QUADRINHOS

10 Coisas que você não sabia sobre o brasileiro Mancha Solar

Roberto “Berto/Beto”da Costa, mais conhecido como Mancha Solar, é um mutante que pode não ser extremamente popular para o público em geral, mas tem muito carinho dos fãs brasileiros. Isso porque além de ser do Brasil, ele é bastante engraçado e possui poderes que permitem que ele absorva os raios do sol e converta em radiação solar, o que o torna muito poderoso. Foi assim inclusive, que se tornou um membro valioso para a equipe Novos Mutantes, time onde ele é mais reconhecido. O Universo X-Men separou 10 Curiosidades sobre esse carismático e fanfarrão.


⊗ 1. Outros codinomes

Mancha Solar é seu codinome principal, mas o mutante também já viveu sob outras alcunhas. Em uma história, o brasileiro controlado mentalmente, acreditou ser um vilão chamado Cólera. Além disso, Beto assumiu inicialmente duas posições diferentes dentro do Clube do Inferno, se tornando primeiro a Torre Negra e posteriormente o Rei Negro. Ainda dentro do Clube do Inferno, Mancha assumiu uma terceira alcunha, a de Lorde Imperial assumindo o lugar de Sebastian Shaw.

Beto também assumiu o título Cidadão V, nome que já pertenceu ao Barão Zemo. Roberto começou a utilizar esse nome quando ele “perdeu” seus poderes com as névoas terrígenas. Sob esse codinome, ele liderou uma equipe bastante famosa de super-heróis, que falaremos um pouco mais em um dos itens abaixo.


⊗ 2. Eclipse

Na história da “Era do X”, realidade alternativa criada pelo mutante Legião, há a participação de Mancha Solar, que neste universo responde por outro nome, Eclipse. Por coincidência ou não, Eclipse é o codinome de Marco Diaz, um dos mutantes protagonistas da série de televisão, The Gifted.

Acredita-se que a ideia inicial da produção para a série era adaptar o próprio Mancha Solar, isso porque Blink e Pássaro Trovejante (irmão de Apache) são os outros personagens presentes. Esses mutantes fazem parte da equipe do futuro em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Roberto no entanto, é um personagem que estaria presente em Novos Mutantes, filme que já estava em produção na época em que a série foi lançada, este pode ter sido o motivo para a alteração de personagem.


⊗ 3. Visual diferente

Com seus poderes, Mancha Solar consegue utilizar a radiação solar absorvida para moldar seu corpo em uma forma que o permite aumentar a força, os reflexos, a velocidade, durabilidade, lançar rajadas de energia ou calor, voar além de muitas outras coisas. Sob essa forma, sua pele é coberta por uma substância preta (cor que ajuda a absorver a luz solar), com pequenos pontos de chamas. Contudo, essa aparência poderia ser outra.

Segundo rumores, Bob McLoed tinha um segundo projeto de visual para a forma energizada de Mancha Solar. Uma forma de chamas, amarelas, com detalhes laranjas se assemelhando ao fogo. Esse visual acabou não sendo utilizado no personagem, mas foi reaproveitado em outra mutante também brasileira, Amara Aquila, a Magma.


⊗ 4. Filial dos Vingadores

Na série Novos Vingadores de Johnathan Hickman, vimos alguns dos heróis e equipes mais poderosos da Terra enfrentarem seus próprios amigos. Não querendo ver seus aliados em perigo, Roberto fez algo ousado. Mancha Solar simplesmente utilizou seu vasto dinheiro para comprar a organização criminosa I.M.A.

A Ideias Mecânicas Avançadas é uma super-organização criminosa composta por brilhantes cientistas dedicados à conquista do poder e à derrubada de todos os governos através de recursos tecnológicos. Sua primeira aparição foi no quadrinho Strange Tales na edição 146 (Julho de 1966), numa história produzida por Stan Lee e Jack Kirby.

Ao comprar a I.M.A (e tomar hostilmente a liderança), Beto conseguiu utilizar a tecnologia da organização para ajudar seus amigos heróis. O nome da organização então foi alterado para Ideias Mecânicas Avante. Após o enredo das Guerras Secretas e o reinício de todo o universo, a I.M.A se transformou em uma “filial”, um braço dos Vingadores, os Vingadores da América. Roberto liderou essa equipe de heróis ajudando a trazer paz ao mundo utilizando o codinome Cidadão V.


⊗ 5. Derrotou o Sr. Fantástico

O “Criador” é a versão alternativa do Sr. Fantástico do Universo Ultimate, onde Reed Richards se tornou um vilão. Após uma sucessão de acontecimentos que incluem a destruição do mundo feita por Magneto, a rejeição de Sue Storm e o fim do Quarteto Fantástico, Reed acabou se tornando um vilão.

O Criador vai para a Terra Prime, consegue tomar controle da base da I.M.A e tenta matar cada um dos companheiros de equipe de Mancha Solar. Depois de pensar que matou Roberto, o Criador passa a fazer exigências ao Presidente dos Estados Unidos, sem saber que era Beto disfarçado. Após uma breve luta, o mutante revela que ainda tem seus poderes (mesmo após ser afetado pela Névoa Terrígena) e derrota o vilão.


⊗ 6. A namorada que se sacrificou

Os poderes de Mancha Solar se manifestaram quando ele tinha 14 anos, durante uma partida de futebol em sua escola, após ser alvo de graves ofensas e agressões racistas. O Stress causado pelos ataques fizeram com que Roberto ferisse seu agressor, causando pânico geral no local. A única pessoa que não temeu o mutante foi Juliana Sandoval, a namorada do garoto. O ódio que as pessoas têm pelos mutantes acabou causando a morte da garota.

