QUADRINHOS

Por que a relação poliamorosa entre Wolverine, Ciclope e Jean faz sentido

A relação aparentemente poliamorosa entre os X-Men Ciclope, Wolverine e Jean Grey já faz décadas.

O triângulo amoroso Ciclope / Wolverine / Jean Grey é uma das partes mais infames (e irritantes) dos X-Men. Apesar de cada um deles se envolver em vários outros relacionamentos e casamentos ao longo de várias décadas, esse triângulo amoroso freqüentemente cria drama, especialmente durante grandes eventos. No relançamento de Dawn of  X, no entanto, os três aparentemente finalmente transcenderam o triângulo amoroso e entraram no próximo estágio lógico: um relacionamento poliamoroso.

Muitos fãs ficaram entusiasmados ao ver essa mudança, mas outros expressaram confusão com o conceito dos rivais de longa data Ciclope e Wolverine ‘compartilhando’ Jean, ou dos três estarem em um relacionamento igualmente romântico e sexual. Alguns apontaram que o relacionamento pode ser o resultado da influência telepática de Xavier. Embora isso possa ser verdade, é mais provável que, após décadas ocultando seus sentimentos – entre si e entre si – Logan, Scott e Jean finalmente tenham se unido em um relacionamento poliamoroso saudável.



page-20

Não há como negar que Wolverine e Ciclope brigaram por Jean, ou que Ciclope foi ferido pelos sentimentos dela por Logan. No entanto, na década de 90, os três conseguiram mais ou menos chegar a um acordo com a situação. Ciclope conseguiu discutir isso com sua esposa Jean e até provocá-la; ambos estavam em amizade com Wolverine, que torcia por seu relacionamento mesmo quando ele se tornou tenso. Esse tipo de equilíbrio em um triângulo amoroso é raro até hoje e pode ser facilmente traduzido em um relacionamento poli completo.

Um equívoco popular, mesmo entre os leitores de quadrinhos, é que Ciclope e Wolverine se odeiam – ou pelo menos não gostam muito – um do outro. Embora isso certamente tenha acontecido durante um tempo em que Wolverine se juntou aos X-Men, na maior parte do tempo com a equipe, ele tem estado bem seguindo a liderança de Ciclope e confia nas habilidades táticas e estratégicas de Scott.

Por sua vez, Ciclope geralmente considera Wolverine um dos seus companheiros mais capazes e confiáveis ​​e literalmente confia nele com sua vida e a vida de outros. Fora de serviço, os dois também estão em termos bastante amigáveis ​​e seu antagonismo inicial evoluiu para (principalmente) críticas nervosas e comentários sarcásticos.

Provavelmente isso foi mais aparente pós dia M, período pré-cisma, quando a iminente extinção de mutantes exigiu que os X-Men mudassem drasticamente seus caminhos e fizessem o que fosse necessário para se defender e ao seu povo. Uma dessas mudanças foi um esquadrão secreto, sancionado pelo Ciclope e liderado por Wolverine, operando sob o nome X-Force. O ônus compartilhado desse segredo e as coisas terríveis que ele fez pelo bem maior provavelmente uniram os dois X-Men mais do que nunca, embora também tenha causado conflitos que acabaram chegando ao clímax na divisão ideológica do cisma e no fim temporário de sua amizade.



xmen_poliamor

Para alguns leitores, uma das partes mais difíceis do “poliamor” entre Wolverine / Ciclope / Jean é a possibilidade de Wolverine e Ciclope estarem em um relacionamento um com o outro, assim como Jean.

A aceitação e compreensão de Scott da atração de Jean por Wolverine às vezes vai além de apenas ser um bom parceiro e beija a atração pelo outro homem também. Mesmo quando ele está com ciúmes, as queixas de Ciclope sobre como Wolverine é legal, perigoso e atraente para Jean e outros personagens podem estar dizendo isso também.

De fato, os sentimentos de Scott por Logan foram flagrantemente apontados em Astonishing X-Men # 13, quando Emma Frost, influenciada por Cassandra Nova, tentou afastar Ciclope, mostrando-lhe o quanto ele invejava Wolverine.

emma_wolverine_xmen

Enquanto isso, Wolverine há muito tempo inveja o relacionamento do X-Men com a Jean, além de muitos outros aspectos da vida de Scott dezenas de vezes; ele é conhecido por (sarcasticamente) chamar Scott de ‘bonitão’.

Além disso, sua crença quase inabalável nas habilidades de liderança de Ciclope, a confiança e o desejo de Logan de protegê-lo de perigos físicos e sujar as mãos com a matança foram suficientes para muitos fãs especularem sobre a natureza de seus sentimentos. Não seria a primeira vez que o interesse potencial de Wolverine pelos homens também fosse indicado; Um exemplo famoso é a sugestiva capa de Wolverine de Esad Ribic com um Noturno nu.

Embora alguns fãs possam pensar que um relacionamento poliamoroso entre Wolverine, Ciclope e Jean Gray está fora de questão, décadas de evidências sugerem o contrário.

O que você acha? Existe mesmo esse relacionamento entre os três?

Fonte: CBR