FILMES

8 atores e atrizes dos filmes dos X-Men que fizeram cenas perigosas sem dublê

X-Men é uma franquia que no geral, há muito mais cenas dramáticas do que cenas de ação. O forte da franquia sempre foi os diálogos marcantes e o enredo envolvente, com os combates sendo apenas um pano de fundo. O fato dessas cenas não serem tão comuns, tornam elas tão memoráveis para a franquia, como a cena de abertura de X-Men: 2, o combate na casa da Jean em X-Men: O Confronto Final ou as cenas do Mercúrio na nova quadrilogia. Nos filmes de Hollywood, algumas cenas de ação como cenas de voo ou explosões são perigosas, por isso são realizadas por dublês profissionais. Ainda assim, há alguns atores e atrizes da franquia que fizeram suas próprias cenas de ação, e o Universo X-Men separou uma lista com 8 deles.


⊗ 1. Ray Park

O ator Ray Park, que interpretou Groxo em X-Men: O Filme, é um dublê profissional. Na verdade, sua carreira no cinema começou como dublê, visto que em Mortal Kombat: A Aniquilação ele fazia as coreografias dos personagens Liu Kang e Raiden, mas também ganhou uma aparição como Baraka. Assim, não é de se estranhar que o ator faça suas próprias cenas de ação.

Embora Groxo não tenha muito destaque, as cenas coreografadas do personagem foram realizadas por Ray, que utilizou suas habilidades enquanto artista marcial e acrobata. Isso inclui é claro, o momento em que ele é empurrado pelo vento e atingido pelo raio de Tempestade. Vale lembrar que quando ele derruba Tempestade no poço do elevador e remove o bastão da porta, ele faz um movimento acrobático com a arma, uma homenagem ao seu personagem em Star Wars: A Ameaça Fantasma, Darth Maul, onde ele mesmo fazia os combates de sabre de luz.


⊗ 2. Hugh Jackman

Hugh Jackman não é um dublê profissional, mas o esforço que ele fazia para se preparar para encarnar o mutante Wolverine era muito visível. O ator fazia sequências diárias com várias horas de academia, combinadas de desidratação intensa, para que seus músculos ficassem aparentes. Prejudicando sua saúde dessa forma, fazer algumas cenas de ação nem parece tão perigoso.

É claro que em várias cenas o ator precisava ser substituído por um dublê profissional. Ainda assim, muitas das cenas em que vemos o mutante em ação, foram feitas pelo ator. Em X-Men: O Filme, o Jackman carregava garras de metal de verdade, em uma cena de luta chegou a ferir a dublê de Mística perfurando-a no braço. Em X-Men 2, em um momento não revelado, devido a imprudência do diretor Bryan Singer, Hugh acabou se cortando. Isso porque o diretor resolveu gravar uma cena perigosa, mesmo sem a presença do coordenador dos dublês.


⊗ 3. Anna Paquin

A atriz Anna Paquin interpreta uma das mutantes mais injustiçadas da franquia, a Vampira. Levando em conta o calibre da atriz, que já venceu prêmios como o Oscar de melhor atriz coadjuvante e o Globo de Ouro de melhor atriz em série de drama, não dar destaque a mutante é um completo desperdício. Isso fica ainda mais evidente ao descobrirmos o empenho de Anna.

Como dito acima, Vampira não tem muito destaque durante a franquia, portanto, não possui muitas cenas de ação para chamar de suas. Ainda assim, em um momento particular de X-Men 2, há uma cena bastante perigosa que foi feita pela própria Anna e não por uma dublê. A cena em questão é o momento em que o Pássaro Negro é atingido por um míssil, nesse momento Vampira é sugada pelo buraco feito na nave e jogada para fora do veículo. Anna gravou essa cena presa em cabos que puxaram para fora.


⊗ 4. Halle Berry

Tempestade é uma das mutantes mais poderosas existentes no universo dos quadrinhos e também dos filmes. Assim, é natural que se espere uma mulher forte e decidida para interpretá-la. Enquanto é bastante discutível se as pessoas gostam ou não da forma que Halle Berry interpretou a personagem, o que não se pode discutir, é o empenho da atriz para interpretá-la.

