FILMES

Força Fênix no Espaço? Mas e o final de Apocalipse?

Na última semana foi divulgado o segundo trailer de X-Men: Fênix Negra. E ontem um terceiro foi lançado, bastante similar ao anterior, mas com algumas cenas a mais no começo. Caso você não tenha visto o novo trailer, pode conferir ele a seguir:


Nos dois trailers vemos a equipe indo para uma missão espacial para resgatar astronautas, mas algo dá errado e Jean Grey (Sophie Turner) acaba sendo atingida por uma energia cósmica. Os fãs que leram os quadrinhos ou assistiram à série animada dos anos noventa logo associaram a cena ao momento em que a mutante se torna hospedeira da Força Fênix. Em uma entrevista recente onde comentava sobre a vilã interpretada por Jessica Chastain o diretor Simon Kinberg confirmou que de fato se trata da Força Fênix:

“A entidade que entra em Jean no espaço não é uma explosão solar – é uma força cósmica. Para aqueles que conhecem os quadrinhos, eles sabem o que é essa força. A personagem da Chastain é atraída e tem procurado essa força cósmica, e ela leva para a Terra e para a Jean. É uma força que ela quer controlar ou destruir.”

Quando questionado diretamente se era a Força Fênix dos quadrinhos, ele respondeu: “Sim“.


Ver a força cósmica entrando em Jean e ter a confirmação do diretor é algo que obviamente alegra os fãs em um primeiro momento. Principalmente porque uma das maiores reclamações em relação ao Confronto Final está no fato da Fênix ter sido retratada apenas como uma extensão dos poderes da mutante e não como uma entidade. O problema é que essa cena não faz muito sentido – e por isso deixou muitos fãs confusos.

No final de X-Men: Apocalipse (2016) nós vimos Jean Grey liberando todo o seu poder para derrotar o vilão En Sabah Nur e nesse momento uma ave de fogo se forma nas suas costas. Uma clara referência as manifestações da Fênix nos quadrinhos. Se a mutante já estava com a Força Fênix no filme anterior, como ela é possuída por este poder no espaço?

pa

Em discussões na nossa página e grupo no Facebook alguns fãs tentaram argumentar que aquilo que vimos no filme anterior era apenas uma manifestação dos poderes da própria mutante, que assumiram a forma de um pássaro como um fanservice, e não algo a mais. O problema é que essa explicação, embora pareça resolver o problema, também não faz sentido.


Em um momento do filme a mutante tem um pesadelo que assusta diversos outros alunos do Instituto. O Professor Xavier vai até ela para ver o que está acontecendo. Nós vemos as paredes do quarto queimando. Ele decide entrar na mente dela para acordá-la. Um pesadelo com muito fogo e destruição, pessoas queimando. A jovem acorda.

Ele tenta acalmá-la dizendo que se trata apenas de um sonho. Ela se recusa a acreditar que era apenas isso e ele diz “A sua mente é uma das mais incríveis que eu já conheci, ela convence a si mesmo“. Jean Grey retruca “Não é só a telepatia ou a telecinese” – indicando que não se trata apenas de mais um problema habitual com os seus poderes – “Tem um poder sombrio crescendo dentro de mim como uma chama“.

Algo interessante sobre essa cena é que ela é uma clara referência a X-Men 2 (2003). Durante uma visita em um museu, Jean Grey (Famke Janssen) tem um surto telepático e telecinético e é auxiliada por Ciclope (James Mardsen). Ela diz que está se sentido diferente desde os eventos na Estátua da Liberdade, que aconteceram no primeiro filme. Ciclope fala “Jean, não é a telepatia. Mês passado era só se concentrar para fazer um livro ou uma cadeira levitar no quarto. Agora, quando tem pesadelo o quarto estremece“. E ela responde “Meus sonhos estão piorando. Scott, eu sinto que alguma coisa terrível vai acontecer“.


É válido lembrar que no contexto deste filme, os eventos na Estátua da Liberdade fizeram com que as barreiras mentais de Jean começassem a se romper e a libertar os seus poderes. No final do filme, quando ela se sacrifica, os poderes se libertam. E na sequência ela retorna como Fênix. Ou seja, Apocalipse faz referência às manifestações da Fênix em X-Men 2.

Juntemos o pesadelo com destruição causada pelo fogo, as paredes do quarto queimando, o que é dito durante a conversa, o pássaro de fogo e os olhos vermelhos. A resposta é clara: se tratava de um easter egg mostrando o que poderia acontecer nos próximos filmes. E então chegamos no próximo filme, X-Men: Fênix Negra, que irá adaptar justamente a relação de Jean Grey com os poderes da Fênix. E esse filme parece ignorar o que foi apresentado no anterior.

E AGORA? COMO EXPLICAR ISSO?

