SÉRIES

5 Coisas em que Wolverine e os X-Men é melhor que Evolution e 5 em que é pior

Wolverine e os X-Men é a animação ocidental dos mutantes menos popular. Quando perguntamos qual desenho dos X-Men o público mais gosta, a disputa certamente fica sempre entre X-Men: A Série Animada e Evolution. Contudo, isso não significa que o desenho seja ruim. Muito pelo contrário, há muitas coisas interessantes nele que as outras animações não têm. Hoje você confere uma lista com 5 coisas em que Wolverine e os X-Men é melhor e 5 coisas em que é pior que X-Men: Evolution.


⊗ 1. Melhor: Linhas do tempo alternativas

Wolverine e os X-Men se inicia com o Instituto Xavier sendo destruído por uma força desconhecida, que faz o Professor X e Jean Grey desaparecer. Esses desaparecimentos são um ponto chave para o desenvolvimento de toda a narrativa da série. Isso não apenas adiciona um mistério a trama, mas também permite que a história seja contada de uma forma que nenhuma outra adaptação animada dos X-Men fez.

Para seu desenvolvimento, animação usa um recurso clássico dos X-Men, que é mal explorado em Evolution, a viagem no tempo. Em grande parte dos episódios, o expectador tem acesso ao que aconteceu num futuro distante, que acabou causando problemas, algo que precisa de correção. Assim, em um estilo Dias de um Futuro Esquecido, a série apresenta a trama através de um elenco de mutantes no passado, que precisam evitar a extinção dos mutantes no futuro. Outra coisa interessante, é que mistérios apresentados logo nos primeiros episódios, só são revelados muito tempo depois, o que demonstra um ótimo planejamento.


⊗ 1. Pior: Wolverine Protagonista

Uma coisa que nenhum fã de X-Men pode negar, é que Wolverine é um personagem popular. Essa no entanto, é uma verdade que muitos gostariam de negar. Não pelo fato do personagem ser ruim, mas sim porque o destaque dele em todas as mídias costuma ser tão excessivo, que chega a roubar o holofote de outros personagens tão importantes quanto. Em Wolverine e os X-Men isso certamente não é diferente.

Do nome da animação a motivação de vários personagens, Wolverine é um personagem central do desenho. Não há um único episódio onde ele não apareça, algo que é o completo oposto em X-Men: Evolution. Nesta última, Wolverine é um personagem coadjuvante, que tem papéis centrais importantes, mas sem tirar o foco de nenhum outro personagem.


⊗ 2. Melhor: Personagens não explorados antes

A mitologia dos X-Men possui inúmeros personagens. Tantos, que é necessário separar as equipes em várias HQs diferentes para acomodar tantos mutantes. Com as animações, no entanto, é necessário focar nos personagens mais populares, isso faz com que muitos outros personagens legais sejam negligenciados. Wolverine e os X-Men dá destaque para alguns deles.

Na série temos não apenas a exploração de personagens já conhecidos, como o lado mais bélico de Noturno, mas o desenho introduziu personagens e elementos que nunca tinham sido adaptados antes. Isso inclui: Dominó, a Genosha de Magneto, Medula, Selene, Pó, Hellion, Tildie, Dra. Kavita Rao e as Cuckoos.


⊗ 2. Pior: Equipe principal não tão bem desenvolvida

A animação traz alguns personagens que os fãs sequer conheciam, em uma única temporada mais de duas dezenas de mutantes apareceram. Contudo, não houve tempo suficiente para explorar a equipe principal de uma forma orgânica. Wolverine é obviamente um personagem bem explorado, o mesmo pode ser dito de Emma Frost e Noturno. No entanto, Bobby, Kitty, Fera, Tempestade e Colossus ficam completamente de lado. No caso de Ciclope, a personalidade dele foi invertida com a de Logan para que o Carcaju pareça mais centrado, enquanto Scott se torna impulsivo.

Já em X-Men Evolution, não há essa questão, porque a animação já na primeira temporada possui episódios focando nos mutantes da equipe principal para apresentá-los. Essa escolha torna mais fácil o público se identificar com cada um dos personagens. A produção utilizou esse método para dar destaque inclusive a personagens coadjuvantes, como Avalanche.


⊗ 3. Melhor: Relacionamento da Casa M

X-Men: Evolution tem um grande foco no desenvolvimento entre a Feiticeira Escarlate e Magneto. A relação abusiva de Erik com Wanda é foco em alguns episódios, que mostram como Magnus foi um péssimo pai, que chegou a alterar a mente da própria filha. Em Wolverine e os X-Men, temos o foco ampliado não apenas em Wanda, como também na relação de Magneto com Mercúrio e Polaris.

