FILMES

As 10 melhores adaptações de personagens dos filmes

A franquia X-Men durou 20 anos no cinema, começando com X-Men: O Filme e terminando com a exibição de Novos Mutantes. Durante esse período tivemos mais de uma dúzia de filmes, com dezenas de personagens do universo mutante adaptados. Alguns deles se tratam de adaptações muito ruins, outros, no entanto, são adaptações tão boas que acabaram influenciando até mesmo os quadrinhos. Abaixo você confere uma lista com aquelas que consideramos 10 das melhores adaptações de personagens para as telonas

Vale lembrar que essa é uma lista opinativa, tendo assim a grande possibilidade de você não concordar com nossos apontamentos, por isso incentivamos o debate na área de comentários. Também é importante ressaltar, que algumas das adaptações serão apontadas como boas devido ao visual, enquanto outras serão questões sobre personalidade, influência em outras mídias e outras características.


⊗ 1. BLINK

Começando essa lista com uma personagem que os fãs não esperavam que chamasse tanta atenção. Blink é uma das personagens que sempre quando está em cena em Dias de um Futuro Esquecido, rouba a cena. A personagem é interpretada por Fan Bingbing é uma ótima adição.

O ponto forte dessa adaptação, é que diferente da maioria, Blink é bem adaptada tanto na parte visual quanto na parte de efeitos especiais. Ela foi essencial para manter os mutantes do futuro de Dias de um Futuro Esquecido vivos o suficiente para que Kitty mandasse alguém para o passado para alterar o futuro. Um grande defeito dessa adaptação, no entanto, é o fato de não ter linhas de diálogo.


⊗ 2. MÍSTICA (Rebecca Romijn)

Somente quando a Mística de Jennifer Lawrence teve todo o destaque na franquia que ficou realmente claro o quanto a Mística de Rebecca Romijn era uma boa adaptação. Não apenas por questões visuais, mas sim analisando todo o conjunto da obra dentro dos filmes.

A Mística dos filmes antigos tem um visual interessante que simula um réptil, como um camaleão que se camufla e muda de cor a depender do ambiente. Assim, as escamas apresentadas na adaptação de Bryan Singer dão um ar verossímil e realista para a personagem. Toda a maquiagem era feita com efeitos práticos, com a atriz chegando a ficar 8 horas fazendo pintura corporal para chegar no resultado correto. Além disso, o fato de Rebecca ser uma modelo de formação, faz com que a atuação dela na pele da mutante faça de Mística alguém elegante, com movimentos fluídos e sedutores.

Assim como Blink, ou talvez ainda pior nesse sentido, o defeito dessa adaptação está no fato de Mística ter poucos diálogos e ser extremamente servil aos comandos de Magneto.


⊗ 3. WOLVERINE

Dentre todos os filmes de super-heróis, pouquíssimos atores se tornaram tão marcantes na pele de um personagem quanto Hugh Jackman como Wolverine. A atuação de Hugh na franquia foi tão boa que Logan acabou se tornando o personagem de maior destaque.

Jackman como Wolverine conseguiu captar a essência do personagem, dando a ele também o carisma que sempre vimos em Logan. As cenas envolvendo violência, quando permitidas, mostraram também que o ator tinha capacidade não apenas para o drama, como também para a ação.

A qualidade de Hugh como ator fazendo o personagem foi tão boa que infelizmente isso acabou se tornando um defeito, afinal, até mesmo os fãs ficaram incomodados com o excesso de destaque. A falta de uniforme poderia ser um defeito citado, mas na verdade quase nenhum personagem utilizou uniforme na franquia.


⊗ 4. BISHOP

Assim como Blink, esse é um personagem que apareceu pouco, mas ainda assim, no pouco que apareceu se destacou. Bishop, personagem interpretado por Omar Sy trouxe tudo o que os fãs gostariam para muitos personagens dos filmes, poderes bem utilizados e elementos visuais que remetem ao visual dos quadrinhos.

