FILMES

10 Cenas dos filmes dos X-Men que os fãs preferiam esquecer

Com 14 filmes lançados, a franquia X-Men nas mãos da 20th Century Fox durou 20 anos. Com um número tão grande de filmes, é fácil dizer que certamente existem inúmeras cenas icônicas que jamais sairão do imaginário popular. Contudo, nem só de flores viveu essa saga. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com 10 cenas dos filmes dos X-Men que por algum motivo em específico, alguns fãs preferem esquecer.


E sempre bom ressaltar que essa é uma lista opinativa. Há a possibilidade de que você discorde da nossa opinião e é justamente por isso que incentivamos o debate na área dos comentários. Também vale lembrar, que essa lista não é um ranking, os nomes nela não estão em ordem do pior para o melhor, mas sim em ordem aleatória.

⊗ 1. Emma Frost servindo de empregada para Sebastian Shaw

Nos quadrinhos, a preocupação da telepata com sua aparência é tão grande, que em dado momento, ao não ter tempo suficiente para se vestir corretamente, ela passa a projetar na mente das pessoas uma imagem de como gostaria que elas a vissem vestida, deslumbrante é claro. Acontece, que a beleza de Emma não a coloca numa posição inferior, ela não segue o estereótipo de loira burra, muito pelo contrário, é extremamente inteligente, uma exímia mulher de negócios.

Em X-Men: Primeira Classe, Emma Frost, a Rainha Branca do Clube do Inferno é tratada como uma empregada. A cena em que Sebastian Shaw manda a mutante ir buscar gelo é simplesmente deplorável levando em conta tudo o que esperamos da personagem. Além disso, como já mencionado, grande parte das linhas de diálogo da telepata são apenas complementos dos diálogos de Sebastian, o que faz com que Emma não pareça independente. 


⊗ 2. Tempestade idolatrando Mística – X-Men: Apocalipse

Esse é um assunto complexo dentro da comunidade de fãs de X-Men. A grande maioria não ficou muito contente com o destaque que a Mística de Jennifer Lawrence recebeu em comparação a outros personagens, mas mais do que isso, o rumo que a história de Raven tomou. Por isso, é bastante incômodo para os fãs verem uma personagem como Tempestade, mostrada nos quadrinhos como uma deusa, imponente, poderosa e admirável, se rebaixando ao papel de fã da Mística.

Após ser salva por Apocalipse, Tempestade leva o vilão até o seu esconderijo. Lá, o mutante ancestral avista um poster da Mística preso na parede e quando Ororo percebe a atenção do visitante, diz: “Grande lutadora, ela é minha heroína. Eu quero ser igual a ela”. Certamente esperamos que esse papelão não se repita em filmes futuros.

Infelizmente, não encontramos a cena original no youtube. A cena colocada aqui, se trata de uma versão paródia, mas que dá para ter uma ideia do que é criticado.


⊗ 3 Vampira tomando a cura – X-Men: O Confronto Final

Poucos personagens dentro dessa franquia foram tão injustiçados quanto a personagem interpretada por Anna Paquin. Em X-Men: O Filme, a personagem era apenas uma adolescente, em X-Men 2, Vampira ainda não era uma X-Woman. Sendo assim, era em X-Men: O Confronto Final que o destaque e as cenas de ação deveriam vir para a personagem, mas foi o completo oposto.

No terceiro filme dos mutantes não apenas a personagem ficou de fora da batalha final, como descobrimos que ela tomou a cura mutante. Ela desistiu de toda sua essência apenas para poder ter um namorado. Se levarmos em conta o fato de que Bobby sequer tentou salvá-la do sequestro em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido antes de Kitty se ferir, dá pra dizer que ela abandonou os poderes por um péssimo namorado.

A cena no vídeo acima é a versão deletada, onde Vampira escolhe não tomar a cura. Sim, eles filmaram a versão menos pior, mas escolheram a versão ruim, rs.


⊗ 4. Wolverine Vs. Blob – X-Men Origens: Wolverine

Se fossemos perguntar, é possível que grande parte ou até mesmo a maioria dos fãs diriam que o melhor mesmo era apagar o filme inteiro. Não apenas os fãs, a cena pós créditos de Deadpool 2 mostra que o próprio Ryan Reynolds quis que isso acontecesse. Mas para sermos sinceros, o filme possui algumas boas cenas, infelizmente não essa do título.

Nessa cena, nós temos Wolverine reencontrando Fred Dukes, depois de muito tempo. A questão, é que Fred está completamente diferente do que estava quando Logan o conheceu na Arma X, o mutante loiro engordou centenas de quilos. Embora nos quadrinhos ele já surja gordo, esse não é o problema, mas sim o fato de que a maquiagem é completamente ridícula. O ator Kevin Durand é alguém magro, portanto, a maquiagem que é colocada nele não é crível, o diretor ainda deu um tom cômico para a cena que faz ela parecer uma paródia mal feita.


⊗ 5. Tempestade e o gelo para CiclopeX-Men: Fênix Negra

Infelizmente Tempestade aparece duas vezes nessa lista que não é nada honrosa. Se em X-Men: Apocalipse ela é rebaixada para fã, nessa os poderes da mutante são utilizados de uma forma bastante vergonhosa. O papel de funcionária de Scott Summers.