Em X-Men: O Filme e X-Men 2, Tempestade não possui cenas que precisem de grande esforço no quesito ação. Contudo, isso muda em X-Men: O Confronto Final e embora Halle não esperava o que fosse acontecer, assumiu muito bem as cenas. Na cena da batalha na casa de Jean Grey, há um momento em que Ororo voa e desce girando em um tornado para atacar os adversários. Naquela cena a personagem roda 24 vezes e foi Halle quem fez essa cena presa em cabos. Ela comentou em entrevista que chegava a vomitar nas cenas em que precisava ficar presa nos cabos, tanto que carregava um balde junto com ela. Vale lembrar que em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, a atriz estava grávida, mas ainda assim fez a cena em que Tempestade voa para lançar um raio no Pássaro Negro levantado por Magneto.


⊗ 5. Alexandra Shipp

Se é necessário uma mulher forte para interpretar Tempestade, não é nenhuma surpresa termos as duas interpretes da personagem nessa lista. Isso porque além de Halle Berry, a atriz Alexandra Shipp, que interpreta a versão mais jovem da personagem na nova quadrilogia também fazia algumas das cenas de ação.

Shipp possuía uma dublê que fazia as cenas mais perigosas, ainda assim, a atriz sempre que possível também trabalhava duro. Tanto, que em entrevista, ela apontou que embora seja bastante divertido fazer as cenas de voo, há um aspecto bastante ruim. Os cabos que levantavam a Alexandra nas cenas de voo eram presos na virilha da atriz, que disse que por ficar tanto tempo suspensa, a sua região do púbis ficava completamente dormente, as vezes ela não sentia nada da cintura para baixo, porque o cinturão simplesmente parava completamente sua circulação.


⊗ 6. Josh Brolin

Josh Brolin é o ator que possivelmente conseguirá a grande façanha de interpretar dois personagens diferentes dentro do MCU. Isso porque primeiramente o ator viveu o icônico vilão Thanos na franquia Vingadores. Além disso, em Deadpool 2, ele deu vida a Cable, o viajante do tempo, que pode continuar aparecendo agora que Deadpool está no MCU. Na pele do mutante, Brolin fez algumas das suas cenas de ação onde o personagem luta de forma agressiva.

Josh apontou que a equipe de dublês de Deadpool 2 foi extremamente exigente com ele, fazendo-o trabalhar duro. Assim, ele fez suas cenas de ação e luta, chegando a postar alguns vídeos dos ensaios em sua página no Instagram. Nas cenas vemos o ator alternar entre cenas com arma de fogo e combate corpo a corpo, de forma bastante crível mesmo para um ensaio. Confira o vídeo.


⊗ 7. Olivia Munn

Há pouquissimos artistas que passaram pela franquia que foram tão dedicados quanto Olívia Munn. A atriz não apenas conhecia o material fonte, como foi ela que sugeriu a mudança no uniforme de Psylocke, tornando ele completamente fiel aos quadrinhos e uma das roupas mais bonitas da franquia. Além de tudo, ela era comprometida com as cenas de ação.

Olívia apontou que em X-Men: Apocalipse TODAS as cenas de ação de Psylocke foram feitas por ela. A atriz treinou fortemente durante a produção do longa, aprendendo Tae Kwan Do e a técnica dos dublês para ficar presa nos cabos. Durante as filmagens, Olivia constantemente postava vídeos dela praticando lutas de espadas. Infelizmente a personagem não ganhou tanto destaque quanto merecia.


8. Rochelle Okoye

Nessa lista já tivemos duas atrizes que interpretaram a personagem Tempestade no filme. Há um terceiro nome no entanto, que embora não tenha interpretado oficialmente Ororo, em alguns momentos é o corpo dela que vemos ao invés do corpo da atriz verdadeira, Alexandra Shipp.

A atriz Rochelle Okoye, que interpretou Fome, a Amazona do Apocalipse que podia lançar chamas, também é uma dublê profissional. Assim, todas as cenas mais perigosas de Tempestade que Alexandra Shipp não conseguia fazer, eram realizadas por Rochelle.

Vale lembrar também, que o ator Warren Scherer, que interpretou Peste, o Cavaleiro do Apocalipse com super força também é dublê no filme.


Chegamos ao fim dessa lista, você sabia que esses atores e atrizes foram tão comprometidos com seus papéis?