FÊNIX NEGRA: Diretor explica porque os Shi’ar e o Clube do Inferno não estão no filme!
Quando foi anunciado que o próximo filme dos X-Men iria adaptar A Saga da Fênix Negra, os fãs imaginaram que teríamos a apresentação do Império Shi’ar no cinema e o retorno do Clube do Inferno. Mas não foi isso o que aconteceu.
Em uma entrevista para o Digital Spy, o diretor Simon Kinberg explicou porque deixou de fora esses dois elementos importantes da história:
“Se eu tivesse quatro horas para contar essa história, certamente eu teria colocado o Clube do Inferno e a Lilandra. Mas nós quisemos focar em Jean e na sua história. É diferente do que fizemos nos outros filmes, onde tínhamos muito mais personagens. Nós quisemos nos aprofundar nos personagens principais nesse filme, especialmente em Jean. Eu amo o papel dos personagens do Clube do Inferno na Saga da Fênix Negra e amo o enredo da Lilandra nos quadrinhos. Mas eu senti que eles poderiam competir com a história principal. Os conflitos emocionais de Jean e a ruptura da família X-Men poderiam acabar ficando um pouco de lado.”
Por muito tempo os fãs acreditaram que a personagem vivida pela atriz Jessica Chastain pudesse ser Lilandra, a Imperatriz do Império Shi’ar, ou Emma Frost, a Rainha Branca do Clube do Inferno.
O Clube do Inferno apareceu nos cinemas em X-Men: Primeira Classe (2011), e teve como integrantes os mutantes Sebastian Shaw (Kevin Bacon), Emma Frost (January Jones), Azazel (Jason Flemyng) e Maré Selvagem (Álex González).
Na Saga da Fênix Negra, o Clube do Inferno, sobre o comando de Jason Wyngarde/Mestre Mental manipula Jean Grey e é o responsável pela sua corrupção e transformação na Fênix Negra. Após a mutante ir para o espaço e destruir um sistema solar, o Império Shi’ar, uma raça alienígena liderada por Lilandra, exige a sua morte como um meio de impedir que a Fênix Negra cause mais destruição.
Embora não estejam no longa, os seus papéis na trama parecem estar presentes. A personagem alienígena de Jessica Chastain assume o papel do Clube do Inferno ao manipular a ruiva. E a Irmandade de Mutantes do Magneto assume o papel do Império Shi’ar ao tentar deter Jean e pedir sua morte.
“Durante uma missão de resgate no espaço, Jean é atingida por uma força cósmica que a transforma na mutante mais poderosa de todos os tempos. Lutando com esse poder cada vez mais instável e também com os seus próprios demônios internos, Jean fica fora de controle, dividindo a família X-Men e a ameaçando destruir a estrutura do nosso planeta. Este é o mais intenso e emocional filme dos X-Men já feito. A família de mutantes que nós conhecemos e amamos deve enfrentar o mais devastador dos seus inimigos – um deles.”
Fênix Negra é dirigido por Simon Kinberg e tem o elenco principal composto por Sophie Turner (Jean Grey/Fênix Negra), Tye Sheridan (Ciclope), Alexandra Shipp (Tempestade), Kodi Smit-McPhee (Noturno), James McAvoy (Professor X), Jessica Chastain (personagem indefinido), Nicholas Hoult (Fera), Evan Peters (Mercúrio), Jennifer Lawrence (Mística), Michael Fassbender (Magneto), Kota Eberhardt (Selene) e Andrew Stehlin (Lótus Escarlate). O filme estreia no Brasil no dia 6 de junho de 2019.