Vaza roteiro inicial do primeiro filme dos X-Men!
Há quase 20 anos chegava ao cinema “X-Men: O FIlme“. O longa recebeu elogios da crítica e arrecadou uma boa bilheteria. Foi o responsável pela revitalização do gênero de super-heróis e também um dos marcos para que o gênero alcançasse o patamar que tem hoje.
A ideia de levar os X-Men para o cinema iniciou 30 anos atrás, quando Stan Lee e Chris Claremont estavam conversando com a Carolco Pictures. O projeto teria James Cameron como produtor e Kathryn Bigelow como diretora. Cinco anos depois, a produtora Lauren Shuler Donner, da Fox, comprou os direitos de X-Men e chamou Andrew Kevin Walker para escrever o roteiro. A segunda versão do seu roteiro foi entregue para a Fox em junho daquele ano e, recentemente, o site Digital Spy teve acesso a ele e divulgou algumas informações. Apesar de ter sido bem recebido, o roteiro não recebeu grande apoio dos produtores do estúdio e foi reescrito várias vezes, passando por nomes como Laeta Kalogridis, John Logan, James Schamus e Joss Whedon, até chegar nas mãos de Bryan Singer, que foi o responsável pelo primeiro filme da equipe.
Uma das diferenças que se destacam em comparação ao filme que chegou aos cinemas é a formação dos X-Men, que neste roteiro traz a formação original dos quadrinhos, com exceção do Anjo. Também temos a presença da Jubileu como membro adolescente ao invés da Vampira e o Blob integrando a Irmandade de Mutantes ao invés da Mística. O plano de Magneto também é bastante diferente. Talvez, o maior destaque seja o fato de que parte do Ciclope a ideia de convidar o Wolverine a integrar a equipe, mas logo as coisas mudam e a rivalidade é estabelecida. Outro ponto a se destacar é o pouco destaque feminino, já que não existe nenhuma mulher no time dos vilões e a descrição não traz muito detalhes sobre o papel que Jean Grey desempenharia no filme.
A HISTÓRIA:
O roteiro começa com Magneto e a sua Irmandade de Mutantes (formada por Groxo, Blob e Dentes de Sabre) destruindo o prédio da Citicorp em Nova York. O governo pede que os mutantes comecem a se registrar e vemos uma adolescente Jubileu fugindo da casa dos seus pais adotivos. Enquanto isto, os vilões continuam provocando estragos e libertam um mutante chamado Fanático, seu transporte para Riker’s Island.
Os X-Men (formados por Ciclope, Jean Grey, Fera e Homem de Gelo) falham miseravelmente na missão de detê-los. Por conta disto, Ciclope conversa com o Professor Xavier (que está preocupado com o medo do Senado sobre o “problema mutante”) e revela que deseja recrutar um novo mutante para a equipe.
Este mutante se chama Logan e depois passa a ser conhecido como Wolverine. Ele se recusa a se juntar ao time e deixa o Departamento Canadense H para entrar em sua própria missão: descobrir o seu verdadeiro passado, já que ele lembra apenas de algumas partes.
Os X-Men falham em recrutar Wolverine, mas acolhem Jubileu quando a encontram fugindo de policiais em um shopping. Em sua missão, Wolverine reencontra o seu ex-parceiro de espionagem, Dentes de Sabre, e os seus se envolvem em um confronto quase fatal. O encontro faz com que Logan repense a oferta de Xavier, mas agora Ciclope tem um mal pressentimento sobre o ele, por conta da sua tendência de ser imprevisível e violento.
Os conflitos pessoais são deixados de lado porque Magneto e o seu grupo travam uma guerra contra Nova York e os não-mutantes. Pessoas normais também são más e para nos lembrar disto, Wakler traz como vilões Henry Gyrich e Bolivar Trask, xenofóbicos com esforços sádicos para erradicar os mutantes.
Magneto, percebendo a oportunidade, manipula Gyric (um anti-mutante que e torna também um aliado dos mutantes maus) para trazer Xavier até ele para que deste modo ele possa capturar o Fera. Enquanto isto, Wolverine falha em se tornar o novo líder dos X-Men, e para provar o seu mérito, parte em busca de Fera por conta própria.
Como agradecimento, Xavier tenta ajudar Logan a descobrir o seu passado, entrando em sua mente. Enquanto isto, os outros X-Men percebem que Fera está com um dispositivo de rastreamento e os capangas de Grych, incluindo três Sentinelas, estão em fuga. Mas tudo isto é apenas uma distração. Durante a luta, Magneto assassina o prefeito de Manhattan como vingança pelo o que os nativo americanos receberam pela ilha (um monte de coisas inúteis), antes de transformá-la em um paraíso para mutantes. Os X-Men derrotam as Sentinelas e partem para Manhattan.
Os X-Men entram em um confronto épico contra Magneto. Eventualmente, Wolverine o vence, não com as suas garras, mas com um soco comum, antes de dizer “Você está preso“. Imediatamente após isto, o foco muda para a costa do Brooklyn, onde estão tropas do exército. Acima de suas cabeças, o jato dos X-Men aparece e os soldados observam enquanto ele desce. O jato derruba um bloco gigante de gelo, onde estão presos Blob, Magneto, Groxo e Fanático.
O roteiro também estabelecia Magneto como o culpado pelo acidente de Chernobyl e também trazia cenas com a Sala de Perigo.