SÉRIES

X-MEN 97: Curiosidades e referências no episódio 5

O quinto capítulo de X-MEN ’97, série sobre os mutantes exibida no Disney+, é o mais chocante até agora e, sem sombras de dúvida, uma das obras mais ousadas da Marvel no audiovisual.

Neste post, reunimos algumas referências de acontecimentos do episódio. Você percebeu todas?


⊗ GENOSHA
x-men 97 genosha

Genosha é o foco da maior parte da história do quinto capítulo. Quem assistiu a série original provavelmente lembra desse nome.

A ilha apareceu pela primeira vez como um local em que mutantes eram escravizados. Com a ajuda do Magneto, o lugar se tornou uma terra de mutantes livres.

Os primeiros episódios de X-Men ‘97 mostraram o progresso político de Genosha e a sua transformação em uma nação reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos quadrinhos, a história de Genosha é bastante similar. A ilha foi o primeiro estado moderno povoado e comandado por mutantes.

⊗ GAROTA MARVEL
x-men 97 garota marvel jean grey

Os moradores do Instituto Xavier foram entrevistados em uma matéria para a televisão sobre a luta dos mutantes e Genosha. A jornalista questionou Ciclope sobre seu relacionamento com a Garota Marvel, a Jean Grey.

Jean é uma mutante que é mais conhecida pelo seu nome civil do que pelo seu nome de heroína, mas isso não significa que ela não tenha codinomes. Garota Marvel era a identidade que a ruiva usava nos quadrinhos quando era uma aluna do Professor X.

Com o tempo, ela se tornou o avatar da Força Fênix e passou a ser conhecida como Fênix. Jean voltou a usar ambos os codinomes em situações diferentes ao longo das décadas, mas na maior parte do tempo, usa apenas o seu nome.

Vale lembrar que ela foi a primeira heroína a ter o nome da editora no seu codinome. Posteriormente, vieram Capitão Mar-vell, Ms. Marvel, Marvel Azul, Capitã Marvel, entre outros.


⊗ ELO MENTAL

Jean Grey comentou sobre o elo mental que tem com Ciclope, que representa a confiança do casal e facilita a comunicação entre os dois, além de possibilitar que um saiba quando o outro está em perigo.

Essa conexão foi desenvolvida pela primeira vez nos quadrinhos quando a telepata conseguiu os poderes da Força Fênix. Isso foi representado durante a adaptação da Saga da Fênix Negra na série original. Porém, a conexão, tanto com Jean quanto com Madelyne, foi mostrada em vários episódios da nova temporada. O que revela que ela continua existindo.

⊗ JEAN CONTROLA RAJADAS DE CICLOPE
x-men 97 jean ciclope

Outro momento clássico da Saga da Fênix referenciado no episódio foi o momento em que Jean utilizou sua telecinese para controlar as rajadas de Ciclope e ver os seus olhos pela primeira vez.

Quem assistiu aos filmes, sabe que isso foi adaptado em X-Men: O Confronto Final (2006), porém, com um desfecho trágico.


⊗ PRIMEIRO ENCONTRO DE JEAN E CICLOPE

Ciclope também relembrou como conheceu Jean Grey. Ele contou que os dois se esbarram no corredor do Instituto e Jean acabou derrubado os livros que estavam nas mãos de Scott.

Essa descrição é muito similar a como Jean e Scott se conheceram no cinema, em X-Men: Apocalipse (2016). Porém, no filme são os livros de Jean que são derrubados.

⊗ TRAIÇÃO MENTAL

O casal Jott está passando por conflitos. Ciclope continua tendo contato com Madelyne Pryor, o clone de Jean, mentalmente. O mutante afirma estar dividido emocionalmente pelas duas, já que ao mesmo tempo em que ama Jean, ele teve um filho e uma vida com o clone. Por mais que ele saiba agora que Madelyne não era a Jean, o que eles viveram foi real.

Algo similar aconteceu nos quadrinhos. Ciclope traiu Jean Grey no plano astral com a telepata Emma Frost. Scott se aproximou da loira durante uma crise no casamento. Eventualmente, com a morte de Jean, os dois acabaram ficando juntos.


⊗ CONSELHO DE GENOSHA
X-Men 97 genosha

O governo de Genosha é chefiado por um conselho formado por Emma Frost, Sebastian Shaw, Madelyne Pryor, Noturno, Banshee, Callisto e a humana Moira McTaggert. O grupo também desejava que Magneto assumisse o papel de chefe de estado, para representar a nação e inspirar o povo.

