SÉRIES

X-MEN EVOLUTION: Por que fez tanto sucesso mesmo não sendo fiel?

O lançamento de X-Men: Evolution aconteceu há mais de 20 anos. Desde então, essa animação provoca uma gama gigantesca de reações no público. Alguns fãs amam, outros acham mediano, outros até mesmo odeiam, mas o que não se pode fazer enquanto fã de X-Men, é ficar indiferente diante da animação. Isso por ela fez um sucesso estrondoso aqui no Brasil e se tornou referência para muitos fãs, mesmo não sendo tão fiel aos quadrinhos. Mas se essa é uma animação que não é tão fiel ao material fonte, por que é que os fãs gostam tanto? Hoje o Universo X-Men falará um pouco sobre como X-Men: Evolution se tornou um marco para os fãs de X-Men do Brasil.


Buscando uma resposta curta, é possível dizer que dois elementos compõem a receita de sucesso da animação. Uma adaptação de um quadrinho popular e a exibição na hora do almoço de um programa famoso entre as crianças. Mas não é apenas isso, X-Men: Evolution é muito mais.

⊗ Desenvolvimento dos personagens

Os produtores afirmaram que no início do desenho, a Warner desejava que o foco de X-Men: Evolution fosse num público mais infantil. Visto que eles não poderiam focar em batalhas e temas mais adultos, a produção decidiu focar no desenvolvimento de todos os personagens. Assim, as duas primeiras temporadas do desenho são mais lentas; por não poderem focar em ação e histórias sombrias, os criadores focaram no desenvolvimento dos personagens.


Esse hábito certamente acabou se mostrando positivo quando a Warner liberou a utilização de histórias mais “adultas”. Dos X-Men originais aos recrutas, passando pelos acólitos de Magneto, a irmandade de Mística, os Morlocks e os vilões como Fanático, Mésmero e Apocalipse, todos possuem pelo menos um episódio onde eles são de extrema importância.

Além disso, o trabalho em desenvolver cada um dos personagens é tão minucioso, que é fácil sentir empatia e gostar de personagens que pouco aparecem. Sendo vilão, ou herói, cada mutante que deu as caras em X-Men: Evolution possui um propósito.


Respeito a essência dos X-Men

X-Men: Evolution traz personagens mais novos do que víamos nos quadrinhos, alguns com personalidades diferentes, uma formação diferente e uniformes diferentes dos vistos nas HQs . Em uma situação comum, seria possível dizer que sem os poderes e os nomes, sequer daria para perceber que se trata dos X-Men. Isso, se a essência das histórias dos mutantes não fosse tão bem representada.


X-Men se trata sim de histórias em quadrinhos sobre heróis, com super-poderes, que usam seus dons para lutar e acabar com vilões. Contudo, a essência das histórias se trata sobre a luta contra a intolerância e a discriminação, sobre batalhar por um mundo mais junto, onde o diferente não é tratado como aberração. Não a toa, desde os anos 80 os personagens Professor X e Magneto, são vistos como adaptações das figuras de Martin Luther King e Malcolm X. X-Men é sobre política, e isso não passa despercebido pelo desenho.

A prisão injusta de Spyke, a intolerância a mutandade perpetrada pelo diretor Kelly, Duncan e seus amigos; a perseguição orquestrada por Bolivar Trask, a segregação sofrida pelos Morlocks, a vergonha de Noturno de se mostrar enquanto mutante, a união em momentos difíceis, esses e muitos outros elementos ajudam a compor aquilo que é a essência das histórias dos X-Men nos quadrinhos.


Destaque para personagens femininas

Por coincidência, as personagens femininas costumam ter os poderes que são mais populares entre os fãs, assim, é esperado em qualquer mídia que adapte os X-Men, que elas sejam bem retratadas. Embora o mesmo não possa ser dito de Jean Grey em X-Men: A Série Animada; Tempestade e Vampira são duas das personagens mais queridas do público. X-Men: Evolution fez o mesmo que a série dos anos 90 fez com Vampira e Tempestade, além de dar destaque a muitas outras personagens femininas.


Kitty Pryde, Wanda, Mística, Magma, Dinamite, Miragem, todas elas tem episódios focados em suas personalidades e poderes. No caso de Jean Grey, embora as pessoas brinquem com o meme “Scott, me ajuda” por iniciar sua jornada como alguém com poderes fracos, com o decorrer da animação, ela mostra seu verdadeiro potencial e se torna uma dentre os X-Men mais poderosos, isso sem a utilização da Fênix. Vampira é outro destaque por se mostrar uma personagem interessante, mesmo sem a utilização dos poderes da Miss Marvel.

