SÉRIES

10 curiosidades sobre o desenho Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos

Mais de uma década antes da estreia de X-Men: A Série Animada, estreava Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos, também chamada apenas de Homem-Aranha e Seus Amigos. O desenho produzido por Stan Lee é protagonizado pelos personagens já estabelecidos da Marvel Comics, Homem-Aranha e os mutantes Homem de Gelo e Flama. Hoje o Universo X-Men traz 10 curiosidades sobre esse desenho dos anos 80.


⊗ 1. Tocha Humana seria protagonista

Peter Parker, Bobby Drake e Johnny Storm são três personagens, que compartilham um mesmo traço de personalidade. Isso pois o Vingador, o X-Man e o integrante do Quarteto Fantástico são considerados um dos membros mais engraçados de suas respectivas equipes. Piadistas, irreverentes e engraçados, Bobby, Peter e Johnny são um trio que se encaixaria muito bem. Tanto, que inicialmente essa era a ideia do desenho.

O plano original era que o Homem-Aranha tivesse companheiros de equipe baseados em fogo e gelo. Johnny Storm, o Tocha Humana era quem seria o terceiro protagonista. No entanto, Tocha Humana não estava disponível para ser utilizado devido a problemas de licenciamento. Assim, Angelica Jones, a Flama (Firestar) foi escolhida para “tomar” o lugar de Johnny.


⊗ 2. Flama, a Mary Jane criada para o desenho

A protagonista feminina da animação, diferente de seus parceiros, foi criada especificamente para o desenho. Angelica Jones é uma mutante cujo corpo armazena energia eletromagnética ambiente, podendo as projetar e manipular de várias formas. Conforme ela altera as ondas eletromagnéticas, surge uma aura de micro-ondas ao redor de seu corpo. Com ela é possível projetar calor, luz e radiação em várias intensidades.

Flama foi introduzida nos quadrinhos em Fabulosos X-Men #193 em 1985. Ela aparece como um membro dos Satânicos, um grupo de adolescentes mutantes que funcionavam como rivais dos Novos Mutantes. A aparência de Angelica Jones foi baseada em Mary Jane Watson, personagem dos quadrinhos do Homem-Aranha, namorada de Peter Parker. Peter e Angelica tem um caso na animação, além disso, Eleonora Prado, atriz que dubla Flama é a mesma dubladora de Mary Jane no desenho do Aranha.


⊗ 3. Doguinho ajudou o desenho a ser produzido

Sempre que um novo programa de televisão está em planejamento, é preciso fazer diversas reuniões para que se descubra os prós e os contras de se investir na produção. Essas reuniões são extremamente importantes, porque pessoas do alto escalação das redes de televisão tomam as decisões se darão ou não permissão para seguir com o projeto. Durante as discussões iniciais de Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos, a equipe criativa foi a Nova York para uma reunião com a vice-presidente de transmissão infantil da NBC, Mickey Dwyer e uma conversa sobre cachorros ajudou a solidificar a ideia da criação da série.

Uma das coisas que Mickey indicou que queria na animação, é que Flama tivesse um cachorrinho. A esposa do roteirista Ennis Marks tinha um cachorro Llhasa Apso, uma raça bastante nova nos Estados Unidos na época. Marks disse a a Dwyer sobre o Llhasa ser considerado uma das formas do Leão da Neve, o emblema do Tibete que normalmente é representado pelas estátuas de leão colocadas nas portas dos templos. Esse personagem ajudou Mickey aprovar a ideia. O nome Senhora Leoa (Ms. Lion) foi baseado nesse fato, além de ter uma inspiração na revolução feminista.


⊗ 4. Homem de Gelo e Flama são Ex X-Men

No episódio 16, chamado “Nasce a Flama”, temos Angelica e Bobby se aprontando para visitar a Mansão X e participar de uma reunião dos X-Men. enquanto isso, Fanático ataca o Homem-Aranha para conseguir informações da equipe de mutantes. O objetivo do vilão é destruir Charles e seus pupilos.

Durante uma conversa com o Homem-Aranha, descobrimos que Flama e Homem de Gelo eram membros dos X-Men, o que significa que eles não são mais. Eles abandonaram a equipe e se tornaram estudantes da Empire State University, faculdade na qual conheceram Peter Parker. Esse é o episódio onde conhecemos a origem dos poderes de Angélica.


⊗ 5. Vilão que virou herói

No episódio 14, que conta a origem do Homem de Gelo, há a reaparição do personagem “Videoman”, Francis Byte. Inicialmente ele foi um vilão da primeira temporada, que podia absorver a energia das redes elétricas. Assim, com o decorrer do episódio é necessário então descobrir sobre a jornada interna do Homem de Gelo e também impedir o vilão de destruir toda a cidade.

Os produtores criaram o personagem Videoman exclusivamente para esta série. Como citado acima, inicialmente um vilão, mas com a febre dos videogames da década de 80, a Marvel achou que o personagem tinha mais potencial como herói. Assim, o personagem sofreu um retcon e foi incluído como um membro que treinaria para entrar para a equipe dos X-Men.


