FILMES

Descubra como seria o X-Men 3 de Bryan Singer

O ano era 2004 e os x-fãs estavam extremamente ansiosos para conferir a conclusão daquela que seria a adaptação saga da Fênix Negra nos cinemas, que foi semeada no final de X-Men 2, sucesso de crítica e público. Assim, No entanto, as coisas não deram tão certo quanto o esperado. Bryan Singer saiu do cargo de diretor, então Brett Ratner assumiu e o resultado todos conhecemos. Mas e se Singer não tivesse deixado o cargo? Confira como poderia ter sido o X-Men 3 de Bryan Singer.


⊗ Por que Singer saiu?

Lá em 2004, a Warner Bros percebeu o bom trabalho que Bryan Singer estava fazendo com os X-Men e convidou o diretor para comandar Superman: O Retorno. Singer por sua vez, fã do azulão, assim viu a oportunidade de se tornar o cabeça de duas grandes franquias ao mesmo tempo. Bryan também levou consigo parte da produção dos filmes incluindo os roteiristas Dan Harris e Mike Dougherty. A Fox por outro lado, queria lançar o terceiro filme dos mutantes ainda em 2006, por isso não quis esperar a volta de Singer. Assim, a empresa convidou nomes como: Zack Snyder, Joss Whedon, Daren Aronofsky e Matthew Vaughn. Infelizmente todos estavam ocupados com outros projetos, ou problemas familiares, e por isso, para o azar dos fãs o cargo acabou ficando com Brett Ratner que lançou o filme que conferimos nos cinemas.

Matthew Vaughn

Vale lembrar que Matthew Vaughn no futuro se tornaria o diretor de X-Men: Primeira Classe. Em 2005 no entanto, ele aceitou o cargo para dirigir X-Men 3, mas acabou desistindo. Isso porque segundo ele, não havia tempo ábil para fazer um filme de qualidade. Ele disse o seguinte:


O que aconteceu com X-Men: O Confronto Final foi que eu não tive tempo de fazer o filme que eu queria fazer. Tive uma visão de como deveria ser e queria ter certeza de que estava fazendo um filme tão bom quanto X2: X-Men United e sabia que não poderia fazer de jeito nenhum [com pouco tempo]. Eu apenas sabia que não era a coisa certa a fazer… e eu não queria ser o cara acusado de fazer um filme ruim dos X-Men.

Ainda assim, Matthew não gostou de X-Men 3 e afirmou que poderia ter feito melhor se houvesse esse tempo.

Acontece que eu poderia ter feito algo cem vezes melhor do que o filme que acabou sendo feito. Parece arrogante, mas eu poderia ter feito algo com muito mais emoção e coração. Provavelmente me repreenderão por dizer isso, mas realmente acredito nisso.


⊗ O Enredo principal

O roteirista Mike Dougherty confirmou em entrevista que o enredo de X-Men 3 do Singer focaria apenas na Saga da Fênix. Diferente de O Confronto Final, que além da Saga da Fênix, também adaptou a saga da Cura de “Super Dotados”, de Joss Whedon.

Mike comentou que a ideia inicial era abrir o filme no Lago Alkali que estaria estéreo e seco. Haveriam relatos de estranhos fenômenos acontecendo ao redor do mundo, acompanhados de luzes brilhantes no céu. Tanto os X-Men quanto a irmandade perceberiam que uma força aparentemente divina havia surgido em sua realidade. Isso estaria causando diversos eventos ao redor do mundo. Prisões de mutantes seriam dizimadas. Inclusive, segundo o roteirista, haveria uma cena em que uma frota inteira de navios de carga seria destruída. Assim, descobriríamos que mutantes estariam transportados como escravos.

A Fênix retornaria como uma deusa, se vendo superior aos conflitos ao redor do globo. Ela viajaria pelo mundo para terminar com esses conflitos a sua própria maneira, sem se preocupar com o que os X-Men ou a irmandade tinha a dizer sobre isso.


⊗ Cristal, Emma Frost e Gambit

A cantora Beverley Mahood iria interpretar a mutante Cristal, mas o papel foi desconsiderado assim que Singer saiu do cargo. Não há detalhes sobre o enredo dela.

O roteirista Dan Harris confirmou que a intenção é que a atriz Sigourney Weaver, conhecida por interpretar a personagem Sargento Ripley em Alien, interpretasse a Rainha Branca, Emma Frost. Ela receberia uma convocação da Irmandade de Mutantes composta por Magneto, Mística e Pyro, para tentar controlar Jean Grey e transformá-la numa arma anti humanos.

O Mutante Gambit também apareceria, o ator cotado para interpretá-lo, Keanu Reeves. Keanu estava bastante famoso por causa da franquia Matrix. Segundo informações, ele possivelmente faria um triângulo amoroso com Vampira e Homem de Gelo. Vale lembrar que na versão de Ratner, Gambit inicialmente também apareceria, mas o ator Josh Holloway recusou o convite. Por isso, o mutante Cajun não está no filme.