Magneto também liderou Genosha nos quadrinhos, mas o conselho é mais parecido com Krakoa, o terceiro estado mutante da atualidade. As decisões da ilha eram tomadas por um grupo de 12 mutantes.

Com exceção de Banshee, Callisto e Madelyne, todos os outros mutantes tinham um papel no governo de Krakoa, inclusive Moira, que nos quadrinhos é uma mutante com a habilidade de reiniciar a linha do tempo quando morre.

⊗ MAGNETO E VAMPIRA

O episódio também confirmou que Vampira e Magneto tiveram um relacionamento no passado. Eles se conheceram por intermédio de Mística, que procurou a ajuda do Mestre do Magnetismo depois de Vampira conseguir os poderes da Ms. Marvel.

O eletromagnetismo de Magneto cria uma proteção que possibilita que ele toque na pele da mutante, sem perder sua força vital e poderes.

Vampira e Magneto também estiveram próximos nos quadrinhos, na Terra Selvagem, mas nunca foi deixado claro se eles tiveram ou não algo. Porém, os dois formaram um casal na Era do Apocalipse, uma realidade alternativa em que o Professor X morreu e o Mestre do Magnetismo formou os X-Men.

⊗ DESTRUIÇÃO DE GENOSHA

A união de vários mutantes em Genosha fez com que o local se tornasse um alvo para os grupos que odeiam mutantes. A ilha foi atacada por sentinelas imensas, com três cabeças e corpo de barata, chamadas de sentinelas selvagens. A destruição pode ser considerada equivalente a de uma bomba atômica.

Ainda não sabemos quantos conseguiram sobreviver, mas entre as perdas estão os Morlocks, Gambit, Moira, e Magneto.

O evento é uma adaptação do arco E de Extinção (Novos X-Men 114-116). Nos quadrinhos, Bolivar Trask e Cassandra Nova, a irmã gêmea do Professor X, foram responsáveis pela criação da máquina, mas ainda não sabemos quem comandou o ataque na animação.

A destruição de Genosha é considerado o maior massacre contra mutantes nos quadrinhos. Mais de 16 milhões de mutantes morreram.

⊗ BAILE DE GALA

Outro ponto que chama a atenção é que o ataque aconteceu durante uma baile de gala. Algo similar aconteceu nos quadrinhos em Krakoa, nação em que mutantes do mundo todo viviam até o ano passado.

Uma vez por ano, Krakoa realizava um baile de gala com chefes de estado e celebridades de diversos países para mostrar os avanços tecnológicos e contribuições que os krakoanos fizeram para a humanidade.

Porém, ano passado, o evento foi invadido por um ataque do Senhor Sinistro, Moira, sentinelas e do Nimrod, uma máquina consciente capaz de se adaptar a poderes mutantes. No processo, os mutantes perderam seu lar e milhares foram dados como mortos.

Vale lembrar que o baile era organizado pela Companhia do Inferno, formada por membros do antigo Clube do Inferno. Antes do surgimento de Krakoa, o grupo também realizava grandes festas. Na primeira, o evento também foi atacado por uma sentinela.


⊗ CABLE

O episódio também confirmou que Nathan Summers, o filho de Ciclope e Madelyne enviado para o futuro, é o viajante do tempo Cable, bastante conhecido por quem acompanhou a série clássica.

Ele estava em uma missão para tentar evitar o massacre, mas chegou tarde demais. É provável que vejamos um enredo similar a Dias de um Futuro Esquecido, com uma viagem no tempo para reverter a tragédia.

Ainda não sabemos os desfechos que a queda de Genosha teve no futuro.

⊗ PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Genosha é uma ilha povoada por mutantes. Vimos vários personagens andando pelo local. Entre os mutantes que apareceram estão a cantora Cristal, Êxodo, Alisa Tager, Natural, Squid Boy, Loa, Glob, Fada, Homem Múltiplo, e Dinamite (a Boom Boom).

Se você identificou mais algum, conta para a gente.


⊗ SHOWRUNNER E DIRETOR

Se você estivesse trabalhando na série, daria um jeito de virar um personagem? Foi o que o produtor Jake Castorena e o showrunner/roteirista Beau DeMayo fizeram. Durante a destruição de Genosha, eles aparecem brevemente.


E aí, caro mutante, lembrou de mais alguma referência? Conta para a gente nos comentários!