-Men, substituindo até o Professor X de vez em quando.

Aqui você pode ver quais são os mutantes ômegas.


10. ODIADA: Jean e Fênix foram entidades diferentes

A morte de Jean Grey na Saga da Fênix Negra foi um momento chocante. Mais chocante ainda foi quando a nova HQ do X-Factor foi anunciada, com Jean sendo parte da equipe. Para explicar a ressurreição, foi definido que a Força Fênix duplicou o corpo de Jean e manteve a mutante original em um casulo submarino. Dessa forma, todos os eventos da Saga da Fênix e da Saga da Fênix Negra não foram vividos por Jean e sim pelo seu clone.

Essa ressurreição foi uma surpresa para Chris Claremont, que teve que ver a controvérsia atitude de Ciclope de abandonar a sua esposa Madelyne e o seu filho recém-nascido, Nathan, para retomar o seu antigo relacionamento com Jean. Também desfez a morte mais significativa que os fãs experimentaram desde Gwen Stacy. Pode ter resultado em ótimas histórias no futuro, mas, inicialmente, foi recebido com muito desdém.

Essa é uma história bastante complicada. O clone da Jean criado pela Força Fênix tinha não tinha apenas o seu corpo, mas também as suas memórias e sentimentos. Ou seja, era de fato Jean Grey duplicada. Anos depois, as memórias vividas pela Força Fênix durante a Saga da Fênix/Fênix Negra acabaram voltando para a Jean Grey original, tornando-as novamente um só ser. Confuso, não?

Fonte: CBR