⊗ 6. Wolverine Australiano

Wolverine é um personagem criado no ano 1974, aparecendo pela primeira vez na HQ do Incrível Hulk. Logan é um mutante canadense, cuja nacionalidade foi bastante exaltada principalmente nos primeiros anos do personagem. Mas aparentemente a produção esqueceu esse fato completamente na hora de adaptá-lo para o desenho.

Em Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos, a voz original de Wolverine é feita pelo ator Neil Ross. Acontece que Neil é australiano e este sotaque fica muito evidente na dublagem do personagem canadense. Ross também dublou Logan na animação Pryde of the X-Men, utilizando o mesmo sotaque. Coincidentemente, quase 20 anos depois quando os mutantes finalmente foram para o cinema, a ligação de Wolverine com a Austrália não terminou. Isso porque o ator escolhido para interpretar Logan não foi ninguém menos do que Hugh Jackman, que é australiano.


⊗ 7. Vilões que quase não se repetem

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos é uma animação com 3 temporadas, onde ao todo há 24 episódios. Durante esses episódios há aparições de mais de 50 vilões, a maioria deles é claro, são apenas participações. Ainda assim, vemos vilões clássicos como Duende Verde, Escorpião, Mestre Mental, Fanático e muitos outros. Há uma característica em particular que a maioria dos vilões compartilham nesse desenho.

A maioria deles aparece apenas uma única vez durante a animação. Apenas três vilões do desenho têm mais de uma aparição com o decorrer dos episódios. São eles: Magneto (aparece em Plano da Prisão e em um breve flashback em “Nasce a Flama”), Electro (Aparece em “Videoman” e em uma aparição em ” O Ataque do Aracnídeo”) e o vilão Videoman (que apareceu em “Videoman”, “A Origem do Homem de Gelo e” A Formação de um Super Herói “). Assim, a maioria dos episódios conta com um vilão novo.


⊗ 8. Os episódios com os X-Men

Na animação, Bobby Drake, o Homem de Gelo e Angelica Jones, a Flama são ex-membros da equipe X-Men. Contudo, há 5 episódios que os X-Men fazem uma participação especial. Neles há aparição não apenas de heróis bastante conhecidos, como por exemplo Ciclope e Tempestade, mas também de vilões, como os já citados acima, Magneto e Fanático.

O primeiro episódio onde um X-Man aparece é o episódio 4, onde temos Solaris (chamado de Chama Solar) se unindo a Flama, Homem de Gelo e Homem-Aranha para derrotar o samurai Genju. No episódio “Plano de Prisão”, Magneto faz alguns policiais de reféns e arma um plano para tentar libertar sua irmandade de mutantes (Blob, Groxo e Mestre Mental), que estavam presos. Em “A Origem do Homem de Gelo”, temos Bobby revivendo suas memórias enquanto um membro fundador dos X-Men. No episódio “Nasce a Flama”, Fanático invade a Mansão X, assim os X-Men e o Homem-Aranha se unem para derrotar o vilão. Em “A Aventura dos X-Men”, em uma visita de Flama, Homem-Aranha e Homem De Gelo a Mansão X, o vilão Cyberiad, ex namorado de Flama invade o local para tentar matar Angelica e seus amigos.


⊗ 9. Participações com segundas intenções

Citamos acima alguns personagens dos X-Men e alguns vilões do Homem-Aranha. Além deles, há personagens como Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Demolidor, Namor, Dr. Estranho, Dr. Destino, Rei do Crime, Kraven, Loki, Caveira Vermelha e as Sentinelas. A aparição de um número tão grande de personagens da Marvel Comics possui um segundo intuito.

A aparição de heróis e vilões não tão tradicionais da época, foi uma escolha da produção para a captação de público para os quadrinhos. Isso porque o desenho era uma forma da Marvel ajudar a apresentar os personagens aos telespectadores mais jovens. Assim, os personagens que eram vistos em Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos já seriam conhecidos ao aparecerem em outros desenhos, e também atrairiam público para as HQs.


⊗ 10. Universo Compartilhado

Quem está habituado com os quadrinhos e com o conteúdo da Marvel, sabe que todo o conteúdo da empresa é considerado parte do Multiverso. O Multiverso é a coleção de universos alternativos que compõem todas as obras da Marvel, sejam elas quadrinhos, filmes, desenhos ou jogos de videogame. O universo principal onde ocorre o conteúdo canônico dos quadrinhos é chamado de Terra 616, tudo o que ocorre fora desse universo, acontece em um universo alternativo.

O universo alternativo onde Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos se passa é a Terra-8107, mas este não é o único desenho que compõe esse universo. Isso pois o desenho “Homem-Aranha”, de 1981 e “O Incrível Hulk”, de 1982 também fazem parte desse mesmo universo. No episódio “Plano de Prisão”, o Homem-Aranha tem um flashback da primeira vez em que ele viu Magneto, esse evento aconteceu na animação solo do herói.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia essas curiosidades? Diga também se você chegou a assistir essa animação.

Fonte: IMDB