A cena do espaço é uma adaptação bastante fiel, mas não precisava ignorar o anterior para isso. Uma solução simples seria dizer que Jean Grey nasceu hospedeira da Força Fênix (ou se encontrou com ela bastante cedo), mas que este poder estava dormente e se manifestou no filme anterior apenas porque a destruição causada pelo Apocalipse colocava em risco a vida dela. E uma vez passada a ameaça, o poder voltou a adormecer. Anos mais tarde, durante a missão espacial a mutante seria atingida por uma explosão solar e a Força Fênix que existe dentro dela se despertaria mais uma vez para salvar sua vida, só que dessa vez não adormeceria, iria querer se libertar.


Seria uma solução simples, fácil de explicar para o grande público. Mas certamente não é a única que podemos pensar. Outros fãs sugeriram outras explicações mais próxima dos quadrinhos.

Com o passar dos anos Jean Grey e a Força Fênix se tornaram tão próximas ao ponto de que a mutante conseguia usar os poderes da entidade sem estar com ela, como o que foi mostrado em A Derradeira Canção da Fênix. Isso explicaria o que vimos em Apocalipse. Não aconteceu com Jean Grey, mas em Vingadores vs X-Men a mutante Hope está se preparando para se tornar uma hospedeira e começa a manifestar os poderes da entidade antes de se encontrar com ela.  Uma quarta opção seria Grey ter nascido com um dos fragmentos da entidade e eventualmente se encontrar com ela em plenitude no espaço.


Entre as opções citadas, qual vocês preferem? Qual delas acham que seria fácil para o público assimilar?  Afinal de contas, nem todas as explicações dos quadrinhos funcionam no cinema.

E SE A RESPOSTA FOR OUTRA?

Mas ainda temos mais uma possibilidade. E essa pode ser a mais sem graça: Simon Kinberg simplesmente ignorou o filme anterior na hora de escrever o seu para assim contar uma história mais fiel. E esse seria mais um erro de continuidade que veríamos na franquia. A franquia é bastante conhecida pelos seus erros de cronologia, mas repare bem, eu disse erros de continuidade.  Irei citar dois exemplos:

Em X-Men Dias de um Futuro Esquecido (2014), Wolverine (Hugh Jackman) diz para a versão mais jovem de Charles Xavier (James McAvoy): “Ciclope, Jean, Tempestade. Não se esqueça desses nomes. Eles irão precisar de você”. Esse foi um pedido de Logan para que Charles formasse os X-Men e ajudasse os mutantes. Mas na sequência (Apocalipse), ele não havia formado o grupo. Vemos apenas Jean Grey como aluna da Mansão. Ciclope chega em um determinado momento do filme. E a Tempestade… bem, a menina foi simplesmente esquecida e estava vivendo de forma marginal no Cairo e teria sido morta em uma cena se o vilão não tivesse aparecido para salvá-la. No final do filme ela também vai para a escola.

Poderíamos também citar a cena da Mística transformada no Stryker no final de Dias de um Futuro Esquecido …


Outro grande exemplo disso é Logan (2017). Se tentarmos incluir o filme na linha cronológica teremos um problema. O filme se passa no ano de 2029 e é dito que não nascem mais mutantes há 25 anos. Ou seja, desde 2004. Mas no final de Dias de um Futuro Esquecido, ambientado em 2023, nós vemos crianças pela Mansão – a não ser, é claro, que você queira dizer que o Instituto estava aceitando crianças não mutantes.

fenix-negra-2

Apocalipse não é um filme que os fãs gostam muito. E por este motivo, citar como exemplo de erro de continuidade um filme que não é lembrado com carinho talvez faça vocês pensarem que Fênix Negra está automaticamente fadado ao fracasso. Mas Logan foi um filme muito bem recebido pelos fãs, pelo público de modo geral e pelos críticos.  Chegou a concorrer ao Oscar 2018 em uma das categorias principais, a de Melhor Roteiro Adaptado. Ele não levou o prêmio, mas sem dúvidas foi um grande feito. E não, eu não estou sugerindo que Fênix Negra será mais um indicado ao Oscar. A gente nem viu o filme!


DEVEMOS NOS INCOMODAR COM O ERRO DE CONTINUIDADE?

Com esses exemplos eu quero relembrar que nem tudo tem coerência ou explicação nessa franquia. E levando isso em conta, talvez seja melhor já aceitarmos que a resposta mais sem graça – a de que este é mais um erro de continuidade – é a correta neste caso. Mas isso certamente não significa que o filme será ruim. Logan ignorou a continuidade porque isso era importante para a história que queriam contar e acabou sendo um ótimo filme.

Nós tendemos a querer tudo organizadinho. Mas a continuidade respeitada é tão importante neste caso? Este filme é provavelmente a despedida dos X-Men da Fox e desse elenco – sim, eu sei que o filme foi filmado antes de anunciarem que a Disney estava comprando a Fox -, então que diferença faz a bagunça desta vez se o resultado for bom? Logan marcou a despedida de Hugh Jackman no papel de Wolverine, teve erros de continuidade, mas fechou com chave de ouro este ciclo. Então quem sabe isso se repita desta vez. Então talvez dane-se continuidade se o filme for bom e encerrar a era dos X-Men na Fox com chave de ouro.

Depois desse texto imenso, você acha que irão explicar no filme ou é só um erro de continuidade?