20 ANOS DE X2: Listamos 15 curiosidades sobre o filme X-MEN 2
Essa semana X-Men 2 completou 20 anos de seu lançamento. Assim, para exaltar esse clássico, abaixo você confere 15 curiosidades e alguns dos segredos deste que é considerado por muitos fãs o melhor filme dos mutantes até então. Para alguns, inclusive, um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. Confira abaixo as curiosidades sobre o segundo filme dos mutantes.
× 1. Coincidência na abertura?
A cena de abertura do longa é um clássico atemporal. A sequência da Casa Branca é tão icônica, que mesmo após 20 anos seus efeitos especiais, coreográfia e intensidade não envelheceram mal. Não é a toa que essa é considerada uma das melhores sequências de ação de toda a franquia. Além disso, há uma coincidência interessante relacionada a ela.
A música tocada na cena de abertura do filme, quando Noturno ataca a Casa Branca, se chama ”Dies Irae”, ela é parte do Réquiem em Ré Menor de Wolfgang Amadeus Mozart. Alan Cumming, que interpreta o mutante Noturno, compartilha a data aniversário com Mozart, 27 de janeiro.
× 2. Maquiagem no Filme
Já contamos que a maquiagem de Rebecca Romijn em certos dias chegou a durar cerca de 9 horas para ser aplicada em X-Men: O Filme. Em X-Men 2, no entanto, esse tempo foi reduzido para 5 horas. Alan Cumming que sequer tinha que pintar o corpo todo também precisava enfrentar sessões de cerca de 4 a 5 horas de maquiagem para ficar com o visual de Noturno.
Ao contrário do primeiro filme, em que Rebecca Romijn usava lentes de contato, desta vez os olhos da Mística foram coloridos digitalmente. Assim, não houve problemas de alergia dessa vez.
× 3. Mais em comum do que o poder
Angelina Jolie e Hugh Jackman estiveram na lista dos mais poderosos atores do mundo segundo da revista Forbes. No entanto, essa não é a única coisa em comum entre os atores.
Todos nós sabemos a dieta extremamente rígida além das várias centenas de horas de treino que Hugh Jackman precisa seguir para manter o shape do WOlverine atualmente. Lá em 2003, esse treinamento nao era tão forte assim, e naquela época, o ator se preparou para X-Men 2 com o mesmo treinador que acompanhou Jolie nas filmagens de Lara Croft: Tomb Raider.
× 4. Conversa com os pais
Normalmente, em filmes de super-heróis as cenas que mais se destacam são aquelas cenas de ação, cheias de efeitos visuais incríveis. No próprio X-Men 2 temos a cena da invasão da Casa Branca e de Tempestade criando tornados. Ainda assim, uma cena dramática se destacou e se sagrou como uma das melhores cenas do longa, a sequência onde o Homem de gelo “sai do armário” para seus pais.
“Bobby, você já tentou… Não ser um mutante?” Ian McKellen, que interpreta o Magneto, é gay assumido e trabalhou com os roteiristas para fazer a cena em que Bobby Drake (Homem de Gelo) revela a seus pais que é um mutante. A preocupação era fazer a cena se parecer com uma conversa que um jovem homossexual tem com seus pais ao “sair do armário”, visto que uma das características mais marcantes dos X-Men é a crítica contra a discriminação das minorias.
× 5. Profissionalismo faz a atriz
Vampira é uma personagem extremamente injustiçada. Dentro da franquia no cinema, esse é um dos personagens que os fãs mais sentem raiva por causa da adaptação. Principalmente por causa do calibre da atriz Anna Paquin, que é uma atriz ganhadora de Oscar e Globo de Ouro, mas que nunca foi bem aproveitada. Ainda assim, o profissionalismo da atriz se destacou.
Na cena em que os X-Men estão no jato, eles são atacados por mísseis e um deles destrói parte da nave e a Vampira é sugada para fora do jato. Inegavelmente os roteiros não favorecerem a personagem, mas ainda assim, Anna Paquin é uma atriz talentosíssima e concluiu a cena sem a necessidade de um dublê.
× 6. Cansado de levantar o braço
Outro personagem extremamente injustiçado é Ciclope. Levando em consideração a importância do personagem nos quadrinhos, a forma como o mutante é tratado nos filmes chega a ser revoltante. Inclusive, não foram apenas os fãs que ficaram incomodados com a falta de função do personagem, o próprio ator que o interpreta deu seus pitacos.
James Marsden, que interpreta Ciclope, disse em uma entrevista que a cena em que o mutante luta contra os guardas foi sugerida por ele mesmo. Isso porque ele sentia que Scott era mais do que levantar os braços e disparar laser pelos olhos, sendo um X-Man, ele sabia como lutar também.
× 7. Lady Letal
Kelly Hu, que interpreta a Lady Letal no filme, tem apenas uma linha de diálogo em todo o longa. As garras para a personagem foram coladas ao fundo das próprias unhas de Kelly, por isso ela teve que deixá-las crescer um pouco para que as garras se encaixassem de forma segura. A luta entre Wolverine e ela levou três semanas para ser concluída.