É sempre bom ver mídias que não tratam as mulheres como a dama que precisa ser resgatada, no caso das X-Women, sendo heroínas, tratá-las dessa forma seria um erro imperdoável.


Enredos bem desenvolvidos

O desenho possui alguns episódios procedimentais (casos da semana) e que não acrescentam muito no enredo, como no caso do episódio focado em Legião. Porém, a maioria dos episódios quando não são totalmente focados na história, trazem elementos de desenvolvimento que serão utilizados no futuro.

Personagens como Misty (Mística transformada em uma estudante para enganar Vampira), apresentada no início da segunda temporada, só é desmascarada na terceira. As ações de Mésmero para libertar Apocalipse duram praticamente duas temporadas inteiras. Dorian, o Sanguessuga, é apresentado no meio da quarta temporada, mas seus poderes só vão se mostrar realmente necessários no último episódio.

Todo esse desenvolvimento faz do desenho algo muito interessante de se acompanhar, os fãs podem assistir aos mutantes amadurecendo, se compreendendo enquanto seres humanos, se tornando mais fortes e derrotando uma ameaça gigante.


⊗ A Saga do Apocalipse

Um dos defeitos de X-Men: Evolution, é que o desenho não adaptou nenhuma saga clássica dos quadrinhos, mesmo que de forma infiel. Em compensação, a animação apresentou um dos vilões mais clássicos dos mutantes de uma forma tão bem feita, que muitos leitores chegam a acreditar que a aparição do vilão é melhor na série do que nas HQs.


A Saga do Apocalipse em X-Men: Evolution tem um desenvolvimento tão bom , que os primeiros passos que levariam ao confronto com o vilão no episódio 52 na quarta temporada, têm sua introdução no episódio 23, ainda na segunda temporada. Mesmero inicia os planos de Apocalipse controlando mutantes para libertarem as chaves que prendiam o vilão ancestral, depois disso manipula Magneto para destruir um dos guardiões que impediam Apocalipse de acordar, faz com que Vampira roube os poderes de diversos mutantes, e só aí que o mutante egípcio retorna mais poderoso do que nunca.

Se fosse em um universo cinematográfico, é bem provável que precisaria de um crossover para contar essa história . Isso porque dezenas de mutantes se reúnem para derrotar Apocalipse e seus 4 cavaleiros. Além disso, é com os poderes de Sanguessuga, que apareceu pela primeira vez no episódio 48, que Vampira consegue colocar En Sabah Nur em seu estado de hibernação. Tudo isso, para no final vermos um flash do que poderia acontecer no futuro com a Saga da Fênix, Novos Mutantes e muito mais.


⊗ A dublagem

Quando se trata de séries, filmes e desenhos, uma dublagem ruim pode estragar completamente a experiência do público. Um exemplo claro disso se trata do desenho Wolverine e os X-Men, cuja dublagem ruim afastou muitas pessoas da animação. Felizmente com X-Men: Evolution temos o completo oposto, a dublagem brasileira rivaliza com as vozes originais e em alguns personagens chega a superar.


A dublagem foi feita pelo estúdio Wan Marcher no Rio de Janeiro, com direção de Leonardo José e Sheila Dorfman. Icones da dublagem como Hermes Baroli (Seya de Pégaso), Alexandre Moreno (Adam Sandler), Iara Riça (Arlequina), Guilherme Briggs (Superman) e Fernanda Fernandes (Viuva Negra) fazem parte do grande elenco de dublagem do desenho. A dublagem é tão marcante, que acabou deixando memes que o Universo X-Men utiliza muito em seu conteúdo de comédia, como o clássico: “Scott me ajuda”. Além disso, também fornece momentos épicos como Tempestade gritando “Deixa ele em paz!” ou a voz profunda de Magneto falando o nome de Wanda.

Infelizmente, Ana Lúcia Menezes que dublou as personagens Lupina e Miragem faleceu devido a complicações por causa de um AVC. Exatamente uma semana depois, a dubladora de Jean Grey, Iara Riça que estava em coma devido a um aneurisma, acabou não resistindo e também faleceu. O Universo X-Men reserva esse espaço para dedicar uma homenagem a incrível dublagem brasileira. No entanto, principalmente a essas duas profissionais sensacionais da dublagem que marcaram a infância de muitos brasileiros.


X-Men: Evolution é sim uma animação com defeitos, não é o mais fiel dentre os desenhos dos X-Men e possui o apelo da nostalgia por parte dos fãs. Ainda assim, fica provado com os argumentos acima, que a qualidade imensa do desenho é o principal fator para os fãs amarem tanto.