QUADRINHOS

10 coisas que você não sabia sobre a Mística

Raven Darkhölme, mais conhecida como Mística, é uma mercenária que já fez as vezes tanto de heroína quanto de vilã nas histórias dos X-Men. A mutante teve papel central em algumas fases das HQs, incluindo a icônica Dias de um Futuro Esquecido. Em setembro teremos o lançamento do novo evento dos quadrinhos dos X-Men, Inferno, onde Raven possivelmente será a vilã principal. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com 10 curiosidades sobre a mutante azul.


⊗ 1. Vilã da Capitã Marvel

Apesar de ser uma dentre os inimigos mais famosos dos X-Men, Mística apareceu pela primeira vez como inimiga de Carol Danvers, então conhecida como Miss Marvel. As duas tiveram uma rivalidade intensa desde o início, quando a personagem apareceu na edição 16 de Miss Marvel.

A série foi cancelada antes que a história fosse resolvida, mas o escritor Chris Claremont pretendia que a rivalidade fosse ligada às previsões de Sina sobre o futuro. A mutante precognitiva teria uma visão de que a Miss Marvel causaria um grande mal a Vampira, Raven então tentou evitar que isso acontecesse matando Carol. Essa rivalidade acabou gerando a já conhecida história onde Vampira drena os poderes de Miss Marvel, concluindo assim a previsão de Sina, visto que a jovem mutante sofreu por muitos anos antes de conseguir se libertar.


⊗ 2. Uma senhora centenária

Nos filmes Hank McCoy aponta que as células de Raven se auto regeneram, fazendo com que Mística envelheça muito lentamente. Isso é algo dos quadrinhos, na edição 17 da HQ solo da mutante ela diz: “Eu não nasci ontem, nem mesmo no século passado”. Além disso, as HQs mostram a personagem já adulta no início do século 20, mas sua idade real nunca foi especificada.

Devido à natureza de suas células que mudam de forma, elas não são inibidas pelos telômeros, que são uma parte essencial do envelhecimento das células humanas. Por causa disso, e da maneira como seu corpo constantemente se transforma e se adapta, ela também pode se curar muito mais rápido do que um ser humano normal. Portanto, ela mantém as vantagens físicas de uma mulher em seu auge, apesar de ter mais de um século de idade.


⊗ 3. As habilidades mutantes dela foram aprimoradas

Quando Mística foi apresentada ao universo dos quadrinhos, seus poderes tinham mais ou menos os mesmos limites da raça de metamorfos, os Skrulls. Ela podia mudar sua forma, mas sua massa deveria se manter relativamente a mesma sempre, sem que ela aumentasse ou diminuísse de tamanho ou peso. Eventualmente, ela começou a utilizar os poderes de forma mais ofensiva, fazendo crescer ossos na forma de espinhos. Ela também já imitou as asas do Anjo para voar.

Em X-Men Forever (publicado pela Panini em X-Men Extra), ela foi exposta a uma grande dose de radiação que aumentou seus poderes. Assim podendo alterar a densidade de seus átomos para encolher e se transformar em animais. Ela também é capaz de mudar seus órgãos internos de lugar, evitando feridas mortais. Posteriormente ela ganhou a habilidade de mudar seu cheiro quando muda de forma, tornando-se indetectável para os sentidos aguçados de Wolverine.


⊗ 4. Ela é Bissexual

Quando Mística surgiu nos quadrinhos, ela raramente aparecia sem sua companheira, a mutante precognitiva, Sina. A mutação de Sina permite que ela preveja eventos com antecedência, as vezes anos no futuro. As duas mulheres usaram seus poderes para manipular eventos a fim de garantir o futuro mais favorável para a espécie mutante e para elas mesmas.

O escritor Chris Claremont originalmente pretendia que o relacionamento das duas gerasse um filho. Com Mística se transformando em um homem, ou materializando o órgão sexual de um para gerar um filho com sua esposa, esse bebê seria Noturno. Dadas as diretrizes de censura da época, os editores da Marvel não gostaram da ideia, então ela foi descartada.

Ainda assim, Mística já teve casos com diversos homens nos quadrinhos, incluindo Azazel, pai de Noturno.


⊗ 5. Teve um filho com Dentes de Sabre

Antes de Noturno ou Vampira, Mística teve um filho com o vilão mutante Dente de Sabre (Victor Creed). Raven adotou a identidade de Leni Zauber, uma agente secreta da Alemanha Oriental e junto de Creed foi encarregada de assassinar um cientista. Após o sucesso da missão, os dois se envolvem em um breve romance, a mutante abandona Victor sem saber que estava grávida.