Quando os poderes de Mancha Solar se manifestaram, o assassino de mutantes Donald Pierce ficou sabendo e enviou mercenários para matar Beto, que conseguiu fugir. Assim, os mercenários sequestraram Juliana, utilizando-a como refém para que Roberto se entregasse. O mutante então foi em resgate de sua amada, seguido por Miragem e Karma que também tentaram ajudar. Durante o confronto com os criminosos, um deles atirou em Mancha Solar, que estava enfraquecido, Juliana entrou na frente da bala tomando um tiro nas costas e morreu no local.


⊗ 7. “Sacrifício” por Juliana

Emmanuel Da Costa era o pai rico de Mancha Solar Mutante. Um empresário implacável e tirânico, especialmente com sua própria família, tanto que ele causou um desentendimento com sua esposa, o que acabou gerando seu divórcio. Sendo um bilionário, Emmanuel tinha muita influência e foi convidado por Sebastian Shaw para fazer parte do Clube do Inferno, o que ele aceitou. Como seu pai era a Torre Branca, Roberto ganhou direito de fazer parte da organização.

Eventualmente, Selene que usurpou o controle do Clube do Inferno, tentou recrutar Mancha Solar como um membro, mas o mutante recusou as diversas tentativas. No entanto, havia uma proposta que ele não poderia recusar, Selene prometeu reviver Juliana caso ele aceitasse entrar para a organização. Beto aceitou e o então Bispo Negro, Coração Negro (Blackheart) reviveu Juliana, mas não do jeito que o mutante esperava.

A alma da brasileira foi restaurada não em seu próprio corpo, mas no corpo vegetativo de uma menina em coma chamada Marissa Sebastian, que esqueceu rapidamente as memórias de Juliana. Roberto refletiu muito, pois não sabia se deveria ou não abordar seu ex-amor, mas decidiu que o melhor era nunca mais procurá-la.


⊗ 8. Já “furou o olho” do melhor amigo

A amizade entre Roberto e Sam Guthrie, o Míssil se trata de um clichê tanto na vida real, quanto na ficção. Um mais sensato e equilibrado, o outro imprudente e impulsivo. Um é um eterno brincalhão convencido, enquanto o outro é mais sério e responsável. Não é de se estranhar que esses dois se completem tanto a ponto de serem melhores amigos. No entanto, houve um período onde essa amizade ficou bastante estremecida.

Nos quadrinhos da X-Force, a equipe passou um tempo viajando pelos Estados Unidos juntos, essa viagem aproximou muito Beto de Tabitha Smith, a Boom-Boom, que na época namorava Sam. Enquanto dançavam em uma rave ao ar livre, eles deixaram seus sentimentos dominá-los e se beijaram. Eles conversaram muito sobre o que fazer sobre aquela situação, mas decidiram manter o beijo em segredo. No entanto, ao compartilharem um segundo beijo, Míssil entrou no local bem na hora e os pegou no flagra.

Sentindo-se duplamente traído, Sam deixou a equipe e voltou para os X-Men, enquanto Roberto e Tabitha mantiveram o relacionamento por algum tempo, mas a culpa gerou algumas rachaduras na relação, que eventualmente chegou ao fim. Felizmente Sam perdoou Roberto e eles continuam sendo melhores amigos. Hoje em dia, Míssil é casado com Izzy Kane, a Esmagadora, o casal tem um filho da qual Mancha Solar é padrinho.


⊗ 9. Foi embranquecido

“Whitewashing” ou “embranquecimento” é um termo utilizado para designar produções culturais que substituem pessoas ou personagens de outras etnias (negros, indigenas, asiáticos, latinos em geral, entre outras) por pessoas brancas ou mais claras. Muito se debate sobre não mudar a etnia ou orientação sexual de personagens existentes, mas sim criar novos. Há um problema no entanto, quando esses poucos personagens existentes são embranquecidos.

Como já dito anteriormente, Roberto é um mutante do Brasil, nascido no Rio de Janeiro, filho do bilionário empresário brasileiro Emmanuel Da Costa e sua esposa estadunidense Nina, uma arqueóloga. Enquanto Nina é uma mulher branca, Emmanuel é um homem negro retinto. Nas primeiras aparições de Mancha Solar nos quadrinhos, as artes de Bob McLoed mostravam o mutante com a cor de pele muito semelhante a de seu pai. Com o passar dos anos, não apenas o cabelo do mutante ficou mais liso nos quadrinhos, como em algumas HQs ele parece simplesmente um personagem branco.

Vale citar, que nas duas adaptações do personagem no cinema, ele foi interpretado por atores latinos, mas de pele clara. Esse fato incomodou muito McLoed que em sua conta no Facebook apontou o embranquecimento do personagem.


⊗ 10. Já morreu

Se há uma coisa que muitos super-heróis têm em comum, é que eles arriscam a própria vida em pról da humanidade. Visto que eles se arriscam tanto, não é de se surpreender que muitos deles acabem morrendo em missões perigosas. Mancha Solar morreu na Guerra dos Reinos tentando ajudar seus companheiros.

Após os acontecimentos da Era do X-Man onde diversos membros dos X-Men foram levados para uma realidade alternativa, Mancha Solar reaparece para ajudar Miragem e os X-Men restantes a repelir a invasão de Malekith em Midgard. Em uma manobra para permitir que Magia teletransporte a horda invasora dos inimigos para o Limbo, ele quebra um amuleto amaldiçoado que estava bloqueando os poderes dela. Ao fazer isso, o mutante é simplesmente vaporizado, juntando-se às Valquírias caídas em sua jornada para a vida após a morte.

Ele retornaria pouco tempo depois, com a Nova fase dos X-Men de Jonathan Hickman, a Dinastia X.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia todas essas informações sobre o mutante? Quais delas você não conhecia? Diga nos comentários.