SÉRIES

5 coisas que você não sabia sobre o desenho “Pryde of the X-Men”

X-Men: Pryde of the X-Men ou apenas Pryde of the X-Men foi um episódio piloto único de um desenho dos mutantes. A animação foi originalmente transmitida por redifusão em 1989, no bloco de televisão “Marvel Action Universe”, apresentando os super-heróis mutantes da Marvel Comics. O episódio piloto dessa animação é o precursor daquela que viria a se tornar o aclamado desenho X-Men: A Série Animada. Abaixo você confere 5 curiosidades sobre o primeiro e único episódio de Pryde of the X-Men.


⊗ 1. Dinheiro para a produção

Sempre que um novo projeto para a televisão é idealizado, uma das principais dificuldades para realizá-lo é certamente o dinheiro. Isso pois criar produções de TV costuma ser caro, é necessário pagar muitas pessoas para que o produto final seja bem feito. No caso de Pryde of the X-Men, o orçamento da produção veio de outra animação.

O financiamento para o piloto de Pryde of the X-Men veio do orçamento do desenho RoboCop: A Série Animada (1988). A série do policial teria treze episódios, contudo, em vez de fazer um 13º episódio, a Marvel Productions decidiu usar seu financiamento para que a Toei Animation produzisse o piloto da animação dos X-Men.


⊗ 2. Decepção de alguns fãs

Se existe um tipo de público que é bastante purista e exigente com relação ao material fonte, esses são os fãs de histórias em quadrinhos. É bastante comum que as mínimas alterações causem uma enchurrada de reclamações e xingamentos nas redes sociais. Em alguns casos, esses ataques fazem com que profissionais desativem suas redes.

Quando a série foi lançada em 89, a internet ainda estava engatinhando, com apenas 20 anos de sua criação, por isso, as redes sociais não estavam nem perto de surgirem. Contudo, se existissem na época, uma alteração com um um personagem teria causado no mínimo um pequeno burburinho entre os fãs.

No desenho, Wolverine é retratado como alguém com sotaque australiano. De acordo com o editor da animação Rick Hoberg, Wolverine ganhou um sotaque australiano devido à moda australiana acontecendo na época. Ironicamente, 20 anos depois, o papel de Wolverine nos filmes seria desempenhado pelo ator australiano Hugh Jackman.


⊗ 3. Cristal

Os personagens dos X-Men possuem 3 animações (serializadas) ocidentais, além de mais duas orientais. Isso sem falar das diversas participações especiais em outros desenhos animados. Isso significa que uma gama imensa de mutantes já apareceu nos desenhos dos personagens da Marvel Comics. Ainda assim, nem todos ganharam seu momento de brilhar.

X-Men possui uma lista imensa de personagens relevantes, de protagonistas de sagas até coadjuvantes. Curiosamente, Cristal, que é uma personagem que em algum momento teve certa importância, foi negligenciada nas animações. A única vez em que Cristal aparece como membro dos X-Men acontece somente no piloto de Pryde of the X-Men, série que foi cancelada.


⊗ 4. Os trocadilhos com o título

Na série The Gifted, todos os títulos da primeira temporada possuem a letra X em destaque, enquanto a letra M é destacada nos títulos da segunda temporada. Inicialmente, o planejamento era que a série tivesse 4 temporadas, com os títulos da terceira e quarta temporada destacando as letras E e N respectivamente para formar a palavra “X-Men”. Ainda assim, a série não foi a primeira dos mutantes a fazer um jogo de palavras no título.

O título “Pryde of the X-Men” é um trocadilho triplo. Ele obviamente cita o sobrenome da protagonista, Kitty Pryde, ao mesmo tempo que brinca com a palavra “pride”, que em inglês significa orgulho, sendo a mutante o orgulho dos X-Men. Ao mesmo tempo, o título também faz referência ao filme “The Pride of the Yankees” (Amante e Herói) de 1942, um longa que foca na equipe de beisebol, o New York Yankees.


⊗ 5. O porque do cancelamento

A Marvel Entertainment Group, Inc desde 1986 pertencia a New World Entertainment Ltd. Mas em 6 de janeiro de 1989, a MacAndrews & Forbes Holdings de Ronald Perelman comprou o Marvel Entertainment Group por U$ 82,5 milhões. O negócio não incluiu a Marvel Productions, que ficou com a divisão de TV e cinema da New World. Essas alterações fizeram com que os novos cabeças da empresa focassem em animações mais infantis, como Muppets por exemplo, desistindo de Pryde of the X-Men. Sendo assim, o cancelamento aconteceu porque as pessoas do alto escalão acreditaram que o desenho não daria dinheiro.

Em 1990, no entanto, a presidente da Marvel Productions, Margaret Loesch, também se tornou CEO da Fox Kids, e foi aí que a mágica aconteceu. A Fox adquiriu os direitos dos mutantes e encomendou a produção de um piloto para uma animação dos X-Men. Assim surgia X-Men: A Série Animada, desenho que espalhou ainda mais a fama dos X-Men para o mundo.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia essas informações sobre a animação? Diga o que pensa nos comentários.

Fonte: IMDB