⊗ Mudança de Vampira e Ciclope

Vampira estaria ainda mais confiante em X-Men 3. O roteirista Mike Dougherty afirmou que o principal ponto da personagem é que no terceiro longa, ela finalmente estaria pronta para aceitar quem ela é. Isso seria um complemento do início de jornada que vemos em X-Men 2, onde ela pensa em enfrentar Magneto, pilota o Pássaro Negro para salvar os X-Men mesmo não sabendo como fazer, e no final aparece mais pronta para a equipe. O roteirista ainda alfinetou o roteiro de O Confronto Final falando que não acha nada legal dizer para garotas que elas devem mudar seu jeito de ser para agradar um namorado.

Ciclope por outro lado, construiria a Sala do Perigo para treinar os X-Men. Pois estaria se sentindo culpado por achar que a equipe não foi rápida ou habilidosa o suficiente, e por isso Jean acabou morrendo. O roteiro do personagem iniciaria com ele não sendo capaz se livrar dessa culpa e isso causaria conflitos durante o longa. No final, seria tudo sobre ele aceitar a perda e deixar o amor de sua vida partir.


⊗ Morte de Magneto

Em X-Men: O Confronto Final, uma das mortes mais sentidas é a do Professor X, assassinado pela Fênix que se sente ameaçada por ele tentar controlá-la. Manipulada por Magneto, a Fênix se revolta com Charles Xavier e o desintegra.

No entanto, as artes conceituais do filme mostram que na verdade, Magneto morreria na primeira versão do filme. A Fênix se aproximaria de Erik, o levitaria e o desintegraria da mesma forma como fez com o Professor X. A diferença esta no local onde as mortes ocorrem. Enquanto o Professor morre na casa dos Grey, Magneto morreria em frente ao Capitólio de Washington D.C. Confira a arte abaixo:


⊗ O final da Fênix

Após a Fênix retornar como uma deusa, interferindo em conflitos pelo mundo, causando vários problemas para os mutantes, os X-Men se veriam obrigados a enfrentá-la. Esse momento no entanto, possivelmente seria bastante semelhante ao que vemos no filme, com os mutantes não sendo páreo para a mutante.

Jean Grey ou a Fênix finalmente perceberia que suas habilidades recém descobertas estavam causando destruição e caos, mas poderiam ser usadas para criar vida. Ela escolheria partir para o espaço se tornando a criatura cósmica pela qual a Fênix já é conhecida por ser. Dougherty comentou que a cena final pela qual ele planejava, era que antes de se tornar uma deusa, Jean olharia para Scott e para os X-Men e diria:

Eu estarei observando.

Mostrando que Jean não morreria, um final muito semelhante ao que vemos em X-Men: Fênix Negra. É possível que Simon Kinberg tenha aproveitado essa ideia.


⊗ Como seria o trailer?
800

Nos anos 90, Bryan Singer entrou em contato com o ator, dublador e roteirista David Hayter para que este o ajudasse com algumas coisas em X-Men: O Filme. Singer gostou tanto do trabalho de David, que chamou esse para ser co-escritor do roteiro de X-Men 2 junto com Mike Dougherty e Dan Harris. Segundo Hayter, antes de Singer sair da produção, ele também estava envolvido no roteiro de X-Men 3, e em entrevista ele comentou como imaginava que seria um trailer do filme:

A imagem que eu queria para o trailer de X-Men 3 era você vendo Xavier e Logan enfrentando Jean e os olhos dela estão pegando fogo e ela se tornando a Fênix Negra. Eles estão falando sobre a guerra entre humanos e mutantes e ela diz algo como: ‘Não se preocupe, vou colocar um fim nisso’. E então cortamos para esta estátua de Iwo Jima em Washington, quando o sol está nascendo, mas é ainda crepúsculo, há um clarão laranja e a estátua derrete, pois ela atirou chamas. Você vê o Capitólio e ela voa até a Casa Branca e pousa no meio da rua. Cortamos a cena e vemos todo o exército armado contra ela, que os encara como se dissesse: ‘podem vir”. E então a tela preta.

O fato de Hayter falar sobre o Capitólio encaixa com a arte conceitual da morte de Magneto.


⊗ Imagens Conceituais

Há algumas imagens conceituais reveladas sobre como os poderes da Fênix seriam explorados no filme. Nelas nós podemos ver a atriz Famke Janssen como Jean utilizando a telecinese a nível molecular em potência máxima. Há também alguns conceitos de como seria a transformação de Jean para Fênix. Isso inclui imagens da personagem envolta em chamas, o que pode significar que a intenção era ser um pouco mais fiel.



Além disso, também existem imagens mostrando a destruição causada pela Fênix Negra na cidade estadunidense de São Francisco. Incluindo a ponte Golden Gate que em X-Men: O Confronto Final foi destruída por Magneto. Para ver muitas outras imagens, você pode clicar no link abaixo.


Essas são todas as informações do filme que nós temos sobre o filme. Levando em conta tudo o que foi revelado, parece que este seria um filme muito mais grandioso. É triste pensar que no final das contas, tanto Bryan Singer, quanto Brett Ratner são diretores envolvidos nos escândalos de abuso sexual fortemente divulgados nos últimos anos.

O que você achou das informações? Acreditaria que o filme teria sido melhor se Singer estivesse na direção? Diga o que pensa nos comentários.

LEIA MAIS: FÊNIX NEGRA: Tudo o que sabemos sobre a versão original do filme