FILMES

20 ANOS DE X2: Listamos 15 curiosidades sobre o filme X-MEN 2

Essa semana X-Men 2 completou 20 anos de seu lançamento. Assim, para exaltar esse clássico, abaixo você confere 15 curiosidades e alguns dos segredos deste que é considerado por muitos fãs o melhor filme dos mutantes até então. Para alguns, inclusive, um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. Confira abaixo as curiosidades sobre o segundo filme dos mutantes.


× 1. Coincidência na abertura?

A cena de abertura do longa é um clássico atemporal. A sequência da Casa Branca é tão icônica, que mesmo após 20 anos seus efeitos especiais, coreográfia e intensidade não envelheceram mal. Não é a toa que essa é considerada uma das melhores sequências de ação de toda a franquia. Além disso, há uma coincidência interessante relacionada a ela.

A música tocada na cena de abertura do filme, quando Noturno ataca a Casa Branca, se chama ”Dies Irae”, ela é parte do Réquiem em Ré Menor de Wolfgang Amadeus Mozart. Alan Cumming, que interpreta o mutante Noturno, compartilha a data aniversário com Mozart, 27 de janeiro.


× 2. Maquiagem no Filme

Já contamos que a maquiagem de Rebecca Romijn em certos dias chegou a durar cerca de 9 horas para ser aplicada em X-Men: O Filme. Em X-Men 2, no entanto, esse tempo foi reduzido para 5 horas. Alan Cumming que sequer tinha que pintar o corpo todo também precisava enfrentar sessões de cerca de 4 a 5 horas de maquiagem para ficar com o visual de Noturno.

Ao contrário do primeiro filme, em que Rebecca Romijn usava lentes de contato, desta vez os olhos da Mística foram coloridos ​​digitalmente. Assim, não houve problemas de alergia dessa vez.


× 3. Mais em comum do que o poder

Angelina Jolie e Hugh Jackman estiveram na lista dos mais poderosos atores do mundo segundo da revista Forbes. No entanto, essa não é a única coisa em comum entre os atores.

Todos nós sabemos a dieta extremamente rígida além das várias centenas de horas de treino que Hugh Jackman precisa seguir para manter o shape do WOlverine atualmente. Lá em 2003, esse treinamento nao era tão forte assim, e naquela época, o ator se preparou para X-Men 2 com o mesmo treinador que acompanhou Jolie nas filmagens de Lara Croft: Tomb Raider.


× 4. Conversa com os pais

Normalmente, em filmes de super-heróis as cenas que mais se destacam são aquelas cenas de ação, cheias de efeitos visuais incríveis. No próprio X-Men 2 temos a cena da invasão da Casa Branca e de Tempestade criando tornados. Ainda assim, uma cena dramática se destacou e se sagrou como uma das melhores cenas do longa, a sequência onde o Homem de gelo “sai do armário” para seus pais.

“Bobby, você já tentou… Não ser um mutante?” Ian McKellen, que interpreta o Magneto, é gay assumido e trabalhou com os roteiristas para fazer a cena em que Bobby Drake (Homem de Gelo) revela a seus pais que é um mutante. A preocupação era fazer a cena se parecer com uma conversa que um jovem homossexual tem com seus pais ao “sair do armário”, visto que uma das características mais marcantes dos X-Men é a crítica contra a discriminação das minorias.


× 5. Profissionalismo faz a atriz

Vampira é uma personagem extremamente injustiçada. Dentro da franquia no cinema, esse é um dos personagens que os fãs mais sentem raiva por causa da adaptação. Principalmente por causa do calibre da atriz Anna Paquin, que é uma atriz ganhadora de Oscar e Globo de Ouro, mas que nunca foi bem aproveitada. Ainda assim, o profissionalismo da atriz se destacou.

Na cena em que os X-Men estão no jato, eles são atacados por mísseis e um deles destrói parte da nave e a Vampira é sugada para fora do jato. Inegavelmente os roteiros não favorecerem a personagem, mas ainda assim, Anna Paquin é uma atriz talentosíssima e concluiu a cena sem a necessidade de um dublê.


× 6. Cansado de levantar o braço

Outro personagem extremamente injustiçado é Ciclope. Levando em consideração a importância do personagem nos quadrinhos, a forma como o mutante é tratado nos filmes chega a ser revoltante. Inclusive, não foram apenas os fãs que ficaram incomodados com a falta de função do personagem, o próprio ator que o interpreta deu seus pitacos.

James Marsden, que interpreta Ciclope, disse em uma entrevista que a cena em que o mutante luta contra os guardas foi sugerida por ele mesmo. Isso porque ele sentia que Scott era mais do que levantar os braços e disparar laser pelos olhos, sendo um X-Man, ele sabia como lutar também.


× 7. Lady Letal

Kelly Hu, que interpreta a Lady Letal no filme, tem apenas uma linha de diálogo em todo o longa. As garras para a personagem foram coladas ao fundo das próprias unhas de Kelly, por isso ela teve que deixá-las crescer um pouco para que as garras se encaixassem de forma segura. A luta entre Wolverine e ela levou três semanas para ser concluída.