Mística então dá o filho, que nasceu humano, para adoção. Após crescer, Graydon Creed, descobrindo quem são seus pais e o abandono, é tomado por um incontrolável ódio pelos mutantes. Ele cria o grupo anti mutante, os Amigos da Humanidade, cujo objetivo era exterminar os homo superior. Graydon Creed figura a infame lista dos maiores assassinos de mutantes de toda a história, sendo responsável pela morte de 147 deles.


⊗ 6. Casamento com Charles Xavier

Após a morte do Professor X em Vingadores Vs X-Men, o escritor Brian Michael Bendis mudou o status quo entre Raven e Charles. Em uma reviravolta bizarra, o último testamento de Xavier deixa sua propriedade para sua esposa, Mística, devido a um casamento que ninguém sabia da existência.

Os X-Men ficam obviamente chocados, pois isso foi escondido deles, a exceção é Emma Frost, que teve um ataque de riso. Esse casamento nunca foi explicado, mas não durou muito. Descobriu-se que a viajante do tempo, Tempus causou alterações significativas no fluxo temporal ao evitar o nascimento de um poderoso mutante, Matthew Malloy. Um efeito colateral temporal dessa alteração, foi o fim do casamento entre Raven e Charles.


⊗ 7. Membros Extras

A habilidade de Mística de se transformar em outras pessoas permite que ela seja uma espiã perfeita. Ela usa essa capacidade para assumir a forma de pessoas importantes e ter acesso a locais aos quais ela não deveria ter. Uma coisa que é interessante nos poderes dela, no entanto, é que para mudar de forma, ela não precisa necessariamente assumir a forma de alguém que já viu.

Mística é capaz de formar membros extras, criar asas, tentáculos, aumentar sua massa muscular, e até mesmo formar um segundo rosto na parte de trás de sua cabeça para agir como um vigia. No entanto, é apontado que utilizar os poderes dessa forma demanda bastante concentração, por isso, ela não pode manter essa forma por muito tempo. Vale apontar que a mutante além dos dois rostos e 4 braços, já chegou a se transformar em uma sereia.


⊗ 8. Liderou a Força Federal

É um fato que embora Mística seja mais uma anti-heroína, ela é muito mais conhecida por seu papel de vilã. Ainda assim, a mutante também já fez suas vezes como uma heroína sancionada pelos Estados Unidos. Isso aconteceu nas HQs dos anos 80, quando ela transformou a Irmandade de Mutantes na Força Federal.

A equipe prestou serviços em troca de anistia e recrutou vários outros membros, tornando-se muito respeitada pela mídia. Um de seus maiores sucessos ocorreu quando prenderam Magneto e o levaram ao tribunal para julgamento por seus crimes contra a humanidade. A equipe também estava presente no evento “A Queda dos Mutantes”, onde se uniram aos X-Men para derrotar o vilão chamado “Adversário”.

Os membros da equipe eram: Mística, Avalanche, Blob, Comando Escarlate, Espiral, Homem de Lata, Mulher Aranha II, Muralha, Pyro, Sina e Supersabre.


⊗ 9. Fez parte da X-Factor

Pouco tempo depois da Queda dos Mutantes, houve a Saga da Ilha Muir, onde o Rei das Sombras, usando o corpo de Legião como um peão, assassinou Sina. Essa morte fez com que Mística tentasse matar Legião, o que foi uma das coisas que desencadeou uma série de eventos que terminaram na Era do Apocalipse.

Mais ou menos nesse período, Mística se aproximou do mutante inventor, Forge. Quando o mutante se juntou a segunda formação da X-Factor, equipe sancionada pelo governo que substituiu a Força Federal, Raven o acompanhou. Outro membro da equipe era o antigo amante de Mística, Dentes de Sabre. O fim desse time se deu, não ironicamente, pelo fato de Mística e Dentes de Sabre se revelarem traidores.


⊗ 10. Mente protegida

Dentro do universo da Marvel, os mutantes telepatas possivelmente figuram entre os mais perigosos inimigos para se ter. Isso porque quando um alvo é vulnerável a essa habilidade, eles podem controlar, manipular, enganar e até mesmo assassinar facilmente a pessoa. Por causa dos vastos poderes telepáticos de Xavier, os X-Men são fortemente treinados a repelir e se proteger contra telepatia. Mística também tem esse treinamento, mas mesmo que não tivesse, ela já estaria protegida.

Por causa de seus poderes, as sinapses do cérebro de Mística são mais ativas do que as de outras pessoas, o que torna a mente dela muito mais difícil de ler. A matéria cinzenta do cérebro dela está em constante mudança, assim, sua assinatura psíquica se torna difícil de atacar. Desse modo, mesmo quando a mutante se deixa ler, alguns telepatas ainda podem ter alguma dificuldade.


Chegamos ao fim desse texto, você conhecia todas essas informações sobre a personagem? O que você acha da mutante, gosta da personagem?

Fonte: ScreenRant