12 fatos sobre Madelyne Pryor, a clone de Jean Grey
Madelyne Pryor é uma personagem fascinante. Clone de Jean Grey, ex-esposa de Ciclope e mãe do Cable, ela passou por várias fases em sua vida, sendo uma mulher comum, uma vilã e até mesmo uma heroína.
Confira 10 fatos sobre a Rainha dos Duendes
⊗ ESTREIA NOS QUADRINHOS
Madelyne Pryor apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1983, na FABULOSOS X-MEN #168, escrita por Chris Claremont e desenhada por Paul Smith.
No final da edição, durante uma viagem ao Alasca, Ciclope conhece Madelyne, uma pilota de avião estranhamente parecida com Jean Grey. Naquela época, Scott ainda estava em luto por Jean, que havia morrido no final da Saga da Fênix Negra.
⊗ CASAMENTO E FILHO
Scott fica intrigado com Madelyne. Os dois começam a sair, a paixão surge e, em pouco tempo, já estão casados.
Não demorou muito para o casal ter um filho: Christopher Nathan Summers. Christopher foi uma homenagem ao pai de Scott, Christopher Summers, o Corsário.
No futuro, Nathan se torna o viajante do tempo conhecido como Cable.
⊗ RAIVA DE CICLOPE
Depois de receber uma ligação do Anjo, Ciclope viajou e deixou Madelyne sozinha com seu filho recém-nascido. A ausência do senhor Summers em casa era um assunto frequente nas discussões do casal, devido à dificuldade de Scott em ficar longe dos assuntos relacionados aos X-Men.
Os Carrascos do Senhor Sinistro aproveitam que Madelyne está sozinha e sequestram seu filho e tentam matá-la. Depois desse evento, ela forma uma parceria com os X-Men.
Um dia, procurando notícias sobre os mutantes na televisão, Madelyne acaba descobrindo que seu marido viajou para encontrar Jean Grey, que estava viva (uma longa história). Ciclope, Garota Marvel, Anjo, Fera e Homem de Gelo, os cinco X-Men fundadores, formaram uma nova equipe e estavam em Nova York.
Ela percebeu o quão próximos Jean e Scott estavam no vídeo. Madelyne então conclui que Ciclope só estava com ela por ser parecida com a ruiva. E agora que a Garota Marvel estava de volta, ela foi abandonada.
⊗ PACTO COM DEMÔNIOS
Totalmente fragilizada, Madelyne recebe a visita de um demônio em sonho. Ele promete a ela uma vida nova e a derrota de seus inimigos. Ela aceita, ganha poderes mágicos e se transforma na Rainha dos Duendes. Até aquele momento, Madelyne acreditava que era uma humana comum, não sabia que também era mutante.
O demônio assumiu o controle do Limbo e pretendia conquistar a Terra, para expandir o seu reino demoníaco, a partir da criação de um portal que unia as duas dimensões. Ele queria que Madelyne ajudasse no feitiço que tornaria isso possível.
Com a ajuda do demônio, ela encontra a localização de Nathan.
⊗ CLONE DE JEAN GREY
Em busca de seu filho, Madelyne descobre que foi criada pelo geneticista Senhor Sinistro. O vilão acreditava que a combinação dos genes de Jean e Ciclope geraria uma criança muito poderosa, que conseguiria derrotar o Apocalipse.
Sinistro coordenou o ataque dos Carrascos e o sequestro de Nathan após descobrir que a Garota Marvel estava de volta. Ele fez isso para ter rapidamente a criança sob seu controle. Além disso, a morte da mãe do bebê seria um jeito de evitar que os X-Men descobrissem sobre a clonagem e seus outros planos, já que Jean poderia ler a mente de Madelyne.
⊗ INFERNO
Depois de descobrir que todas as suas memórias eram falsas e que era somente uma peça em um jogo maléfico, Madelyne decide incluir o sacrifício do seu filho, juntamente com o de outros nove bebês mutantes, como parte do feitiço para abrir definitivamente o portal entre a Terra e o Limbo. Dessa forma, ela se vingaria tanto de Ciclope quanto do Senhor Sinistro.
