FILMES

THE MARVELS: Entenda a cena pós-créditos do filme

The Marvels, nova produção da Marvel Studios, chega ao cinema nesta quinta-feira (9/11). O filme traz as heroínas Capitã Marvel (Brie Larson), Ms. Marvel (Iman Vellani) e Monica Rambeau em uma aventura cósmica e abre ainda mais o caminho para a grande saga do multiverso, dando continuidade a Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023) e Loki (2021 e 2023).


Como é tradicional nos filmes de super-heróis, há uma cena pós-créditos que traz pistas sobre os próximos eventos do Universo Cinematográfico da Marvel.

⊗ SPOILERS DE THE MARVELS
Monica Rambeau em The Marvels

The Marvels termina com Monica Rambeau se sacrificando para fechar por dentro um portal interdimensional criado pela vilã Dar-Benn (Zawe Ashton). Ela desmaia pelo excesso de energia e é transportada para outra realidade.

Monica acorda em uma sala médica, em um lugar misterioso. Ela é surpreendia ao ver a sua mãe Maria Rembeau (Lashana Lynch), que na realidade regular morreu em decorrência de um tumor. A heroína fica eufórica, mas Maria não entende o que está acontecendo e acha que ela está desorientada.

Uma variante do mutante Fera, interpretada por Kelsey Grammer (X-Men: O Confronto Final e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido), entra na enfermaria e pergunta sobre o estado clínico da paciente. Isso deixa claro que eles estão no Instituto Xavier. Monica pergunta o que aconteceu. O mutante diz que ela veio de uma realidade paralela e foi encontrada pela Binária (codinome de Maria aqui).


Maria se levanta para conversar com Fera e mostra o seu traje branco e vermelho de heroína. Ela diz que vai assumir a responsabilidade para entender o que aconteceu com Monica, mas deixa claro que não a conhece. Fera diz que o Professor X pediu por mais exames e que voltaria mais tarde. Toca o tema clássico dos filmes dos X-Men, composto por John Ottman, e a cena acaba.

⊗ ENTENDENDO A CENA
Maria Rambeau, a Capitã Marvel do Universo 838 / Binária nos quadrinhos

Nesta realidade, Maria Rambeau é uma heroína chamada Binária. Este é o codinome que Carol Danvers utilizou nos quadrinhos quando ganhou novos poderes, depois de ter suas habilidades sugadas pela Vampira. O traje vermelho e branco também é bastante similar ao dessa fase da heroína.

Talvez o leitor se lembre que na realidade 838, apresentada em Multiverso da Loucura, foi Maria quem se tornou a Capitã Marvel e não Carol Danvers, como aconteceu no universo regular dos filmes.

Mas é importante deixar claro que a cena pós-créditos se passa em outro universo alternativo. Nesse, o Professor X e Maria continuam vivos, não foram mortos pela Feiticeira Escarlate. E aqui, a heroína assume o nome de Binária, não Capitã Marvel. Outro ponto é que ou Monica não existe nessa realidade ou tem uma aparência diferente, por isso não foi reconhecida por Maria.


Fera em X-Men: O Confronto Final / Fera em X-Men: A Série Animada

A caracterização do Fera é muito parecida com a que foi usada por Grammer nos outros filmes, porém, dessa vez, foi feita por computação gráfica e não maquiagem. Uma diferença notável é que ele tem os dentes caninos de baixo proeminentes quando está com a boca fechada, bem similar ao desenho dos X-Men dos anos 90.


⊗ OS MUTANTES ESTÃO CHEGANDO

E por falar em anos 90, Kamala Khan foi oficialmente a primeira mutante a ser apresentada no universo regular dos filmes (o universo 616). O tema de abertura da animação foi utilizado para sinalizar sua conexão com os X-Men. O mesmo aconteceu quando o Professor X (Patrick Stewart) do universo 838 apareceu no segundo filme do Doutor Estranho.

No entanto, dessa vez, a trilha sonora escolhida foi outra. Isso pode significar que a cena se passa no mesmo universo dos filmes dos X-Men da Fox. Porém, fica no ar o motivo da Binária estar ligada ao Instituto Xavier. Será que ela é mutante nessa realidade?

Vale lembrar que as produções recentes do UCM são ambientadas em 2025, enquanto as histórias dos últimos filmes da equipe X se passaram, em sua maior parte, em décadas passadas. O futuro consertado do final de X-Men:Dias de um Futuro Esquecido (2014) foi a visão mais próxima de como estão as coisas nos “dias atuais” do universo dos X-Men no cinema, se passando em 2023. Ou seja, dois anos antes de Monica “invadir” esse universo.


Está previsto para o próximo ano, o lançamento de Deadpool 3. O longa também terá como foco o multiverso. Ryan Reynolds (Deadpool) estrelará o filme ao lado de Hugh Jackman, que retorna mais uma vez como Wolverine.

Fica no ar a dúvida se ele será o Wolverine do mesmo universo do final de The Marvels ou de outra realidade alternativa.