Bishop Em Dias de um Futuro Esquecido tem um visual sóbrio, assim como o futuro distópico pedia, mas sua capa traz o elemento que remete o uniforme do personagem utilizado em “Bishop the Last X-Man”. A forma como seus poderes são utilizados, absorvendo tanto a energia de Mancha Solar, quanto de Tempestade e até mesmo das Sentinelas, é algo muito legal de ver. Além disso, na Edição da Vampira fica subentendido que ele é o líder daquela resistência mutante.

É uma pena que o mutante teve tão pouco tempo de tela.


⊗ 5. PROFESSOR X (Patrick Stewart)

O Professor X de Patrick Stewart não é o mais fiel do cinema, ainda assim, é difícil não lembrar do rosto dele quando falamos do personagem. A versão da primeira trilogia de Charles não é tão egocêntrica, tão irresponsável e arrogante como o Professor já foi nos quadrinhos, em compensação, traz qualidades que o fazem alguém ímpar.

Charles é inteligente e uma figura extremamente respeitada como nos quadrinhos, mas mais gentil, compreensivo e cuidadoso. Tudo isso enquanto ainda é uma pessoa falha, que tem seus erros sim, mas mesmo eles foram cometidos tentando trazer a paz para o mundo. Essas características só são tão bem ressaltadas por causa da atuação de Patrick Stewart, que traz a versão forte de Charles na primeira trilogia, mas também a versão frágil em Logan.

Nosso foco aqui é nos filmes dos X-Men, assim, não vale citar a versão do Professor X com sua cadeira amarela em Multiverso da Loucura.


⊗ 6. NOTURNO (Alan Cumming)

X-Men 2 foi lançado há quase 20 anos, mesmo assim, a cena de abertura de Noturno ainda é considerada por muitos uma das melhores cenas de ação presentes em um filme de quadrinhos. Isso porque o personagem foi tão surpreendente e surgiu com efeitos tão incríveis que até hoje são referência para os filmes.

Além disso, o visual de Noturno feito totalmente com efeitos práticos, com uma pintura azul que durava entre 4 e 5 horas para ser feita, cujo resultado final é algo extremamente bem feito. As cicatrizes angelicais marcadas no corpo do mutante, contrastando com sua aparência demoníaca foi uma ideia muito interessante. Alan Cumming se encaixou perfeitamente no personagem, além disso, os diálogos sobre religiosidade e raiva trazem bastante profundidade para o mutante.


⊗ 7. DOMINÓ

Quando saiu a notícia da escalação de Zazie Beetz como interprete da Dominó, houve muita polêmica por causa da alteração na etnia da personagem. Contudo, com o lançamento de Deadpool 2 ficou claro que não só a atriz se encaixou no papel, como se tornou uma das melhores personagens do longa.

Em questão de visual de uniforme, a personagem nos quadrinhos usa uma roupa preta comum, então não havia muito no que acertar. Mas na questão de maquiagem, a alteração da mancha no rosto da personagem para uma mancha de vitiligo, somada a uma heterocromia, é algo muito interessante. Além disso, a forma como os poderes de alteração da probabilidade foram utilizados no filme são um show a parte, combinados com a capacidade dela de combate ficaram ainda melhores. Zazie possui carisma, presença de cena e é um ótimo acréscimo para a franquia, resta saber se ela retornará nos filmes do MCU.


⊗ 8. FERA (Kelsey Grammer)

X-Men: O Confronto Final pode não ser o filme favorito dos fãs e até causar certa revolta em alguns, mas é inegável que o terceiro filme dos mutantes tem muita coisa interessante. Uma delas se trata da introdução de Hank McCoy, o Fera, interpretado pelo ator Kelsey Grammer.

A maquiagem dessa versão do personagem é extremamente bem feita, desde as cores até as próteses usadas. Além disso, o mutante traz um misto de polidez com fúria ferina que se parece muito com a versão dos quadrinhos. Por fim, Fera é um dos poucos personagens dos filmes antigos que utiliza um uniforme que realmente parece algo que os mutantes usariam nos quadrinhos.