Em entrevista ao CBR, Hu comentou que o fato de Lady Letal ser alguém controlado e quase não falar, fez com que a interpretação fosse difícil. Isso porque ela precisava passar toda a sua interpretação sem usar os diálogos, apenas com os movimentos e expressões corporais. “É completamente diferente dos papéis que faço com dublagem porque ela não fala nada. Foi um grande desafio ser capaz de construir esse personagem e fazer com que ela ganhasse vida apenas fisicamente”.
× 8. O que Noturno diz na igreja?
A abertura do filme é a cena de maior destaque de Noturno, mas o personagem foi um sortudo e ao contrário de muitos outros, ele continua com algumas cenas de destaque no decorrer do longa.
Alan Cumming fala alemão fluentemente, as frases em alemão que Noturno grita para Tempestade e Jean na igreja de Boston são: “Gehen Sie raus! Ich bin ein Büttel des Teufels! Ich bin die Ausgeburt des Bösen!”. Embora o personagem seja extremamente religioso, as palavras em português surpreendentemente significam: “Saiam, sou um servo do diabo! Sou a semente do mal!” Elas fazem referência à aparência demoníaca do mutante.
× 9. Ciclope curte pop
Na cena de alívio cômico em que Wolverine rouba o carro de Scott, Pyro liga o rádio e, inesperadamente, no player automático do carro do líder dos X-Men toca a música Bye, Bye, Bye da banda pop NSYNC, grupo em que cantor Justin Timberlake estava na época.
× 10. Parede de gelo de verdade
Se lembra que o primeiro encontro entre William Stryker e Wolverine no filme é interrompido pelo Homem de Gelo? O mutante mostra uma parcela de seu poder criando uma espessa parede de gelo para que os mutantes pudessem fugir. A parede de gelo que separa Wolverine (Hugh Jackman) e Stryker (Brian Cox) foi feita com gelo de verdade e pesava mais de 1.500kg.
× 11. Fênix surgindo desde o começo
Em um diálogo com Ciclope, Jean Grey diz que seus poderes estão descontrolados desde o evento da estátua da liberdade. Na cena final de X-Men: O Filme, quando Ciclope interrompe Magneto e Wolverine destrói a máquina, em um close no rosto da mutante podemos perceber uma expressão de preocupação. Acontece que não é uma coincidência.
Naquele momento, Jean Grey percebeu que inegavelmente algo não estava certo. Esse take explica o aumento de poder da mutante entre um filme e outro, que posteriormente descobriríamos ser causado pela Fênix. Há boatos de que no final do filme, quando podemos ver a Fênix no lago, a cena inicialmente mostraria a sombra do X-Jato e não o pássaro de fogo.
× 12. O poder do Oscar
X-Men 2 é um dos filmes que possui grandes cenas envolvendo a Tempestade, ela detém o Noturno com a ajuda de Jean, cria uma grande quantidade de tornados enquanto pilota o X-Jato e ainda derrota Jason enquanto Professor-X está impossibilitado. Isso ocorreu porque o roteiro foi reescrito para dar a Halle Berry mais tempo de tela depois que ela ganhou um Oscar por A Última Ceia (2001). Isso não impediu que a atriz brigasse com o diretor certa vez.
Segundo o The Hollywood Reporter, devido ao comportamento tóxico de Singer, o elenco foi para o trailer do diretor (vestidos com seus uniformes) o confrontaram e ameaçaram abandonar o projeto se DeSanto (produtor que havia sido demitido por Singer) fosse embora. Foi quando Halle Berry disse a famosa frase para Singer: ‘Você pode beijar minha bunda negra‘.
× 13. Easter Eggs
Quando Mística invade o computador de Stryker, ela abre arquivos que fazem referência a alguns projetos mostrados nos quadrinhos (Ilha Muir, Omega Red, Widewake/Sentinelas), assim como muitos mutantes. Alguns deles são: Franklin Richards, Míssil e Escalpo (Guthrie), Samurai de Prata (Harada), Gambit (Remy), Artie (Maddicks), Homem Múltiplo (Madrox), Karma (Mahn), Mercúrio e Feiticeira Escarlate (Maximoff), Proteus (McTaggart) e por fim, Miragem (Moonstar).
× 14. Cameos
No bar, Mística se transforma em uma linda mulher com a finalidade de seduzir um guarda, a mulher loira é a própria atriz Rebecca Romijin sem maquiagem. Além disso, nesta mesma cena, na TV, podemos ver alguém dando entrevista, é o Dr. Hank McCoy , aquele que futuramente seria o mutante Fera.
Nos arquivos do Stryker, Mística encontra dados de um policial cujo o nome é “Singer. B”, este é Bryan Singer, o diretor do filme, que aliás aparece rapidamente levando o Professor X para visitar Magneto.
× 15. Wolverine Stripper?
Hugh Jackman contou que durante as filmagens de cena de flashback da Arma X, enquanto ele estava filmando a corrida (em que ele está nu), ele olhou para um canto e viu algumas mulheres que incluíam parte do elenco feminino e até mesmo a mãe de James Marsden (Ciclope), esperando por ele, assoviando e agitando notas de dólar.
Assim como em X-Men: O Filme, X-Men 2 possui uma grande quantidade de curiosidades, estas são apenas algumas que o UX selecionou. Acha que faltou alguma curiosidade que deveria estar na lista? Diga nos comentários, e fique ligado para as curiosidades dos outros filmes ainda esta semana.
Fonte: dvdsofaepipoca