QUADRINHOS

FIM DE KRAKOA: Como se encerou uma das eras mais aclamadas dos X-Men

A nova era dos X-Men, From the Ashes, já está entre nós. Com a proposta de mostrar a mutandade retornando e ocupando espaços da sociedade após o fim da era de Krakoa. E mesmo que você seja uma pessoa que não se apegou muito a essa fase passada, ainda vai ter que admitir que ela não passou despercebida, com Jonathan Hickman mudando totalmente a dinâmica da espécie mutante na Marvel Comics.


Sendo assim, se você não acompanhou Krakoa até o final, vamos te dar um belo resumo de como se encerrou uma era que já está deixando saudades. Vamos te contar o que aconteceu com Moira MacTaggert, a Orquídea e Enigma. Confira:

HELLFIRE GALA
FIM DE KRAKOA: Como se encerou uma das eras mais aclamadas dos X-Men
X-MEN: HELLFIRE GALA (2023) #1, de Gerry Duggan

Muito do que aconteceu na reta final da era krakoana teve grande influência dos acontecimentos trágicos do último do Hellfire Gala, onde a Orquídea fez com que o Professor X expulsasse os mutantes da Terra por meio dos portais de Krakoa, que foram desligados logo em seguida. Durante toda a confusão, algumas coisas importantes aconteceram: Jean Grey foi morta, a ilha atlântica de Krakoa foi sequestrada pela Madre Virtuosa (clone de Sinistro), alguns mutantes resistiram ao comando mental de Xavier e viraram uma resistência marginalizada em NY.


KRAKOA E SALA BRANCA INCANDESCENTE

Após a maioria dos mutantes atravessarem os portais, Xavier entrou em pânico. Isso porque ele achou que estava guiando seus pupilos para Arakko (antigo planeta Marte), mas como não sentiu mais nenhum mutante que fez essa travessia, pensou que todos estavam mortos. No entanto, esses mutantes foram parar em um tipo de deserto e mais tarde, encontraram a ilha do atlântico de Krakoa. Tudo isso foi causado pela Madre Virtuosa, em uma tentativa falha de ascender como um domínio.

O deserto estava localizado na Sala Branca Incandescente, um lugar fora do tempo e do espaço, mais conhecido por ser o local de nascimento da Força Fênix e para onde seus hospedeiros iam após morrerem. Ou seja, Jean Grey estava lá também, porém acabou sendo ferida por um avatar místico da Madre Justa em seus planos de virar o domínio.

Enquanto isso, a resistência na terra fazia de tudo para derrotar a Orquídea, que estava planejando um futuro dominado por IAs e a destruição de humanos e mutantes. Na Sala Incandescente, apenas uma pequena quantidade de mutantes combatentes consegue voltar para a terra e prestar apoio aos seus colegas. Xavier, temendo outro genocídio mutante, faz um acordo com a Orquídea para poupar sua raça e acaba matando humanos para provar sua lealdade.

Rise of the Powers of X #4, de Kieron Gillen e R.B. Silva

ENIGMA
FIM DE KRAKOA: Como se encerou uma das eras mais aclamadas dos X-Men
Rise of the Powers of X #5, de Kieron Gillen e R.B. Silva

Nesse mesmo período de tempo, Hope Summers e Rachel Summers ressuscitam Jean Grey/Força Fênix na Sala Incandescente em um ciclo de vida e morte, com ambas se revelando como um só ser. A Fênix era o único modo de derrotar Enigma, a IA onipresente do Nathaniel Essex original que emergiu graças as tentativas fracassadas de seus quatro clones de ascender como domínio.

É importante dizer que Enigma sabia sobre todo o passado, presente e futuro do universo 616 da Marvel Comics, mas não podia ver o que acontecia dentro da Sala Incandescente ou em locais fora da linha do tempo.

MOIRA X

Sendo a protagonista dessa era desde o começo, Moira não poderia ficar de fora. Enigma entra em contato com a ex-aliada dos mutantes, que agora é uma ciborgue. Enigma promete que sua individualidade será mantida após a vitória das máquinas, já que as todas as IAs iriam ser consumidas por Enigma.