Os duendes/demônios começam a invadir Nova York. A feiticeira também usa seus poderes para criar uma guerra entre os X-Men e a X-Factor. Depois de se libertarem do controle mental, começa uma luta contra Madelyne para salvar Nathan.
Eventualmente, ela prende a si mesma e Jean Grey em uma bolha psíquica. A Rainha dos Duendes já não está mais interessada em concluir o feitiço para abrir o portal. Como sua cartada final, Madelyne pretendia usar o poder contido ali para tirar sua própria vida e matar todos ao seu alcance no processo.
Jean consegue impedi-la, porém, a Rainha dos Duendes acaba morrendo durante o confronto.
⊗ ROMANCE COM DESTRUTOR
Alex Summers, o Destrutor, ficou muito próximo de Madelyne durante a ausência do seu irmão no passado, e acabou se apaixonando pela ruiva. Quando ela se tornou a Rainha dos Duendes, o mutante virou um importante aliado no seu plano de vingança.
Ele também foi o maior defensor para que ela fosse aceita como cidadã em Krakoa.
⊗ O RETORNO DE MADELYNE
A Rainha dos Duendes retornou algumas vezes como vilã. Porém, foi somente durante a Era Krakoana que ela conseguiu voltar permanentemente e trilhar j um caminho de redenção.
Depois de passar alguns anos escondida e tentar se vingar por não ser convidada para Krakoa, uma nação que aceitava todos os mutantes, por ser considerada apenas um clone, ela acabou sendo assassinada pelos Satânicos.
Destrutor posteriormente conseguiu convencer o Conselho Silencioso a trazê-la de volta pelos Protocolos de Ressurreição, como uma cidadã krakoana.
⊗ REGENTE DO LIMBO
Um grande drama de Madelyne foi a busca pela sua própria identidade e o reconhecimento da sua existência como válida. De volta à vida, ela começou a trilhar o seu próprio caminho e virou a governante do Limbo, que antes era chefiado pela Magia. Sim, aquela mesma dimensão que causou toda a confusão de Inferno.
Ela fez as pazes com Jean Grey e demonstrou que pode ser uma grande aliada dos X-Men. A Rainha dos Duendes também criou uma embaixada do Limbo em Nova York. O lugar virou um refúgio para qualquer um que não tenha para onde ir.
Depois do atentado em Krakoa, Madelyne formou a sua própria equipe de X-Men para encontrar os sobreviventes.
⊗ MUTANTE NÍVEL ÔMEGA?
Madelyne possui os mesmos poderes mutantes que Jean Grey: telepatia e telecinese. No entanto, há uma dúvida no ar. Jean é classificada como mutante nível ômega em telepatia, então isso significa que a Rainha dos Duendes também é? Esse é um tópico que os quadrinistas fogem.
Além disso, o foco costuma ser em outros aspectos, já que a personagem costuma focar menos nos seus poderes mutantes e mais nas suas habilidades místicas, sendo capaz de fazer inúmeros feitiços.
⊗ X-MEN ’97
X-MEN ‘97, do Disney+, dá continuidade ao universo da série animada dos mutantes lançada na década de 90.
O terceiro episódio do desenho revelou que a Jean que o público estava acompanhando era, na verdade, um clone criado pelo Senhor Sinistro para gerar um filho com Ciclope. A verdadeira estava aprisionada. Não é revelado quando a troca aconteceu.
Depois de descobrir a verdade sobre sua história, o clone assume o nome Madelyne Pryor e a identidade de Rainha dos Duendes.
⊗ MADELYNE NÃO SERIA UM CLONE
Inicialmente, Madelyne seria apenas uma mulher comum que era parecida com Jean Grey nos gibis. Segundo o quadrinista Chris Claremont, a personagem foi baseada na ideia de que todo mundo possui um sósia em algum lugar do mundo. Além disso, ele pretendia usar o relacionamento de Scott e Madelyne para mostrar que era possível seguir em frente após a morte de uma pessoa querida.
Porém, quando a Marvel decidiu trazer Jean Grey de volta à vida, os planos tiveram que mudar.
E aí, caro mutante, o que você acha da história de Madelyne? Conta para a gente nos comentários!