Em entrevista ao CBR, Hu comentou que o fato de Lady Letal ser alguém controlado e quase não falar, fez com que a interpretação fosse difícil. Isso porque ela precisava passar toda a sua interpretação sem usar os diálogos, apenas com os movimentos e expressões corporais. “É completamente diferente dos papéis que faço com dublagem porque ela não fala nada. Foi um grande desafio ser capaz de construir esse personagem e fazer com que ela ganhasse vida apenas fisicamente”.


× 8. O que Noturno diz na igreja?

A abertura do filme é a cena de maior destaque de Noturno, mas o personagem foi um sortudo e ao contrário de muitos outros, ele continua com algumas cenas de destaque no decorrer do longa.

Alan Cumming fala alemão fluentemente, as frases em alemão que Noturno grita para Tempestade e Jean na igreja de Boston são: “Gehen Sie raus! Ich bin ein Büttel des Teufels! Ich bin die Ausgeburt des Bösen!”. Embora o personagem seja extremamente religioso, as palavras em português surpreendentemente significam: “Saiam, sou um servo do diabo! Sou a semente do mal!” Elas fazem referência à aparência demoníaca do mutante.


× 9. Ciclope curte pop

Na cena de alívio cômico em que Wolverine rouba o carro de Scott, Pyro liga o rádio e, inesperadamente, no player automático do carro do líder dos X-Men toca a música Bye, Bye, Bye da banda pop NSYNC, grupo em que cantor Justin Timberlake estava na época.

× 10. Parede de gelo de verdade

Se lembra que o primeiro encontro entre William Stryker e Wolverine no filme é interrompido pelo Homem de Gelo? O mutante mostra uma parcela de seu poder criando uma espessa parede de gelo para que os mutantes pudessem fugir. A parede de gelo que separa Wolverine (Hugh Jackman) e Stryker (Brian Cox) foi feita com gelo de verdade e pesava mais de 1.500kg.


× 11. Fênix surgindo desde o começo

Em um diálogo com Ciclope, Jean Grey diz que seus poderes estão descontrolados desde o evento da estátua da liberdade. Na cena final de X-Men: O Filme, quando Ciclope interrompe Magneto e Wolverine destrói a máquina, em um close no rosto da mutante podemos perceber uma expressão de preocupação. Acontece que não é uma coincidência.

Naquele momento, Jean Grey percebeu que inegavelmente algo não estava certo. Esse take explica o aumento de poder da mutante entre um filme e outro, que posteriormente descobriríamos ser causado pela Fênix. Há boatos de que no final do filme, quando podemos ver a Fênix no lago, a cena inicialmente mostraria a sombra do X-Jato e não o pássaro de fogo.


× 12. O poder do Oscar

X-Men 2 é um dos filmes que possui grandes cenas envolvendo a Tempestade, ela detém o Noturno com a ajuda de Jean, cria uma grande quantidade de tornados enquanto pilota o X-Jato e ainda derrota Jason enquanto Professor-X está impossibilitado. Isso ocorreu porque o roteiro foi reescrito para dar a Halle Berry mais tempo de tela depois que ela ganhou um Oscar por A Última Ceia (2001). Isso não impediu que a atriz brigasse com o diretor certa vez.

Segundo o The Hollywood Reporter, devido ao comportamento tóxico de Singer, o elenco foi para o trailer do diretor (vestidos com seus uniformes) o confrontaram e ameaçaram abandonar o projeto se DeSanto (produtor que havia sido demitido por Singer) fosse embora. Foi quando Halle Berry disse a famosa frase para Singer: ‘Você pode beijar minha bunda negra‘.


× 13. Easter Eggs

Quando Mística invade o computador de Stryker, ela abre arquivos que fazem referência a alguns projetos mostrados nos quadrinhos (Ilha Muir, Omega Red, Widewake/Sentinelas), assim como muitos mutantes. Alguns deles são: Franklin Richards, Míssil e Escalpo (Guthrie), Samurai de Prata (Harada), Gambit (Remy), Artie (Maddicks), Homem Múltiplo (Madrox), Karma (Mahn), Mercúrio e Feiticeira Escarlate (Maximoff), Proteus (McTaggart) e por fim, Miragem (Moonstar).

× 14. Cameos

No bar, Mística se transforma em uma linda mulher com a finalidade de seduzir um guarda, a mulher loira é a própria atriz Rebecca Romijin sem maquiagem. Além disso, nesta mesma cena, na TV, podemos ver alguém dando entrevista, é o Dr. Hank McCoy , aquele que futuramente seria o mutante Fera.

Nos arquivos do Stryker, Mística encontra dados de um policial cujo o nome é “Singer. B”, este é Bryan Singer, o diretor do filme, que aliás aparece rapidamente levando o Professor X para visitar Magneto.


× 15. Wolverine Stripper?

Hugh Jackman contou que durante as filmagens de cena de flashback da Arma X, enquanto ele estava filmando a corrida (em que ele está nu), ele olhou para um canto e viu algumas mulheres que incluíam parte do elenco feminino e até mesmo a mãe de James Marsden (Ciclope), esperando por ele, assoviando e agitando notas de dólar.

Assim como em X-Men: O Filme, X-Men 2 possui uma grande quantidade de curiosidades, estas são apenas algumas que o UX selecionou. Acha que faltou alguma curiosidade que deveria estar na lista? Diga nos comentários, e fique ligado para as curiosidades dos outros filmes ainda esta semana.


Fonte: dvdsofaepipoca