FILMES

Feiticeira Escarlate não será mutante e filha do Magneto, de acordo com Elizabeth Olsen!

Com a aquisição da Fox pela Disney, os X-Men e o Quarteto Fantástico poderão ser inseridos no Universo Cinematográfico da Marvel. E, além disso, os fãs torcem para que a Feiticeira Escarlate seja retratada como mutante e filha do Magneto, algo que não pode ser feito até então.


Em uma entrevista recente para o podcast Everything Iconic, de Danny Pellegrino, a atriz Elizabeth Olsen (intérprete da personagem na Marvel) foi questionada se, com a fusão das empresas, a Feiticeira Escarlate será representada como filha do Magneto, assim como nos quadrinhos:

“Eu não penso assim, nós fomos muito longe para criar uma história de fundo para a minha personagem que não envolvesse o universo dos  X-Men e essa é a razão de eu estar agora conectada com o Visão, a pedra na cabeça dele é a pedra que me deu poderes. Nós estamos realmente meio ligados por essa pedra. Eu acho que não, mas se eles quisessem que Michael Fassbender fosse o meu pai em um crossover, eu diria “Sim, por favor. Eu sou filha do Fassbender”.

ENTENDENDO MELHOR A DIVISÃO DOS DIREITOS CINEMATOGRÁFICOS DOS PERSONAGENS:

Durante uma crise nos anos 90, a Marvel Comics vendeu os direitos cinematográficos de vários de seus personagens para que outros estúdios fizessem filmes sobre eles. A Fox adquiriu os direitos do Quarteto Fantástico e dos X-Men. Por conta disso, quando a Marvel Studios iniciou o seu projeto de filmes em 2008, não pode usar uma série de personagens. Entretanto, ela divide os direitos de alguns personagens com outros estúdios, como é o caso dos gêmeos Maximoff: Feiticeira Escarlate e Mercúrio. A Fox possui direitos sobre eles por serem mutantes e filhos do Magneto, já a Marvel possui direitos por eles terem feito parte dos Vingadores em boa parte da sua história. Embora os dois estúdios tenham direitos sobre os personagens, apenas a Fox tem direito sobre o uso do termo e espécie “mutante”. Por este motivo, quando a Marvel decidiu usar eles em Vingadores: A Era de Ultron, a sua origem teve que ser alterada e ao invés de mutantes passaram a ser “milagres“, pessoas aprimoradas que ganharam poderes através da Jóia da Mente em um experimento conduzido pelo Baron Strucker.


Por serem direitos divididos, os dois estúdios podem usar os personagens, o que fez com que tivéssemos duas versões de um mesmo personagem feitas por empresas e atores diferentes. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), o ator Evan Peters fez a sua estréia como Mercúrio e reprisou o papel novamente em X-Men: Apocalipse (2016) e X-Men: Fênix Negra (2019). Em Vingadores: A Era de Ultron (2015) foi a vez de Aaron Taylor-Johnson fazer a sua estréia como o personagem, ao lado de Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate, entretanto, a sua versão do Mercúrio morreu no filme. Até o momento, apenas a Marvel utilizou a Feiticeira Escarlate.

Evan Peters em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Aaron Taylor-Johnson em Vingadores: A Era de Ultron
Evan Peters em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Aaron Taylor-Johnson em Vingadores: A Era de Ultron

Em Vingadores: A Era de Ultron, os gêmeos contam que os seus pais morreram quando eles tinham 10 anos devido a um míssil que atingiu a sua casa. Eles sobreviveram porque um segundo míssil foi em direção à casa, mas parou próximo deles e não explodiu. Alguns fãs teorizam que esta pode ter sido uma ponta solta que o estúdio deixou para caso pudesse usar Magneto futuramente. Algo similar já foi realizado por Magneto (Michael Fassbender) em X-Men: Primeira Classe (2011).

Anunciada em dezembro do ano passado, a compra da Fox pela Disney permitirá, futuramente, que os personagens da Marvel que o estúdio possui (Quarteto Fantástico e X-Men) sejam integrados ao Universo Cinematográfico da Marvel. A compra ainda precisa ser aprovada pelo governo americano para se tornar oficial, o processo pode levar de 12 a 18 meses.