FILMES

FÊNIX NEGRA: Entenda o motivo do adiamento!

Um dia após o lançamento do primeiro  trailer de X-Men: Fênix Negra os fãs foram pegos mais uma vez de surpresa com a notícia de que o filme seria adiado novamente, desta vez para 7 de junho de 2019.  Agora, quem fica em seu lugar no calendário da Fox é o filme Alita: Battle Angel, dirigido por Robert Rodriguez e com a participação de James Cameron na produção.

A notícia foi totalmente inesperada, pois o pôster e o trailer do filme confirmavam a estreia em fevereiro. Com isso, muitas pessoas acreditaram que a baixa recepção do trailer poderia levar a novas refilmagens. Mas agora o motivo parece ter sido confirmado.

Segundo Steven Weintraub do site Collider o motivo é a edição dos efeitos visuais do filme:

 

“Fênix Negra foi adiado porque eles precisam de mais tempo para terminarem os efeitos visuais do material adicional que eles fizeram nas refilmagens. Deveriam ter anunciado a nova data antes do trailer.”

Ele ainda comenta que Alita foi movido porque seria ofuscado pelos filmes concorrentes:

“Alita foi movido porque teria sido massacrado por Aquaman e Bumblebee.”

As primeiras  gravações do filme foram encerradas em outubro do ano passado. Dois meses depois quando as primeiras fotos e notícias sobre o longa foram divulgadas, antes do primeiro adiamento, o diretor Simon Kinberg havia comentado que um dos motivos para eles terem feito as filmagens muito tempo antes da estreia era para que tivessem bastante tempo para trabalhar nos efeitos.

Com as filmagens terminadas em outubro de 2017 e o lançamento em novembro de 2018 eles teriam mais de 10 meses para trabalhar nos efeitos. Com as refilmagens encerradas em setembro de 2018 e com o lançamento para fevereiro de 2019, eles teriam apenas três meses para trabalhar nos efeitos. E a qualidade dos efeitos parece ser algo importante para o diretor, pois em uma entrevista a respeito de X-Men: Apocalipse ano passado ele comentou sobre isso:

“É sempre perigoso se o seu roteiro continua mudando durante as filmagens. Certamente, olhando pra trás, todos sentimos que o gênero evoluiu esteticamente e em tonalidade e o nosso filme não. Muitas coisas no filme são boas, mas como um todo, ele encontrou dificuldades para conseguir se estabelecer narrativamente e emocionalmente em termos de trama. Esteticamente, ele parece um pouco datado quando comparado à evolução que vimos nos outros filmes. Nós aprendemos muito com isso.”

Na mesma entrevista, o diretor havia comentado o seguinte sobre X-Men: Fênix Negra:

“Uma das coisas que eu quis fazer neste filme é obviamente colocar  o foco nos personagens e dar pra eles emoções reais, além de criar um tema que faria eles se sentirem revelantes e necessários no mundo atual. As atuações, a fotografia e os efeitos visuais precisam parecer orgânicos para que possam parecer reais no nosso mundo. E isso é o que fará eles parecerem relevantes e não tão distantes do mundo.”

Não sabemos se esta será a data de estreia definitiva do filme, pois com a data marcada para junho do próximo ano, ele estreará nos cinemas um mês depois de Vingadores 4 (3 de maio) e um mês antes de Homem: Aranha: Longe de Casa (5 de julho). É importante também ressaltar que atualmente Novos Mutantes está marcado para 2 de agosto, dois meses após Fênix Negra.

Fênix Negra é dirigido por Simon Kinberg e tem o elenco principal composto por Sophie Turner (Jean Grey), Tye Sheridan (Ciclope), Alexandra Shipp (Tempestade), Kodi Smit-McPhee (Noturno),  James McAvoy (Professor X), Jessica Chastain (personagem indefinido), Nicholas Hoult (Fera), Evan Peters (Mercúrio), Michael Fassbender (Magneto) e Jennifer Lawrence (Mística). O filme estreia no dia 7 de junho de 2019.