Grande parte do enredo da série se dá com os feitos de Magneto para proteger a mutandade em Genosha. Contudo, Erik é o tipo de mutante cujos fins justificam os meios. Assim, a forte personalidade do mutante reverbera na relação de Wanda com Noturno, de Pietro com a Irmandade e até mesmo no futuro de Lorna. Todo o arco de Magneto com seus filhos é muito interessante.


⊗ 3. Pior: Dia a dia dos mutantes

Outra coisa que talvez seja culpa do pouco tempo de exibição da animação, é o fato de sabermos pouco sobre o dia a dia dos mutantes e da Mansão X. A história principal da foco no futuro distópico dos mutantes, enquanto na linha do tempo do presente a mansão X estava fechada, assim, não há recrutas. Sem episódios focados especificamente na equipe principal, nem recrutas brincando pela mansão, poucas coisas do dia a dia dos mutantes aparecem.

Em X-Men: Evolution por outro lado, há episódios com foco em específico em atividades corriqueiras como trabalhos de escola, cruzeiros, vigilância e rebeldia. Essa é outra forma de estabelecer um vínculo entre os personagens e o público, de forma que compreendemos melhor a personalidade de cada personagem.


⊗ 4. Melhor: Emma Frost

Para muitos fãs, Emma Frost é o ponto mais alto de toda a animação. A personalidade sarcástica, sua inteligência e maestria utilizando os poderes é algo que todo o fã da Rainha Branca quis ver adaptado. Além disso, o desenvolvimento de Emma enquanto personagem é algo que até mesmo os filmes poderiam se inspirar.

Com o decorrer do desenho nós vemos Emma passando de vilã, para X-Woman essencial com uma jornada de redenção incrível. Além disso, a relação dela com os X-Men, e principalmente com Ciclope, faz muita justiça ao que é visto nos quadrinhos. Durante os episódios a personagem utiliza seus poderes de forma completamente eficiente, tanto para batalha, quanto para defesa. É uma pena que não exista uma personagem como Emma em X-Men: Evolution.


⊗ 4. Pior: Vampira

Se de um lado Emma Frost é um acréscimo valioso, Vampira por outro lado é quase um declínio. Isso porque em grande parte da animação, o enredo da personagem é uma adaptação da vilania dela nos quadrinhos, algo que Evolution mostrou com apenas 2 episódios. É claro, no final das contas Vampira estava agindo como agente dupla, mas é frustrante ver um X-Man que não está nos X-Men. Principalmente quando ela é tão dependente do Wolverine.

Outra coisa em que X-Men: Evolution é superior, é a forma como os poderes da personagem se apresentam. Com o decorrer do desenho, vemos Vampira sugar quase todos os mutantes que apareceram. O que infelizmente não acontece em Wolverine e os X-Men com tanta frequência.


⊗ 5. Melhor: Adaptações de sagas e elementos clássicos

X-Men: Evolution é uma animação muito bem planejada, embora o seu fim tenha um gostinho de quero mais, é um final que se sustenta sem continuações. No entanto, o bom planejamento não a deixa isenta da grande falha que é não adaptar sagas clássicas dos quadrinhos.

Wolverine e os X-Men apresentou através de arcos menores, várias histórias e elementos famosos nos quadrinhos, por exemplo: o Mojoverso, Genosha, a Primeira Classe, o Rei das Sombras, a transformação do Arcanjo, Sr. Sinistro e os Carrascos, X-23 e a Arma X, Hulk vs Wolverine e até mesmo o Clube do inferno e a Fênix. Isso sem falar que o enredo principal da animação é uma adaptação de Dias de um Futuro Esquecido.


⊗ 5. Pior: Apocalipse

Se Dias de um Futuro Esquecido é o arco da primeira temporada, a Era do Apocalipse seria o arco da segunda. Isso se a animação tivesse uma segunda temporada, o que não aconteceu. Dessa forma, os fãs ficaram apenas com uma promessa do que seria Apocalipse como vilão.

X-Men: Evolution possui ao todo 52 episódios, no episódio 23 já há indícios da Saga do Apocalipse. Essa informação por si só mostra o quão bem desenvolvida é essa saga. Apocalipse manipula Mésmero, rouba poderes dos mutantes, tenta transformar o mundo todo e só sucumbe com a união de dezenas de mutantes. Todo esse enredo é construído de forma muito uniforme. Razão pela qual muitos consideram a adaptação de Apocalipse em Evolution, melhor que a versão dos quadrinhos. Infelizmente não temos a versão de Wolverine e os X-Men para comparar.


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com ela? Qual animação você prefere?