Em troca, Enigma queria acesso as vidas passadas de Moira e ela aceita proposta, se tornando uma parte dele. No entanto, Moira tem uma último contato com Xavier, que lhe explica que voltou ao passado para matar Moira antes que seu dom mutante fosse ativado, apagando a ascensão da Orquídea e de Enigma. No entanto, Xavier revela que desistiu do plano e deixou um sinalizador mental na mente da Moira.


FIM DE KRAKOA: Como se encerou uma das eras mais aclamadas dos X-Men
Rise of the Powers of X #5
FÊNIX VS ENIGMA
Rise of the Powers of X #5

Jean Grey/Fênix está de volta e é a única que pode derrotar a entidade de Nathaniel Essex. Sabendo dessa possibilidade, Enigma chama outros domínios para a batalha, mas é deixado sozinho. Enigma trava uma batalha apertada com Jean Grey, alterando a linha do tempo para que a X-Woman não venha a se tornar uma ameaça para ele. Enigma estava se escondendo nas sombras e permaneceria assim até conseguir derrotar sua inimiga. No entanto, Moira é convencida por Xavier a tomar a decisão certa e ativa o sinal mental que ele deixou em sua mente aos 13 anos. Moira queima e Jean acaba encontrando Enigma.

Os dois travam uma batalha decisiva, com Jean derrotando a entidade usando o poder de cada mutante existente. Engima é apunhalado e fica preso perpetuamente no momento de sua morte, agonizando pela linha do tempo. É mostrado que a Fênix criou uma nova linha do tempo onde Moira renasce novamente e espera ansiosa a ativação dos seus poderes mutantes aos treze anos de idade. Contudo, isso não acontece e Moira finalmente está livre para ter uma vida normal.

FIM DE KRAKOA: Como se encerou uma das eras mais aclamadas dos X-Men
Rise of the Powers of X #5

X-MEN VS NIMROD


Fall of the House of X #5, de Gerry Duggan, Lucas Werneck e Jethro Morales

Apocalipse teme pela vida da Krakoa do pacífico e pede pelo sacrifico voluntário de mutantes para que a ilha possa se alimentar. Entre os voluntários estava Wrongslide, uma mescla de várias versões do multiverso do falecido mutante Pedreira/Santo Vaccarro; ele pede emocionado para Apocalipse dizer para Santo (caso este retorne algum dia) que foi muito bom existir e que sua versão original deve aproveitar por ele.

Ao mesmo tempo, Nimrod e Sentinela Ômega planejavam acabar com a vida da terra usando a Cidade Sentinela, mas a arma é empalada pela estação espacial da SWORD. Uma batalha é travada contra Nimrod, onde Ciclope, Magneto, Polaris, Sincro e Tempestade combinam suas habilidades para derrotar o vilão de forma definitiva. Psylocke atinge Sentinela Ômega com sua adaga psíquica, libertando Karima da influência da IA. Com a derrota do Nimrod, todas as sentinelas ao redor do mundo são desativadas. Com a ajuda dos Vingadores, a Orquídea é derrotada definitivamente pelos X-Men. Xavier, no entanto, é preso por seus crimes contra a humanidade.

Fall of the House of X #5, de Gerry Duggan, Lucas Werneck e Stefano Caselli

⊗ DESPEDIDA
FIM DE KRAKOA: Como se encerou uma das eras mais aclamadas dos X-Men
X-Men #35, de Gerry Duggan, Al Ewing e Kieron Gillen

Um tempo depois, os X-Men são chamados para ilha de Krakoa do pacífico (que permaneceu na terra). Os heróis são surpreendidos com o retorno da Krakoa do atlântico. É explicado que para quem ficou na Sala Incandescente, se passaram 15 anos. Os mutantes de lá prosperaram em paz e harmonia, usando os protocolos de ressureição e trazendo de volta todos os mutantes mortos no atentado de Genosha. Alguns deles escolhem voltar para suas famílias na terra e outros escolhem ficar em Krakoa, que fundiu suas duas partes (atlântico e pacífico) e virou uma só.

Também é revelado que Krakoa vai retornar para a Sala Branca Incandescente, pois a Terra não está pronta para a nação mutante. Em um momento emocionante, os X-Men e os mutantes que escolheram ficar na terra observam emocionados a sua nação partindo para Sala Incandescente, um sonho que seguiu sem eles.

X-Men #35

O que você achou do final da Primeira era de Krakoa?