5 momentos de X-Men: Evolution que causaram medo nas crianças
X-Men: Evolution é uma animação extremamente popular aqui no Brasil. Com suas 4 temporadas, o desenho arrasta uma multidão de fãs até hoje. Dotado de grande qualidade, o desenho tem destaques em enredos de evolução dos personagens, cenas dramáticas, ação e muito mais. Contudo, há um aspecto que não se espera que um desenho desse gênero irá explorar, o terror. Ainda assim, a animação possui algumas cenas que soavam no mínimo assustadoras para as crianças. Sendo assim, hoje o Universo X-Men preparou uma lista com 5 momentos de X-Men: Evolution que causaram medo nas crianças.
⊗ 1. Mística vira um monstro
Nós já falamos sobre o fato de que a Warner proibiu os roteiristas e produtores de colocarem coisas mais adultas na animação. Ainda assim, em “Estratégia X”, o primeiro episódio do desenho, temos uma cena que pode ter causado no mínimo alguma inquietação para algumas crianças menores.
Nesse episódio temos a introdução de Noturno, ele vai para o Instituto para ganhar seu treinamento como X-Men. No entanto, Mística que quer espionar Xavier, decide enviar Groxo para saber mais informações do que Charles faz no local. A princípio, Groxo tenta se recusar, no entanto, Raven se transforma em um monstro que parece uma espécie de demônio e assusta o mutante. Com medo, Groxo acaba aceitando ir para o instituto para investigar o local.
Uma curiosidade, é que a aparência que Mística assume lembra vagamente a aparência da versão astral do Rei das Sombras na animação Wolverine e os X-Men.
⊗ 2. Feiticeiro Hungan
Aqui temos cenas que a depender do ponto de vista, podemos soar bastante problemáticas. Isso porque se trata da demonização de uma cultura não “tradicional”, uma cultura pagã. De modo que os praticantes dessa religião são colocados não apenas como os vilões, mas também representados de forma assustadora.
No episódio “Tempestade Africana”, o feiticeiro Hungã aparece para tentar roubar os poderes de Tempestade. Para isso, ele abusa do medo da mutante, assustando-a das mais diversas formas, até conseguir controlá-la. Nas cenas em que o xamã está agindo, temos trilha sonora sombria, utilização de caveiras e até mesmo cenas de susto.
Essas cenas possuem elementos muito interessantes que agregam bastante para o episódio. Infelizmente, o episódio abusa de estereótipos negativos sobre religiões de matriz africana.
⊗ 3. Caixa de Música do Mésmero
No 12º episódio da segunda temporada, temos o episódio chamado “O Incrível Mésmero”. Nesse episódio, um misterioso hipnotizador chamado Mésmero sequestra alguns dos X-Men ( Jean Grey , Spyke , Noturno e Kitty Pryde ) e faz uma lavagem cerebral neles. Sem controle de seus corpos, os X-Men se veem obrigados a cometer crimes a mando do hipnotizador.
Aqui temos mais um episódio que abusa do clima de suspense e do terror de forma criativa. Desde o começo ele possui cenas bastante macabras, isso acontece desde o início com uma cena em que Jean Grey encontra com diversos palhaços assustadores. No entanto, o ponto alto dos sustos acontece quando Jean Grey acorda de um pesadelo e encontra uma caixa desconhecida em seu quarto. Essa se trata de uma caixa de música, que começa a tocar sozinha e de repente, dela salta o rosto de Mésmero causando um grande susto.
⊗ 4. A mutante Torpid
No episódio “Medidas Extremas”, Spyke se junta a um concurso de skate patrocinado pelo energético “Pow-R 8”. No entanto, Pow-R 8 é prejudicial aos mutantes, e quando Spyke bebe um gole, isso causa reações extremas. O veneno avança de forma muito poderosa sua mutação e o “desfigura” seriamente. Ele é salvo pelos Morlocks e no final acaba ficando do lado deles.
Esse é um episódio que não só é essencial para o desenvolvimento de Spyke, mas que também deixa claro a essência das histórias dos mutantes. Pois esse é um episódio que destaca a discriminação sofrida pelos menos favorecidos, evidenciando o sofrimento das minorias. Os Morlocks são páreas da sociedade, eles se veem obrigados a viver nos esgotos, sobrevivendo de restos de comida que conseguem encontrar. Isso acontece por causa de sua aparência não convencional. É justamente a aparência não convencional de um deles que causa certo medo.
Em certo momento, os Morlocks já sabendo que o Pow-R 8 é um veneno para mutantes, tentam avisar Spyke, mas sem sucesso. Evan é envenenado e perde o controle de seus poderes, Callisto então junta os Morlocks para ajudá-lo. Para isso, Torpid, que possui o poder de paralisar as pessoas com um toque, paralisa Evan e o deixa inconsciente. Acontece que a aparência da jovem é bastante sombria e causava medo em algumas crianças. Em outro episódio, no entanto, percebemos que Torpid é apenas uma criança comum, como qualquer outra, que fica feliz ao poder comer batata frita.
⊗ 5. Danielle Moonstar
Aqui temos aquele que certamente é um dos episódios mais intrigantes de toda a animação. “A Mínima Chance” é o 7º episódio da quarta e última temporada, ou seja, o antepenúltimo episódio. Isso significa que as restrições da Warner com relação a enredos mais sérios estava muito menor a essa altura. Talvez seja essa a explicação para um episódio tão curioso ter surgido.
Em um treinamento, Kitty acaba caindo de um penhasco, mas utiliza seus poderes para se salvar. Após o acidente, ela conhece Danielle Moonstar e as duas rapidamente se tornam amigas. Posteriormente, Moonstar se torna uma recruta e é aí que os problemas começam a aparecer. Em uma sessão de treino, ao ficar assustada ela utiliza os poderes para atingir Jean, Noturno e Kitty, fazendo com que os medos deles se manifestem em suas mentes. Depois, sem querer ela causa os pesadelos de Wolverine, Tempestade e o Professor X. No outro dia, porém, Kitty percebe que Danielle não está no quarto, a mutante é informada que a nova recruta nunca apareceu na mansão, tudo foi um pesadelo de Lince Negra. Mais para frente, Kitty recebe uma ligação de Danielle pedindo ajuda. Lince Negra, com a ajuda de Noturno, consegue salvar a amiga provando que ela estava certa.
Esse é um episódio extremamente intrigante, com um clima bastante único na animação, que deixa o expectador bastante curioso. Seu tom de suspense chegou a causar medo em algumas crianças que assistiram.
Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você também teve medo desses momentos quando criança? Diga nos comentários.