SÉRIES

10 Coisas que você não sabia sobre a animação Wolverine e os X-Men

Wolverine e os X-Men pode não ser a animação dos mutantes mais popular, ainda assim, com apenas uma temporada esse desenho conseguiu reunir muitas coisas boas dos quadrinhos. Há quem diga que entre as 3 séries animadas mais populares, essa é a que tem o melhor equilíbrio entre fidelidade ao material original e bom desenvolvimento. Em homenagem a esse ótimo desenho, hoje trazemos 10 coisas que você pode não saber sobre Wolverine e os X-Men.


⊗ 1. O casal Noturno e Wanda

O romance de Kurt Wagner, também conhecido como Noturno, e Wanda Maximoff, também conhecida como Feiticeira Escarlate, parece esquisita a principio, mas não é estranha aos leitores dos quadrinhos. Isso porque a relação deles é uma referência ao fato do casal ter uma filha em uma realidade alternativa.

Talia Josrphine “TJ” Wagner ou Nocturna, é a filha da Feiticeira Escarlate e Noturno. uma mutante com o poder de possuir o corpo de outra pessoa por 12 horas, soltar projéteis de energia pelas mãos além de ter um certo grau de telepatia latente. Ela já participou da equipe “Exilados”.


⊗ 2. Referência ao Homem de Ferro

No início do episódio 12 “Força Excessiva”, Scott está preocupado e querendo informações sobre o paradeiro de Jean. Ao caminhar pela rua ele encontra com Arpão, que ao vê-lo, inicia uma fuga sem maiores explicações. Ciclope assume que a fuga é porque o vilão sabe ou tem informações de onde Jean está, por isso o captura e o leva para o Instituto.

Quando Scott entra em um dos quartos, Kitty e Bobby estão no local relaxando no tempo livre deles. Enquanto Lince Negra lê um livro, o Homem de Gelo está jogando o jogo de videogame do Homem de Ferro, “Iron Man” lançado em 2008 para várias plataformas como Playstation 3, Xbox-360, Wii e Pc.


⊗ 3. Inspiração no design

X-Men: A Série Animada tem seus traços completamente inspirados nos desenhos de Jim Lee. X-Men: Evolution em alguns aspectos utilizou a sobriedade dos filmes para o visual de alguns personagens. Wolverine e os X-Men também tem inspiração em outras obras dos mutantes.

Além de algumas coisas inspiradas nos filmes, como a relação de Logan e Vampira, os desenhos dos personagens e seus uniformes foram baseados nos quadrinhos dos Surpreendentes X-Men. A formação da equipe e a relação de Scott com Emma Frost também foi baseada nessa fase escrita por Joss Whedon.


⊗ 4. O Combatente Noturno

Cada uma das animações dos X-Men abordaram um aspecto da personalidade de Kurt Wagner. Em X-Men: A Série Animada temos o religioso pacifista, em X-Men: Evolution vemos o mutante brincalhão. Assim, Wolverine e os X-Men é a primeira vez que temos a personalidade bélica de Noturno aparecendo.

Isso porque essa é a primeira e única versão de Noturno em uma animação dos mutantes onde vemos Kurt Wagner empunhar espadas para combater os inimigos. Nos quadrinhos, o mutante azul é um excelente espadachim, o combate utilizando duas espadas é uma marca do personagem.


⊗ 5. Psylocke

Nos quadrinhos, Psylocke é originalmente uma garota britânica caucasiana de cabelos roxos (tingidos) chamada Elizabeth Braddock. Eventualmente ela troca de corpo com uma mutante japonesa chamada Kwannon, que era conhecida como Revanche, mas atualmente é a nova Psylocke.

Ao invés dessa situação confusa com a troca de corpos, Psylocke é retratada em Wolverine e os X-Men como uma mutante inglesa com traços asiáticos.