⊗ 9. X-23

Quando Hugh Jackman anunciou sua aposentadoria como Logan, houve uma enorme comoção. Logan seria o último filme de Wolverine, que teria X-23 interpretada por Dafne Keen como sua companheira. O que grande parte das pessoas não esperavam é que Dafne se destacasse tanto como personagem, a ponto de não ser diminuída nem por Hugh Jackman e nem por Patrick Stewart.

X-23 surgiu no filme que permitiu que Wolverine fosse aquilo que ele sempre foi nos quadrinhos, assim, estar dentro de um longa para maiores de idade beneficiou muito a personagem. Laura é violenta, habilidosa, cabeça quente, não tem medo de utilizar suas garras e por isso não é nem um pouco misericordiosa. A atuação de Dafne, somada ao incrível roteiro da personagem em Logan, faz dela uma excelente adaptação.


⊗ 10. MAGNETO (Ian McKellen)

Ian McKellen pode não ser aquele Magneto raivoso, gritalhão, extremamente forte e sempre afim de dar uma demonstração de seus poderes. No entanto, com uma abordagem elegante, sarcástica e uma performance memorável, o ator conseguiu fazer com que o vilão mais icônico dos X-Men se destacasse nas telas.

O Magneto de Ian é extremamente poderoso, assim como sua contraparte das HQs, mas o que faz com que ele seja uma ótima adaptação, são os textos precisos do personagem. Magnus está sempre pronto para caçoar de seus inimigos, com seu jeito irônico de ser. Além disso, o mutante não nega uma batalha se for necessário para a mutandade se sobressair. A química que McKellen tem com Patrick Stewart faz cada uma das interações deles algo único para os filmes.


MENÇÕES HONROSAS

⊗ DEADPOOL

Deadpool entra como menção honrosa para essa lista, porque citá-lo é quase como um roubo. Afinal, mais do que uma adaptação, o personagem interpretado por Ryan Reynolds é quase como se o personagem saísse dos quadrinhos para as telonas.

O uniforme, a personalidade, as piadas, a quebra da quarta parede, tudo nessa versão do Deadpool se assemelha muito com a versão dos quadrinhos. As únicas coisas que ainda não vimos são a pansexualidade do personagem e as múltiplas personalidades que existem na mente do anti-herói.


MAGIA

Muitos fãs que sequer gostaram de Novos Mutantes consideram a adaptação da personagem Magia para Novos Mutantes “a única coisa boa do filme”. Anya Taylor-Joy conseguiu chamar toda a atenção para si interpretando a mutante Illyana Rasputin, contudo, há um aspecto que nos faz citá-la como menção honrosa ao invés de estar na lista principal.

Não há outra forma de dizer isso, no filme Magia é racista. O roteiro de Josh Boone e Knate Lee coloca a personagem como uma espécie de “Regina George” mutante, constantemente praticando injúrias raciais com Miragem e até fazendo piadas com estupro. Embora isso não sejam coisas que tirem o brilho da atuação de Anya e o visual da personagem, não é algo legal de ver em um mutante, cuja essência é lutar contra a discriminação.


MERCÚRIO E PSYLOCKE

Em X-Men Apocalipse temos 2 personagens que se certamente destacam bastante, mas não movem muito atrama. Um é Mercúrio, que não é nada fiel a sua versão dos quadrinhos, mas é uma adaptação muito querida, por ser incrivelmente carismático e poderoso. Suas cenas em câmera lenta são momentos incríveis em todos os filmes que ele participa.

A outra personagem se trata de Psylocke, que tem um dos visuais mais bonitos de toda a franquia, fiel, mas realista. Infelizmente, apesar de ter um visual lindo e habilidades incríveis, a personagem interpretada pela atriz Olívia Munn não tem muita profundidade.


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com ela? Há alguma adaptação que você acredita que seja melhor do que as citadas? Diga nos comentários.