Durante a festa dos mutantes no Instituto Xavier, Ciclope simplesmente dá o copo para que Ororo use seus poderes para encher de gelo. Em outras circunstâncias, com uma Tempestade bem desenvolvida, com a relação de Scott e Ororo bem trabalhada, com a mutante tendo um bom destaque, boas cenas de ação e diálogos, isso poderia ter sido uma cena comum. Infelizmente, a Tempestade de Alexandra Shipp não tem nada disso, gastar um momento de tela dela com uma coisa dessas soa quase como um insulto.


⊗ 6. Bobby e Kitty patinandoX-Men: O Confronto Final

O que é pior do que um romance que não agrega nada em um filme? Com toda a certeza é transformar esse romance focado em duas pessoas, em um triângulo amoroso. Infelizmente é isso o que acontece com Vampira, Homem de Gelo e Lince Negra em X-Men: O Confronto Final. Para coroar isso, temos a cena de patinação no gelo entre Bobby e Kitty.

O problema dessa cena não é técnico, ou questão de atuação ou de química. Shawn Ashmore e Eliot Page funcionam bem em cena, e em outras circunstâncias seria um casal até bonito. A questão, é que esse momento tem apenas uma única função no filme, fazer Vampira (que assiste tudo pela janela) ficar com ciumes o suficiente para tomar a cura. Tanto é, que há uma versão deletada dessa cena, que Bobby e Kitty se beijam. Esse triângulo amoroso infelizmente não contribuiu nada para a trama, nem para o desenvolvimento dos personagens.


⊗ 7. A aparição e morte de Psylocke – X-Men: O Confronto Final

Quando os fãs viram o primeiro teaser de X-Men: Apocalipse, que mostrava a Psylocke de Olivia Munn em ação, é fácil dizer que muitos se convenceram de que o filme seria excelente. Infelizmente, o filme não foi como o esperado, mas, Independentemente do resultado, é possível dizer que a adaptação dessa versão da Psylocke é bastante interessante. Infelizmente, não dá para dizer o mesmo da personagem mostrada em X-Men: O Confronto Final.

A personagem interpretada por Mei Melançon é tão mal adaptada, que grande parte dos fãs sequer sabiam que ela interpreta Psylocke. Isso é extremamente surpreendente, pois a personagem é interpretada por uma atriz asiática, tem o cabelo pintado de roxo, tem a aurora rubra no rosto e viaja pelas sombras, quatro características importantes da mutante nos quadrinhos. Ainda assim, a falta de diálogo, destaque e personalidade faz com que os fãs queiram esquecer essa versão apresentada.

Ao todo, a personagem tem apenas 30 segundos de tempo em tela.


⊗ 8. Emma Frost, Azazel, Angel e Banshee mortosX-Men: Dias de um Futuro Esquecido

X-Men: Primeira Classe é um filme que trouxe muitos problemas de cronologia para a franquia. Por outro lado, é um filme de extrema qualidade, que trouxe personagens muito interessantes e reestruturou a franquia após dois fracassos. Seria uma pena se 4 desses personagens fossem mortos em apenas um diálogo. Infelizmente é justamente o que acontece.

Discutindo com o Professor X, que aponta ter sido abandonado por Erik, Magneto revela que foi Charles quem abandonou a mutandade.


Angel, Azazel, Emma, Banshee. Mutantes, irmãos e irmãs, todos mortos. Incontáveis outros, como experimentos, massacrados… Você abandonou todos nós. ”

Essa é uma cena excelente, James McAvoy e Michael Fassbender mostram todas as mágoas que os personagens carregam. Contudo, matar personagens tão importantes com apenas um diálogo chega a ser desrespeitoso. Principalmente Emma Frost, uma personagem que poderia desempenhar um papel muito importante em Fênix Negra.


⊗ 9. A Morte de Ciclope – X-Men: O Confronto Final

A Fênix interpretada por Famke Janssen no terceiro filme dos mutantes teve várias cenas incríveis, uma delas figurando na nossa lista com as 10 melhores cenas da franquia. Há uma cena dela no entanto, que é tão sem fundamento, que seria melhor que não existisse.

O problema com essa cena não é a Fênix matar Ciclope, mas sim a falta de explicações. As outras mortes causadas pela personalidade maligna de Jean só aconteceram quando a mutante se sentiu pressionada ou atacada. Com Scott por outro lado, isso não acontece. Jean é dominada pela Fênix que mata Ciclope sem explicação nenhuma e os fãs sequer tem direito de ver o que aconteceu.

É sabido que as coisas aconteceram dessa forma, porque o ator James Marsden tinha conflitos de agenda e precisou sair da produção mais cedo.


⊗ 10. O Deadpool – X-Men Origens: Wolverine

Se por um lado a franquia X-Men tem algumas adaptações bastante interessantes no quesito visual como Noturno, Mística e Psylocke, por outro há várias decisões questionáveis. O Deadpool apresentado em X-Men Origens: Wolverine certamente é uma das mais questionável dentre todas elas.

Pegue um personagem cujo apelido é Mercenário Tagarela, costure sua boca, dê a ele poderes que ele não tem nos quadrinhos, coloque em seu rosto cicatrizes que simulem as manchas negras de sua máscara, coloque garras do Wolverine do tamanho de Katanas em suas mãos e deixe em seu corpo marcas completamente sem sentido. Assim surge Deadpool no filme para lutar contra Wolverine. Felizmente, em Deadpool 2, Wade vai pessoalmente até o set de filmagens matar essa versão do personagem.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com ela? Diga quais outras cenas você preferia que não existissem.