⊗ 6. Forge

Originalmente Forge é um mutante nativo americano bastante corajoso e com forte talento para liderança, isso por causa de sua experiência como um veterano de guerra. Sua habilidade mutante é seu intelecto de gênio para dominar qualquer tipo de máquina, um talento intuitivo sobre-humano para inventar dispositivos mecânicos.

Nesta série, ele é um dos personagens que foram mais descaracterizados em comparação aos quadrinhos. Ele é retratado como um homem caucasiano, covarde e sem aptidão pra combate. Há poucos personagens indígenas de destaque nos X-Men, é bastante triste quando transformam um dos poucos existentes em alguém completamente diferente.


⊗ 7. Gambit maldoso

Remy LeBeau, também conhecido como Gambit é um mutante que foi treinado para ser o líder da Guilda dos Ladrões. Ele possui a habilidade de carregar energia cinética em objetos, podendo fazê-los dissolver, romper, se tornarem cortantes ou explodir. Seu histórico com ladrões faz dele em muitas histórias um anti-herói.

Esta é a única adaptação de Gambit para um desenho onde ele é verdadeiramente um vilão. Isso porque ele não escolheu nem o lado dos X-Men, nem de Magneto, traindo a todos os mutantes para seu próprio ganho. Essa também é a única versão do personagem que não interage com Vampira.


⊗ 8. Os poderes de Pyro e Boom Boom

No primeiro episódio do desenho, quando Wolverine e Fera resgatam diversos mutantes que foram capturados pela divisão anti-mutante, Pyro inicia um incêndio no local para eles fugirem. Para isso, ele pede para que Boom Boom utilize sua habilidade mutante para que ele possa controlar as bombas dela, visto que ele pode controlar o fogo, mas não produzi-lo. Em alguns aspectos isso pode ser considerado um erro.

Nos quadrinhos, Tabitha Smith, também chamada de Dinamite pode criar bolas de plasma, que ela chama de “bombas-relógio”. Essas bombas explodem com força cinética. Acontece que Pyro pode controlar apenas chamas, se os projéteis de Boom Boom são feitos de plasma, ele não deveria poder controlá-los, pelo menos não antes de explodirem.


⊗ 9. X-Men do futuro são ex-vilões

Wolverine e os X-Men se passa em duas linhas do tempo; na do presente os heróis precisam lidar com os acontecimentos causados pela Fênix e pela divisão anti-mutantes. No futuro, eles precisam lidar com as consequências de decisões erradas tomadas no passado que tornaram a realidade um caos. Assim, a escolha dos mutantes que integram os X-Men do futuro é bastante interessante.

A maioria dos X-Men do Futuro Distópico são ex-vilões no desenho ou em algum dos quadrinhos. Dominó era membro da Irmandade, Medula e Cólera/Frenético são Morlocks, Kamal El Aloui e Polaris são Acólitos, Vanisher é um vilão tradicional dos quadrinhos, Jullian Keller era o líder dos Satânicos e Bishop foi vilão na Guerra Messiânica.


⊗ 10. Massacre de Mutantes

Também no episódio 12, Força Excessiva, há uma cena onde Vertigo e Arrasa Quarteirão estão perseguindo Cólera/Frenético a mando do Sr. Sinistro. Ciclope acaba interrompendo esse ataque, pois quer que um dos Carrascos diga onde Sinistro está. Essa cena é uma referência direta a um evento muito importante dos quadrinhos.

Durante a saga “Massacre de Mutantes”, os Carrascos invadem o túnel dos Morlocks a mando do Sr. Sinistro e iniciam um extermínio matando todos os mutantes que encontram pela frente. Arco Voltaico, Arrasa Quarteirão, Vertigo e Arpão, mutantes presentes no desenho, são alguns dos Carrascos que causaram o massacre nos quadrinhos.


Chegamos ao fim dessa lista, você conhecia todas essas curiosidades? Quais delas você não conhecia?

Fonte: IMDB